Promessas de Consolo e Glória (João 14:1-31)

Compartilhe:

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

4 Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

22 Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?

23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

25 Tenho-vos dito isto, estando convosco.

26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.

29 Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

30 Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;

31 Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

João

A Preparação do Lar Eterno (João 14:2-3)

Jesus tranquiliza os discípulos, prometendo preparar um lugar para eles na casa do Pai. Ele enfatiza que esse lar possui muitas moradas, indicando um amplo espaço onde todos terão um lugar. A preparação deste lar é uma prova do amor e cuidado de Jesus por seus seguidores. Ele deseja que estejam com ele, onde ele está.

O Caminho para o Pai (João 14:6)

Jesus proclama ser o caminho exclusivo para o Pai. Ele é a verdade, representando a revelação completa de Deus, e a vida, oferecendo salvação e vida eterna. Ninguém pode chegar ao Pai senão por meio de Jesus. Ele serve como mediador entre a humanidade e Deus, tornando possível o relacionamento e a comunhão.

A Habitação do Espírito Santo (João 14:16-17)

Jesus promete enviar o Espírito Santo como um Consolador para os discípulos. O Espírito Santo habita com eles, fornecendo orientação, ensino e lembranças da Palavra de Deus. Ele é um selo de propriedade, garantindo a herança eterna dos crentes. A presença do Espírito Santo é um testemunho do amor e proteção de Deus, mesmo nos momentos de dificuldade.

A Paz e Conforto em meio ao Sofrimento (João 14:27)

Jesus oferece paz e conforto aos seus seguidores, apesar das tempestades da vida. Ele não dá uma paz como o mundo dá, que é transitória e superficial. Sua paz é uma paz interior, derivada da confiança em Deus e na vitória sobre o pecado e a morte. Jesus exorta os discípulos a não se preocuparem ou temerem, pois ele os ama e está sempre com eles.## Não se Turbe o Vosso Coração (João 14:1-4)

Jesus inicia este discurso consolador assegurando aos Seus discípulos que eles não deveriam ficar ansiosos ou preocupados. Ele os exorta a crerem nEle, assim como creem em Deus. Ele promete que há muitas “moradas” na casa do Pai e que irá preparar um lugar para eles. Quando Ele retornar, Ele os levará com Ele para que possam estar onde Ele está.

Eu Sou o Caminho (João 14:5-7)

Quando Tomé expressa confusão sobre o destino de Jesus, Jesus afirma com clareza que Ele é “o caminho, a verdade e a vida”. Ele é o único caminho para o Pai, e conhecer Jesus é conhecer o Pai.

O Espírito Santo (João 14:15-18)

Jesus promete enviar o Espírito Santo, o “Consolador”, que ficará com os discípulos para sempre. O Espírito Santo ensinará e lembrará tudo o que Jesus disse. Ele não os deixará órfãos, mas retornará para eles.

A Paz de Deus (João 14:27)

Jesus deixa aos Seus discípulos Sua paz, não como o mundo a dá, mas uma paz verdadeira e duradoura. Ele os encoraja a não ficarem perturbados ou com medo, pois Ele os ama e está com eles.## Não se Turbe o Vosso Coração (João 14:1-4)

Jesus inicia seu discurso aos discípulos com palavras reconfortantes, incentivando-os a depositar sua confiança nele e em Deus. Ele afirma que há muitas moradas na casa do Pai e que irá preparar um lugar para eles. Jesus promete que voltará para levá-los para estar com ele, para que estejam onde quer que ele esteja.

O Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:5-7)

Tomé questiona Jesus sobre o caminho e o destino. Jesus responde declarando que ele mesmo é “o caminho, a verdade e a vida”. Ele enfatiza que ninguém vem ao Pai a não ser por meio dele e que conhecer Jesus é conhecer o Pai.

O Espírito da Verdade (João 14:15-21)

Jesus promete enviar o Espírito da Verdade, que guiará e ensinará os discípulos. Ele enfatiza que ama o Pai e obedece aos seus mandamentos, e garante que aqueles que também o amam experimentarão seu amor e comunhão.

Paz e Conforto (João 14:25-27)

Jesus deixa uma mensagem de paz para seus discípulos. Ele lhes dá sua própria paz, uma paz diferente da que o mundo oferece. Ele os exorta a não se perturbarem ou temerem, pois ele não os deixará órfãos.

Curso de Psicanálise Clínica
Formação Completa em 70 Terapias

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba as atualizações

Leia mais:

Como Descobrir Numero Cartao Sus

Como Descobrir Número do Cartão SUS O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das principais ações da saúde pública no Brasil, garantindo atendimento médico

Como Descobrir Nome De Fonte

Como Descobrir Nome de Fonte Introdução Ao trabalhar com projetos gráficos e digitais, é comum encontrar fontes que já foram utilizadas em trabalhos alheios. Nesse