26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
Ezequiel
O Coração Transformado (Ezequiel 36:26)
“E dar-vos-ei um coração novo…”
O coração de pedra, insensível e rebelde do homem é substituído por um novo, vivo e receptivo. Este coração é capaz de amar a Deus de todo o coração (Mateus 22:37) e de obedecê-Lo com alegria (João 14:15).
“…e porei dentro de vós um espírito novo…”
O “espírito novo” é o Espírito Santo, que habita no crente e o capacita a viver uma vida nova e santa. Ele guia, aconselha e fortalece o crente em sua jornada de fé (Romanos 8:9-11).
O Espírito Santificador (Ezequiel 36:27)
“E porei dentro de vós o meu Espírito…”
O Espírito Santo é o agente da santificação, que separa o crente do pecado e o torna santo. Ele transforma o caráter do crente, tornando-o mais semelhante a Cristo (2 Coríntios 3:18).
“…e farei que andeis nos meus estatutos…”
O Espírito Santo guia o crente na vontade de Deus, capacitando-o a viver em harmonia com Seus mandamentos. A obediência aos estatutos divinos é uma expressão de gratidão pelo novo coração e espírito.## Um Coração Novo e um Espírito Novo (Ezequiel 36:26)
- Versículo: “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.“
Este versículo fala de uma transformação radical que Deus opera em Seu povo. Ele remove seu “coração de pedra”, símbolo de dureza e rebelião, e o substitui por um “coração de carne”, sensível e receptivo à Sua vontade. Juntamente com isso, Ele infunde neles um “espírito novo”, que os capacita a entender e seguir Seus mandamentos.
O Espírito de Deus (Ezequiel 36:27)
- Versículo: “E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.“
Além de renovar seus corações e espíritos, Deus concede Seu Espírito Santo a Seu povo. Este Espírito habita dentro deles, guiando-os em retidão, capacitando-os a obedecer Seus comandos e a viver em harmonia com Sua vontade. Por meio do Espírito, eles são transformados em pessoas novas, aptas a viver uma vida que agrada a Deus.## Um Coração Novo e um Espírito Novo (Ezequiel 36:26)
No versículo 26, Deus promete dar ao seu povo um novo coração e um novo espírito. Um coração novo representa uma mudança interior, uma transformação no próprio ser. Um espírito novo é o Espírito Santo, que vem habitar dentro dos crentes, guiando-os e capacitando-os.
Tirando o Coração de Pedra (Ezequiel 36:26)
O “coração de pedra” simboliza a insensibilidade e dureza do coração humano. Deus promete remover este coração de pedra e dar ao seu povo um coração de carne. Um coração de carne é sensível, aberto e receptivo à vontade de Deus.
O Espírito de Deus Dentro (Ezequiel 36:27)
No versículo 27, Deus promete colocar o seu Espírito dentro de seu povo. O Espírito Santo é o representante pessoal de Deus que reside nos crentes. Ele os capacita a viver de acordo com os caminhos de Deus e a obedecer aos seus mandamentos.
Andando nos Estatutos de Deus (Ezequiel 36:27)
O resultado de ter o Espírito Santo dentro é a capacidade de andar nos estatutos de Deus. Os estatutos são as leis e mandamentos de Deus. Quando o Espírito Santo guia os crentes, eles são capacitados a viver em obediência à vontade de Deus.