Promessa de Redenção e Proteção Divina (Isaías 43:1-7)

1 Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

2 Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

3 Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.

4 Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.

5 Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente.

6 Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra,

7 A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz.

8 Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos.

9 Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.

10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

11 Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.

12 Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus.

13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

14 Assim diz o SENHOR, vosso Redentor, o Santo de Israel: Por amor de vós enviei a babilônia, e a todos fiz descer como fugitivos, os caldeus, nos navios com que se vangloriavam.

15 Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei.

16 Assim diz o Senhor, o que preparou no mar um caminho, e nas águas impetuosas uma vereda;

17 O que fez sair o carro e o cavalo, o exército e a força; eles juntamente se deitaram, e nunca se levantarão; estão extintos; como um pavio se apagaram.

18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.

19 Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

20 Os animais do campo me honrarão, os chacais, e os avestruzes; porque porei águas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito.

21 A esse povo que formei para mim; o meu louvor relatarão.

22 Contudo tu não me invocaste a mim, ó Jacó, mas te cansaste de mim, ó Israel.

23 Não me trouxeste o gado miúdo dos teus holocaustos, nem me honraste com os teus sacrifícios; não te fiz servir com ofertas, nem te fatiguei com incenso.

24 Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades.

25 Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.

26 Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar.

27 Teu primeiro pai pecou, e os teus intérpretes prevaricaram contra mim.

28 Por isso profanei os príncipes do santuário; e entreguei Jacó ao anátema, e Israel ao opróbrio.

Isaías

A Remissão e Segurança dos Fiéis (v. 1-4)

Deus declara o seu amor e proteção aos seus escolhidos, lembrando-os da sua redenção e do seu valor aos seus olhos. Ele promete estar com eles em tempos de dificuldade e proclama que são preciosos e amados, dando-lhes confiança na sua bondade e fidelidade.

O Chamado à Santidade (v. 5-7)

Deus convoca o seu povo do exílio, reunindo-os de todas as nações. Ele os desafia a proclamar a sua glória, pois são seus escolhidos e criados para esse propósito. Apresentando-os como suas testemunhas, ele afirma a sua singularidade e a ausência de qualquer outro Salvador.

A Cegueira e a Surdez Espirituais (v. 8)

Deus exorta o seu povo a reconhecer a sua cegueira e surdez espirituais, convidando-os a ouvir e ver a verdade. Ele desafia os ídolos e as falsas religiões a apresentarem evidências do seu poder, sublinhando a supremacia e imutabilidade de Deus.

A Fidelidade de Deus (v. 9-13)

Deus afirma a sua fidelidade e o seu controle soberano, declarando-se o único antes e depois de todos os outros. Ele insiste que não há escapatória das suas mãos e que a sua vontade será feita. A sua existência eterna e o seu poder inabalável garantem a salvação do seu povo.## A Criação e o Chamado de Deus (Isaías 43:1-3, 5-7)

Deus estabelece sua autoridade como Criador e Resgatador, lembrando Israel de sua origem e propósito. Ele promete proteção e resgate em situações difíceis, destacando seu amor e estima por aqueles criados à sua imagem.

O Resgate da Escravidão (Isaías 43:14, 15)

Deus relembra sua libertação de Israel da escravidão na Babilônia, enfatizando seu poder e soberania como Redentor. Ele se declara o único Deus verdadeiro e o Criador do povo de Israel.

Um Novo Êxodo no Deserto (Isaías 43:19-21)

Deus promete criar um novo caminho no deserto, fornecendo sustento e proteção para seu povo. Ele enfatiza a transformação e renovação que acompanharão seu novo êxodo.

A Repreensão do Povo (Isaías 43:22-28)

Deus repreende Israel por sua falta de fidelidade e ofertas insuficientes. Ele aponta seu próprio sacrifício para apagar seus pecados e os adverte sobre as consequências de sua desobediência.## Redenção e Proteção Divinas

Não Tema, Pois Eu Te Resgatei (Isaías 43:1)

Deus garante a Jacó e Israel que não devem temer, pois Ele os redimiu e os chama pelo nome. Eles pertencem a Ele.

Segurança em Todas as Adversidades (Isaías 43:2)

O Senhor promete proteção em todos os momentos. Quando seus filhos passarem por águas, rios ou fogo, Ele estará com eles, garantindo sua segurança e livramento.

Valor e Honra (Isaías 43:4)

Deus declara Seu amor por Seu povo. Ele os considera preciosos e honrados, dando-lhes valor acima de homens e nações.

Ajuntamento e Chamado (Isaías 43:5-7)

O Senhor promete reunir Sua descendência de todas as direções, chamando todos aqueles que levam Seu nome e foram criados para Sua glória. Ele os formou e os guiará.## Uma Aliança Eterna (Isaías 43:1-7)

Deus: Criador e Redentor

Deus se apresenta como o Criador de Israel e seu Redentor, enfatizando sua soberania e amor. (Is 43:1)

Proteção Divina

Ele promete estar com seu povo em todas as provações e desafios, protegendo-os da adversidade e do perigo. (Is 43:2)

Redenção e Resgate

Deus destaca o grande valor de Israel aos seus olhos, demonstrando sua prontidão para resgatá-lo e substituí-lo por outras nações. (Is 43:3-4)

Reunificação e Chamado

Deus promete reunir seu povo disperso de todas as nações, convidando-os a voltar para ele. (Is 43:5-7)

Testemunho e Adoração (Isaías 43:8-21)

Testemunho das Nações

Deus convoca as nações para testemunharem seu poder e fidelidade, evidenciada nas profecias cumpridas e no cuidado com seu povo. (Is 43:8-12)

Redenção da Babilônia

Deus declara sua libertação de Israel do cativeiro na Babilônia, demonstrando seu poder soberano e seu papel como seu único Salvador. (Is 43:14-15)

Um Novo Caminho

Ele promete criar um novo caminho no deserto, simbolizando um novo começo e uma jornada renovada para seu povo. (Is 43:16-21)

Julgamento e Misericórdia (Isaías 43:22-28)

Julgamento por Desobediência

Deus repreende Israel por sua falta de gratidão e adoração, destacando que seus pecados trouxeram julgamento. (Is 43:22-24)

Misericórdia e Perdão

Apesar de sua desobediência, Deus promete apagar as transgressões de Israel por amor à sua própria santidade e misericórdia. (Is 43:25)

Acusa Israel de Injustiça

Deus convida Israel a apresentar seu caso e justificar suas ações, enfatizando a responsabilidade pessoal pelo pecado. (Is 43:26)

Profanação do Santuário

Deus atribui a profanação do santuário aos pecados dos líderes e intérpretes de Israel, levando ao julgamento e à desgraça da nação. (Is 43:27-28)

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo