PNL – Programação Neurolinguística
Origem
Com origem nos Estados Unidos, a programação neurolinguística (PNL) foi criada pelo professor de linguística, John Grinder e pelo psicólogo Richard Bandler, em meados dos anos 70. Após estudarem a fundo os melhores comunicadores, eles construíram modelos para desenvolver habilidades de comunicação.
O que é a Programação Neurolinguística?
A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem terapêutica que combina as áreas da programação cognitiva, da linguística e da neurociência.
Esta abordagem baseia-se na crença de que os padrões de linguagem que usamos influenciam nossos pensamentos e comportamentos, assim como os nossos padrões de pensamento influenciam nossa linguagem.
Para que serve a Programação Neurolinguística?
A PNL tem como objetivo melhorar padrões de comportamento e comunicação, aprimorando as habilidades que as pessoas possuem para alcançar seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.
Para executar a Programação Neurolinguística, são utilizadas técnicas como hipnose, visualização, reforço positivo, linguagem de programação e raciocínio lógico para ajudar os indivíduos a alcançarem seus objetivos.
Como funciona a PNL
De forma simplificada, a Programação Neurolinguística faz uma espécie de reorganização e permite que você entregue o melhor de si nas mais diversas situações.
Neurologicamente falando, após a compreensão de uma informação, passamos a agir de acordo o que foi absorvido. Incluindo assim, tanto processos mentais, quanto reações fisiológicas. Assim, corpo e mente funcionam como uma só unidade, uma engrenagem perfeita, trazendo os melhores resultados.
Utilizando o máximo potencial, é possível alcançar o sucesso e conquistar diferenças significativas nos mais diversos meios.
Benefícios da Programação Neurolinguística (PNL)
Confiança
Aumenta a autoconfiança, fazendo com que o indivíduo tenha mais convicção em suas tomadas de decisões.
Comunicação
Melhora a qualidade da comunicação, trazendo mais clareza e consciência ao se expressar.
Relacionamentos
Aprimora relacionamentos, tornando-os mais saudáveis e significativos.
Criatividade
Desenvolve a criatividade, estimulando a pensar e enxergar as coisas através de um novo ponto de vista.
Concentração
Otimiza a concentração, direcionando o foco para as tarefas consideradas prioridades.
Saúde
Reduz o estresse, elevando a consciência dos pensamentos, sentimentos e comportamentos, bem como a lidar com eles de forma mais saudável.
Aprendizagem
Potencializa o aprendizado, auxiliando na compreensão de novas habilidades.
Crescimento pessoal
Proporciona crescimento pessoal, desenvolvendo senso de propósito e significado na vida.
Para quem a PNL é indicada?
As técnicas da Programação Neurolinguística são indicadas para qualquer pessoa que queira potencializar o seu nível de desempenho e excelência, não só no âmbito profissional, mas também no pessoal.
Atualmente, essa metodologia também tem sido uma forte base de estrutura para o coaching. Pois, faz com que o indivíduo tenha o domínio de seu processo de aprendizagem, podendo, então, realizar qualquer coisa que seja de seu interesse. Alcançando com mais facilidade o sucesso.
Saiba mais sobre a nossa Formação em Programação Neurolinguística Instituto Brasileiro de Terapia Holística e transforme sua vida de maneira positiva!