SELO BE DE COMUNICAÇÃO
PERFIL DO PROFISSIONAL “SELO BE”
28/04/2023
“Mestre não é sempre quem ensina,
mas quem de repente aprende” (Guimarães Rosa).
Introdução
No contexto da trilogia – missão, visão e valores – a SELO BE, selo de SER, de “bem-estar”, o Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas (Instituto Brasileiro de Terapia Holística) e a faculdade PANAPANAM, apresentam seu propósito educativo, com o objetivo de orientar as ações organizacionais, a formação de colaboradores e a profissionalização de novos terapeutas.
Garantir o clima de relações saudáveis alinhado à cultura da empresa, para se aprender a valorizar o significado: a) do trabalho1, b) do propósito pessoal, profissional e institucional e c) do sentido de experimentar-se produtivo e reconhecido em trabalho de equipe.
Estar e ser um selo de bem-estar, uma marca de referência no mercado, é fazer diferença desde a raiz, na inovação de abordagens, na ressignificação de visões e na associação de novos valores às práticas terapêuticas2 e às políticas3 governamentais de saúde – SUS4
1 O trabalho tem um lugar significativo na vida do ser humano. É por meio dele que o homem constrói sua identidade, suas relações pessoais e encontra uma razão para se sentir útil – feliz.
2 As práticas terapêuticas, chamadas de práticas integrativas e complementares, são recursos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde. Baseadas em conhecimentos tradicionais, voltadas para prevenir diversas doenças (depressão e hipertensão). Pode-se administrar melhor os sentimentos uma vez que o autoconhecimento é estimulado para lidar melhor com ideias negativas e emoções adversas.
3 Estratégia Saúde da Família, Programa Nacional de Imunizações, Controle da AIDS, Sistema Nacional de Transplantes e Programa Nacional de Controle ao Tabagismo.
4 “O SUS, com esse caráter de política inclusiva, solidária e universal, que acolhe todos os cidadãos, independentemente de sua nacionalidade e sem exigir qualquer documento, deve ser reconhecido e celebrado como um patrimônio cultural e social não só do povo brasileiro, mas da humanidade” (MS).
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Inovação
A empresa SELO BE, simbólica e politicamente5 se faz representar pela flutuante borboleta branca sobre a flor de lótus, a bandeira do Brasil e o planeta Terra, com a inscrição “BE”, de SER, por uma cultura de bem-estar,6 espiritualidade7 e sustentabilidade8, que promova, de modo afirmativo, a visão de mundo e ser humano.
Pensar a borboleta enquanto metáfora de transformação, é a maneira didática de se compreender o processo de inspiração, intuição, criação e expressão, que se revelam a partir da experiência de “transcendência9”.
Com a experiência da transcendência, busca-se ampliar a consciência e a responsabilidade, individual e coletiva, do fazer-se humano no universo, no mundo social e nas organizações.
Por meio da vivência comunitária e da espiritualidade10, chega-se a uma mudança profunda no interior do ser humano que permite desenvolver a integração consigo mesmo e com os outros, na valorização das relações inter/intra existenciais.
Assim, torna-se necessário repensar a espiritualidade para além dos desvios e abusos conceituais. É preciso ousar, ultrapassar e agregar valores para discernir os limites do exclusivamente teológico e religioso, no uso conceitual, dessa expressão, culturalmente enraizada e dominante.
5 Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado, ou pólis), e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva (Wikipédia).
6 A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
7 “A espiritualidade existe para que a realidade se transforme em esperança” (JBarros).
8 “Sensibilizar as pessoas para uma mudança radical visando acabar com a pobreza, a violência em suas diversas dimensões, proteção do meio ambiente garantindo que todos possam ter o direito assegurado de paz e prosperidade” (ONU,2015). 9 Transcendência – “vivência que pode produzir mudança profunda no interior do homem e o leva à integração pessoal e à integração com outros homens” (Giovanetti).
10 “Espiritualidade é a busca de conexão com aspectos externos, ampliando a consciência individual e coletiva para reconhecer a capacidade de influência mútua entre os aspectos imanentes e os transcendentes, onde percebemo-nos como parte de um todo maior que nós mesmos, atuando de forma a impactar positivamente o todo, sendo também impactados por este todo” (Venske).
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O fazer-se humano, passa necessariamente pelo significado da vida e da razão de viver. Na espiritualidade se encontra a linguagem do sentido das relações, em sentido carinhoso e figurado, segunda pele da existência.
Considera-se um privilégio a oportunidade de se viver a espiritualidade, compartilhada em comunhão com aqueles que experimentam, diariamente, o sentido do trabalho e a razão de viver juntos.
A borboleta é símbolo de intuição, renascimento e mensageira de boas novas. A borboleta branca representa a paz e a evolução na jornada espiritual em muitas tradições culturais. As cores, a diversidade.
O ciclo curto de vida, de uma semana, lembra a brevidade da vida, vocacionada ao encantamento e à transcendência.
Ressignificação
“A pedagogia da transcendência tem sua base teórica na transversalidade das inteligências, de modo especial, no diálogo construtivo da inteligência socioemocional com a espiritual”(João Barros).
E, se torna realidade por meio da “aprendizagem significativa”, enquanto lugar da experiência e da construção do sentido.
A partir dos conceitos e do horizonte paradigmático da holística, chega-se à compreensão e superação de algumas concepções rígidas e imutáveis.
A aprendizagem significativa procura oferecer oportunidades de vivências para se aprender a aprender, experimentar a sair de si mesmo em direção ao “fazer o outro existir”.
Na pedagogia da transcendência encontra-se a cultura da empatia11 que desafia o ser humano em suas três dimensões, básicas e práticas.
11“Empatia Cognitiva: habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa. Empatia Emocional: habilidade de sentir o que o outro sente. Preocupação Empática: capacidade de sentir o que o outro precisa de você” (Paquelet).
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As características da pedagogia se fazem notar quando agregam valores à totalidade do ser humano, revitalizando a razão de viver.
Ao expandir afetividade e efetividade nas inter-relações, reconstrói e ressignifica o sentido da vida, o lugar do SER, no universo.
Aqueles que experimentam uma visão de ser humano e de mundo desde esse espaço, da pedagogia da transcendência, são bem encaminhados a uma mudança de mentalidade, a uma verdadeira metanoia12.
Trata-se de uma passagem necessária – do casulo à libertação – provocados a romper os falsos limites do paradigma cartesiano, em direção à plenitude da existência, ao espírito que é fonte da vida e da energia vital.
É preciso aprender a aprender como identificar e se libertar do conhecimento hegemônico e dominador que se apresenta sedutor em suas manifestações de empoderamento.
Ideologicamente se vende prosperidade e qualidade de vida para uma minoria, em detrimento de uma vida sustentável para todos, com privilégios para os “semelhantes mais semelhantes”, elitizados e elitizantes. Associação
Para experimentar a libertação das concepções rígidas e imutáveis, é preciso pensar a prática, repensar a visão de mundo e de ser humano vigente e dominante, emancipar-se, criar-se a si mesmo (autopoiese), aprender a explicar-se, desde o horizonte da totalidade das coisas.
E, de modo disponível, permitir-se sensibilizar, desde dentro, por essa provocação holística – sem preconceitos, para além das limitações e armadilhas da “Nova Era13”.
12 Metanoia – transformação espiritual.
13 “Deste epicentro nasce a cultura da Nova Era, movimento que busca restaurar a tradição sagrada do homem postulando um saber místico, pretendendo conectar o ser humano ao transcendente partindo não de instituições específicas, mas de conhecimentos e práticas do esoterismo, ocultismo e magia” (F. Birchal).
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Consequentemente, fala-se de novos rumos, uma nova caminhada se faz necessária, é preciso seguir o mantra – “caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar” (Machado).
Se faz necessário experimentar essa vibração – por meio da sensibilidade, emoção e intuição – como superação do monopólio hegemônico da razão, ao limitar a conceituação do mundo e do ser humano à compreensão linear da realidade.
Diga-se de passagem, a visão do mundo está condicionada à forma como o ser humano enxerga, entende e se relaciona com tudo o que existe.
Portanto, é preciso superar o pensamento cartesiano do mundo e do ser humano e compreender a contribuição do pensamento holístico como possibilidade transformadora da realidade, da vida e da sustentabilidade planetária.
Na visão de Viktor Frankl, somente quando o ser humano é considerado em sua totalidade, de modo, bio-psico, social, espiritual, então ele pode experimentar a “autotranscendência”, torna-se verdadeiramente humano.
Sua “materialidade” se constrói pela “relação interpessoal”, fundamento integrante de sua identidade.
Os voos se tornam mais longos, altos e prazerosos quando se sai do casulo, com o abandono das sombras do “mito da caverna”. Existe vida para além do casulo, para além da caverna (…).
No mundo, as pessoas têm o tamanho das asas que a vida proporciona para voar. Experimente pensar, viver e agir a partir de ações transformadoras.
Prepare-se para viver “fora do casulo”, para além dos limites do pensamento cartesiano, mecanicista e dualista. Esse pensamento conduziu o homem até
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aqui e provocou o progresso sem limite e depredador, sem nenhuma preocupação com a sustentabilidade.
Permita-me o uso da linguagem figurada – a “larva” que rompe o casulo existencial, passa por uma transformação e já borboleta, se junta ao “bando” e aprende – a pensar, sentir e agir – “fora da “casinha”.
A vida é maior que a visão físico-corpórea dada aos olhares (…). É preciso aprender a aprender a enxergar para além do corpo.
Enxergar para além do corpo é um movimento contagiante e revigorante… em forma de nuvens, “bandos de panapanã” anunciam uma boa-nova – o sentido da vida se encontra para além de “nós mesmos”, para além dos casulos
O sentido da vida é encontrado na conexão das partes e nas relações sinérgicas, em direção à qualificação do ser na integralidade.
O “cuidado com o outro” sinaliza – o sabor da superação narcísica, a progressividade da aprendizagem e a abertura à “ transcendência”.
Proposição
Um novo horizonte se descortina… tenha bons propósitos diante do mundo e do ser humano.
Que tal instalar o hábito do “primeiro dia”. Sempre será o primeiro dia, que retorna todos os dias, como primeiro, à semelhança do amanhecer, que se renova, todos os dias, na diversidade de tons, em cada aurora.
Desafiar em cada dia, o desejo e a vontade de viver. Manter sempre acesa a chama da energia vital e para ser feliz basta expandir a positividade pela vida.
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Na interconexão da própria vida com outras vidas, encontra-se a visibilidade daquele, próximo mais próximo que se revela companheiro da mesma jornada.
Segundo a OMS (1988), a SAÚDE é “o estado dinâmico de completo bem estar físico, mental, espiritual e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Portanto, é preciso desenvolver habilidades e competências na aprendizagem do aprender a aprender – praticando, convivendo e aprendendo a ser.
Trata-se de uma estratégia de transformação construtiva e disruptiva da Selo Be, para se fazer presente no nicho da saúde, qualificando a vida, por meio da formação continuada e da prestação de serviço. “Não dá mais para conviver com concepções rígidas e imutáveis” (…).
Será dada atenção prioritária às necessidades, às enfermidades e à busca pelo estado completo de bem-estar ao ser humano.
A começar pela oferta de formação profissional aos novos terapeutas, a divulgação de produtos digitais/físicos e a prestação de serviço aos consumidores, em diversas terapias14– inclusive a formação, em tempo de serviço, dos colaboradores na empresa, para compreensão do sentido do trabalho, na vida pessoal e profissional.
Que tal experimentar algumas práticas (…) “exercícios de relaxamento, exercício físico, meditação, reiki-completo-online-ead-Instituto Brasileiro de Terapia Holística%C2%AE%EF%B8%8F-r-39-90?_pos=2&_psq=reiki+Instituto Brasileiro de Terapia Holística&_ss=e&_v=1.0″>reiki-completo-online-ead-Instituto Brasileiro de Terapia Holística%C2%AE%EF%B8%8F-r-39-90?_pos=1&_psq=reiki-completo-online-ead-Instituto Brasileiro de Terapia Holística%C2%AE%EF%B8%8F-r-39-90?_pos=2&_psq=reiki+Instituto Brasileiro de Terapia Holística&_ss=e&_v=1.0″>reiki&_ss=e&_v=1.0″ title=”reiki-completo-online-ead-Instituto Brasileiro de Terapia Holística%C2%AE%EF%B8%8F-r-39-90?_pos=2&_psq=reiki+Instituto Brasileiro de Terapia Holística&_ss=e&_v=1.0″>reiki” data-wpil-keyword-link=”linked”>reiki-completo-online-ead-Instituto Brasileiro de Terapia Holística%C2%AE%EF%B8%8F-r-39-90?_pos=2&_psq=reiki+Instituto Brasileiro de Terapia Holística&_ss=e&_v=1.0″>reiki, programas de apoio à gestão da diversidade, pilates, yoga, música, dança, programas de saúde, higiene e educação alimentar”. Experimente as práticas de terapias holísticas (cf. Instituto Brasileiro de Terapia Holística.br). Nelas se encontram experiências significativas de bem-estar.
14 Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária … de saúde
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Com certeza, a espiritualidade qualifica o bem-estar e alimenta a autoestima, positivando a eficiência e eficácia. Sinta-se na esperança e o otimismo será “apenas uma consequência”.
Finalmente, sinta-se convidado a aprender a ser, isso é, aprender a ressignificar a vida por meio da “pedagogia da transcendência”.
Experimentar a transcendência15 na vivência do amor e da fraternidade, é o caminho “Selo Be” de fazer o outro existir, desde as suas limitações.
A semente da humanização brota no mundo quando o sentido da “existência16”, se expande em cuidado pelo outro, de modo compartilhado.
“Quando olho, sou visto, logo posso existir (Winnicott)
“‘Na empatia,
mora o entusiasmo apaixonante do espírito,
que me reflete, me habita e me faz existir,
no outro” (João Barros).
Pressupostos e propostas
1) “Inteligência socioemocional” para compreender e ser compreendido17.
- Proposta – Saborear e respirar, ad infinitum, sem limites, a ternura e vigor nas relações diárias, aí se encontra a energia vital para empoderar as interconexões, oportunas e possíveis.
15 Experimentar a transcendência… a transcendência é a grande força para superar a cisão homem–mundo. Segundo Boff, o “espírito não é entendido como parte do ser humano ao lado do corpo, mas como totalidade humana enquanto é vida e fonte de energia vital.”
16 Ex–sistir significa sair de si mesmo e se colocar perante o psicofísico – “o sentido da vida é a própria vida”. É construir a própria essência na temporalidade da existência (FRANKL, 1995).
17 Inteligência socioemocional, condição “sine qua non” – considerando afetividade, empatia, entusiasmo, paixão, confiança, motivação, mediação, humor, cuidado, espiritualidade e transcendência.
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2) “Inteligência Espiritual” para conectar-se com o todo, entender de forma holística as questões que precisam ser resolvidas.
- Proposta – “Experimentar, ad infinitum, sem limites, pequenos gestos de transcendência18” na forma de pensar, viver e agir, comunitária e socialmente.
3) “Organização perspicaz” para estruturar itinerários e condutas. Garantir intervenções construtivas, de modo inter-relacional, considerando: eu, outro, mundo laboral e “universum”, nas organizações e sistemas.
- Proposta – Projetar, periodicamente, o itinerário da aprendizagem progressiva e a conduta adequada ao desempenho organizacional para atingir o resultado desejado.
4) “Pedagogia da transcendência” para agregar valores a si próprio e aos outros que desejam qualidade de vida, pessoal e profissional, na jornada existencial. A formação do caráter passa pela sensibilidade e reflete a personalidade de cada um por meio de atos e atitudes.
- Proposta – Vivenciar, periodicamente, o exercício do “permitir-se educar”, a partir do valor que ainda não foi instalado e que faz parte da cultura organizacional da empresa.
5) “Comunicação congruente”, para se atingir uma ação educativa e transformadora na prestação de serviços à clientela, considerando o cenário da saúde em suas diversas modalidades terapêuticas.
- Proposta – Identificar, periodicamente, as características de uma comunicação emocional positiva que resultaram em uma sensação de pacificação diante de uma situação de conflito de interesses.
18 De acordo com a psicologia, transcender está relacionado com pensamentos e emoções, e é a capacidade do ser humano de transpor certas barreiras, se tornando superior a algumas circunstâncias.
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6) “Metodologia sociointeracionista” para aprimorar habilidades, percepções e a própria visão sistêmica da vida19, identificando dificuldades, facilidades e rumos, a partir de processos não lineares, em aprendizagem.
- Proposta – Vivenciar, periodicamente, o exercício do “aprender a aprender” a partir de uma informação que ainda não foi transformada em conhecimento e que faz parte da cultura organizacional da empresa.
Práticas metodológicas
- “Práticas de aprendizagem significativa” para potencializar a “autonomia e o protagonismo social” do profissional, valorizando a aprendizagem entre pares, com trabalhos de equipe em práticas transformadoras20, integrativas e não lineares.
- Proposta – apresentar, periodicamente, ações práticas inovadoras, a partir da “experiência perceptiva, intuitiva e sensorial”, resultante da sinergia do grupo de trabalho, no exercício autônomo do protagonismo individual e coletivo.
- “Práticas de proatividade” na prestação de serviços para “identificar necessidades antecipando problemas”, de modo criativo, a partir de intervenções espontâneas na resolução de conflitos.
- Proposta – Avaliar, periodicamente, uma “decisão antecipada”, individual e/ou em grupo, que evitou problemas, gerando resultados responsáveis e exitosos.
- “Práticas de engajamento” geradora de “mudança de paradigma”, diante da postura reducionista à saúde integral21.
19 A visão sistêmica acontece na perspectiva da holopráxis – práticas para se experimentar uma vivência holística (Weil). 20 O diálogo educativo inclui também a linguagem simbólica da sensibilidade, emoção e intuição. (PNEPS, 2012). 21 O contexto é a satisfação e equilíbrio – física, psíquica, emocional e espiritual da clientela e seu bem-estar em qualidade de vida, por meio das diversas práticas terapêuticas que fazem parte da prestação de serviço da Selo Be.
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- Proposta – Socializar no grupo, periodicamente, a mudança sócio transformadora, individual e/ou coletiva, que gerou impacto, provocada por meio do propósito educativo e da abordagem holística em processos de engajamento.
- “Práticas da crítica e da ética” diante da diversidade do mundo terapêutico, de modo especial, em suas diferentes modalidades. Manter-se sempre crítico, atualizado e sensível, nos termos da bioética.22
- Proposta – Analisar e refletir, periodicamente, os preceitos e as regras, agregadores de valores à identidade da empresa23, considerados instalados e que fazem diferença na qualidade de vida e na cultura da sustentabilidade.
- “Práticas de recursos tecnológicos e midiáticos”, facilitando a aprendizagem, em benefício da mente e do corpo humano, em sua integralidade.
- Proposta – Analisar e refletir a qualidade da inteligência e praticidade dos recursos tecnológicos e midiáticos e sua contribuição na qualificação dos colaboradores e dos resultados da empresa.
22 Bioética (…) considera os limites e as finalidades da intervenção do homem sobre a vida.
23 Ser/estar, de modo crítico, comprometido com intenções, decisões e ações da SELO BE que conduzam ao bem-estar, à qualidade de vida e à sustentabilidade (consciência ecológica).
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“De todas as competências e habilidades, a SELO BE, a Instituto Brasileiro de Terapia Holística e a PANAPANAM aprendem mais e melhor com a postura do sujeito desejante24 – humanizando-se” (…).
- Proposta – Analisar e refletir, a prática dos colaboradores e dos novos terapeutas, no quesito – “aprendizado por meio da observação e da experiência vital” e apresentar novos caminhos.
O que nos mantêm vivos, é a busca pelo sentido do espírito humano – “postura esperançosa”25.
“Somos apenas um fio da teia cósmica de infinitas relações26”… (Santos).
“Mens sana in corpore sano”
… é o melhor caminho para fazer o outro existir.
Floripa, 24 de abril 2023
João Barros
24 Lifelong learner – “eterno aprendiz”.
25 . O sentido e o significado – da vida e do mundo – dependem de nós, de nossas crenças. A crise no mundo se explica pela falta de sentido compartilhado. É preciso considerar a ética da vida, isto é, a bioética como um dos principais selos de qualidade ao bem-estar do “querer, sentir e pensar”.
26 A espiritualidade se faz presente na experiência das relações significativas com os outros seres (vivos ou não), e consequentemente, com a totalidade do ser – “é uma experiência de ser, pertencer e cuidar”.
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