Perdão e Cura do Paralítico (Marcos 2:1-12) Chamado de Levi (Marcos 2:13-17) Jesus e os Pecadores…

Compartilhe:

1 Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa.

2 Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra.

3 Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles.

4 Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico.

5 Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”.

6 Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo:

7 “Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? “

8 Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus corações?

9 Que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se, pegue a sua maca e ande’?

10 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico —

11 eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.

12 Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual! “

13 Jesus saiu outra vez para beira-mar. Uma grande multidão aproximou-se, e ele começou a ensiná-los.

14 Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Levi levantou-se e o seguiu.

15 Durante uma refeição na casa de Levi, muitos publicanos e “pecadores” estavam comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam.

16 Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com “pecadores” e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por que ele come com publicanos e ‘pecadores’? “

17 Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”.

18 Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas vieram a Jesus e lhe perguntaram: “Por que os discípulos de João e os dos fariseus jejuam, mas os teus não? “

19 Jesus respondeu: “Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto este está com eles? Não podem, enquanto o têm consigo.

20 Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; e nesse tempo jejuarão.

21 “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.

22 E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho rebentará as vasilhas, e tanto o vinho quanto as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas”.

23 Certo sábado Jesus estava passando pelas lavouras de cereal. Enquanto caminhavam, seus discípulos começaram a colher espigas.

24 Os fariseus lhe perguntaram: “Olha, por que eles estão fazendo o que não é permitido no sábado? “

25 Ele respondeu: “Vocês nunca leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam necessitados e com fome?

26 Nos dias de Abiatar, o sumo sacerdote, ele entrou na casa de Deus e comeu os pães da Presença, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e os deu também aos seus companheiros”.

27 E então lhes disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

28 Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado”.

Marcos

A Cura do Paralítico e o Perdão dos Pecados (Marcos 2:1-12)

A cura do paralítico é um poderoso testemunho da compaixão e poder de Jesus. Trazido por quatro homens, a fé deles permitiu que ele fosse baixado através do teto diante de Jesus. Reconhecendo sua fé, Jesus surpreendentemente declarou: “Filho, os seus pecados estão perdoados”. Diante da oposição dos escribas, Jesus demonstrou sua autoridade divina para perdoar pecados e curar doenças, ordenando ao paralítico que se levantasse e andasse.

O Chamado de Levi (Marcos 2:13-17)

Enquanto ensinava à beira-mar, Jesus notou Levi, um coletor de impostos, e o chamou. Levi obedeceu imediatamente, deixando para trás sua vida anterior para seguir Jesus. Mais tarde, na casa de Levi, a compaixão de Jesus por “pecadores” e publicanos foi evidente. Ele ensinou que não veio para chamar justos, mas sim pecadores, proclamando que não são os sãos que precisam de médico, mas os enfermos.

Controvérsias sobre Jejum e Sábado (Marcos 2:18-28)

Quando questionado sobre por que seus discípulos não jejuavam como os seguidores de João Batista e os fariseus, Jesus explicou que os convidados do casamento não podem jejuar enquanto o noivo está presente. Ele também criticou a prática judaica de observar o sábado estritamente, enfatizando que o sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado. Destacando a importância da misericórdia, Jesus curou um homem com a mão ressequida no sábado, desafiando as rígidas interpretações legalistas dos fariseus.## A Cura do Paralítico e o Perdão dos Pecados (Marcos 2:1-12)

Versículos 5-7: Jesus reconhece a fé dos homens e declara o perdão dos pecados do paralítico. Os mestres da lei questionam a autoridade de Jesus para perdoar pecados, acusando-o de blasfêmia.

Versículos 8-11: Jesus responde às dúvidas dos mestres da lei, demonstrando sua autoridade como “Filho do Homem” para perdoar pecados e curar doenças. Ele cura o paralítico, provando sua autoridade e a realidade do perdão divino.

Versículos 12: Os espectadores ficam maravilhados e glorificam a Deus pelo que testemunharam. A cura do paralítico serve como um sinal da autoridade e bondade de Jesus, bem como da importância do arrependimento e do perdão.

O Chamado de Levi (Marcos 2:13-17)

Versículo 14: Jesus chama Levi, um coletor de impostos, para segui-lo. O chamado de Levi representa a natureza inclusiva do evangelho de Jesus, que abrange pecadores e marginalizados.

Versículo 15: Jesus janta na casa de Levi com publicanos e pecadores, desafiando as normas culturais e religiosas que isolavam tais indivíduos.

Versículos 16-17: Os fariseus criticam Jesus por se associar com pecadores. Jesus responde que seu propósito é chamar pecadores ao arrependimento e à salvação.## Perdão e Cura do Paralítico (Marcos 2:1-12)

A Fé dos Amigos do Paralítico (Marcos 2:1-4)

Jesus retornou a Cafarnaum e ensinou uma multidão que se reuniu em sua casa. Enquanto isso, vários homens trouxeram um homem paralítico, carregado por quatro deles. Não conseguindo chegar até Jesus devido à multidão, eles removeram uma parte do telhado e baixaram o paralítico até ele.

O Perdão dos Pecados e a Cura do Paralítico (Marcos 2:5-12)

Jesus, reconhecendo a fé dos homens, declarou: “Filho, seus pecados estão perdoados”. Os mestres da lei presentes ficaram indignados, questionando a autoridade de Jesus para perdoar pecados. Jesus respondeu que era mais fácil dizer ao paralítico que seus pecados estavam perdoados, mas para provar sua autoridade, ele ordenou que o homem se levantasse, pegasse sua maca e andasse. O paralítico obedeceu, deixando a multidão atônita e glorificando a Deus.

Chamado de Levi (Marcos 2:13-17)

Jesus retomou seus ensinamentos à beira-mar, e ao passar viu Levi, um coletor de impostos, sentado em sua alfândega. Ele o chamou para segui-lo, e Levi imediatamente o fez. Posteriormente, Jesus jantou na casa de Levi, acompanhado por publicanos e “pecadores”. Os fariseus criticaram Jesus por se associar a tais pessoas, mas ele declarou que não veio para chamar os justos, mas os pecadores.

O Jejum e as Novas Vinhas (Marcos 2:18-22)

Os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando enquanto os discípulos de Jesus não. Jesus explicou que seus discípulos não podiam jejuar enquanto ele estava com eles, mas que jejuariam quando ele fosse tirado deles. Ele também usou uma parábola para ilustrar que é impossível remendar algo velho com algo novo, pois o remendo novo destruirá o antigo. Da mesma forma, vinho novo não deve ser colocado em odres velhos, pois o vinho estourará os odres.

Curso de Psicanálise Clínica
Formação Completa em 70 Terapias

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba as atualizações

Leia mais:

Como Descobrir Numero Cartao Sus

Como Descobrir Número do Cartão SUS O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das principais ações da saúde pública no Brasil, garantindo atendimento médico

Como Descobrir Nome De Fonte

Como Descobrir Nome de Fonte Introdução Ao trabalhar com projetos gráficos e digitais, é comum encontrar fontes que já foram utilizadas em trabalhos alheios. Nesse