1 Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:
2 Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.
3 Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.
4 Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.
5 Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.
6 Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.
7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
8 Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
9 Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.
10 O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.
11 A ele seja o poder para todo o sempre. Amém.
12 Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus.
13 Aquela que está em Babilônia, também eleita, envia-lhes saudações, e também Marcos, meu filho.
14 Saúdem uns aos outros com beijo de santo amor. Paz a todos vocês que estão em Cristo.
1 Pedro
Soberania e Atendimento (1 Pedro 5:1-4)
Pedro, um presbítero de Cristo, exorta os presbíteros a pastorearem o rebanho de Deus, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Eles должны servir como exemplos para o rebanho, não como dominadores. Ao se manifestarem como o Supremo Pastor, receberão uma coroa imperecível de glória.
Humildade e Dependência (1 Pedro 5:5-7)
Os jovens devem se sujeitar aos mais velhos, e todos devem ser humildes uns para com os outros, pois Deus se opõe aos orgulhosos. Eles são encorajados a se humilhar sob a poderosa mão de Deus para que Ele os exalte no tempo devido. Pedro os incentiva a lançar toda a sua ansiedade sobre Deus, pois Ele cuida deles.
Vigilância e Resistência (1 Pedro 5:8-11)
Pedro adverte os cristãos a serem sóbrios e vigilantes, pois o diabo está à espreita, procurando kogo devorar. Eles devem resistir a ele, permanecendo firmes na fé, sabendo que outros crentes em todo o mundo estão enfrentando os mesmos sofrimentos. O Deus de toda a graça restaurará, confirmará, fortalecerá e os estabelecerá em um fundamento firme após um tempo de sofrimento.## Liderança Cristã
(1 Pedro 5:1-4)
Pedro enfatiza o papel dos presbíteros como pastores do rebanho de Deus. Eles devem guiar com boa vontade e exemplo, não por compulsão ou ganância. Quando Jesus, o Supremo Pastor, retornar, eles receberão a coroa da glória.
### Sujeição e Humildade
(1 Pedro 5:5-6)
Os jovens são exortados a se submeter aos mais velhos, e todos devem ser humildes uns com os outros. Deus resiste aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Por meio da humilhação sob o poder de Deus, os crentes serão exaltados no devido tempo.
### Lançando as Ansiedades
(1 Pedro 5:7)
Pedro aconselha os crentes a lançarem suas ansiedades sobre Deus, pois Ele cuida deles. Em vez de se preocuparem, eles devem confiar na provisão e proteção do Senhor.
### Resistência ao Diabo
(1 Pedro 5:8-9)
O diabo é um inimigo astuto que busca destruir os crentes. Pedro insta os leitores a serem sóbrios e vigilantes, resistindo ao diabo na fé. O conhecimento de que outros cristãos também estão sofrendo conforta e fortalece.## O Apelo aos Presbíteros (1 Pedro 5:1-4)
Pedro se dirige aos presbíteros como um colega presbítero e testemunha dos sofrimentos de Cristo. Ele os exorta a pastorear o rebanho de Deus com disposição e serviço, não por ganância ou dominação, mas como exemplos para os outros. O Supremo Pastor lhes concederá a coroa imperecível da glória quando ele retornar.
A Submissão e Humildade (1 Pedro 5:5-6)
Pedro aconselha os jovens a se sujeitarem aos mais velhos, e a todos a serem humildes uns com os outros. Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes. Portanto, eles devem se humilhar debaixo da poderosa mão de Deus para serem exaltados no momento apropriado.
Lançando sobre Deus as Ansiedades (1 Pedro 5:7)
Pedro incentiva seus leitores a lançarem sobre Deus todas as suas ansiedades, pois ele cuida deles. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, um socorro bem presente na tribulação.
A Resistência ao Demônio (1 Pedro 5:8-9)
Pedro adverte sobre a vigilância contra o diabo, que anda ao redor buscando a quem possa devorar. Os crentes devem resistir a ele, permanecendo firmes na fé. Eles não estão sozinhos em suas lutas, pois seus irmãos em todo o mundo estão passando por sofrimentos semelhantes.