1 No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós;
2 E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.
3 Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno.
4 E confiamos quanto a vós no Senhor, que não só fazeis como fareis o que vos mandamos.
5 Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo.
6 Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.
7 Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
8 Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
9 Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
12 A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
13 E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.
15 Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.
16 Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira.O Senhor seja com todos vós.
17 Saudação da minha própria mão, de mim, Paulo, que é o sinal em todas as epístolas; assim escrevo.
18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
2 Tessalonicenses
Intercessão e Proteção (2 Tessalonicenses 3:1-3)
Paulo solicita oração para que a palavra de Deus se espalhe livremente e seja glorificada. Ele também pede proteção contra pessoas más e infiéis, reconhecendo que a fé não é universal. No entanto, ele confia que Deus os confirmará e protegerá do mal.
Confiança e Esperança (2 Tessalonicenses 3:4-5)
Paulo expressa confiança de que os tessalonicenses seguirão suas instruções e caminharão no amor de Deus e na paciência de Cristo. Ele ora para que seus corações sejam guiados nessa direção.
Disciplina da Desordem (2 Tessalonicenses 3:6-12)
Paulo instrui os tessalonicenses a evitarem aqueles que vivem desordenadamente. Ele os lembra de seu próprio exemplo de trabalho árduo e frugalidade. Ele ordena que aqueles que se recusam a trabalhar não devem receber comida.
Exortação à Persistência (2 Tessalonicenses 3:13-15)
Paulo encoraja os tessalonicenses a continuarem fazendo o bem, mesmo quando enfrentam desafios. Ele adverte que aqueles que desobedecerem devem ser evitados, mas não devem ser considerados inimigos. Em vez disso, devem ser aconselhados como irmãos.## Oração pela Palavra do Senhor (2 Tessalonicenses 3:1-2)
Paulo exorta os irmãos a orar por eles para que a palavra do Senhor tenha curso livre e seja glorificada. A fé não é de todos, e eles precisam de proteção contra homens maus.
Confirmação e Proteção de Deus (2 Tessalonicenses 3:3-5)
Apesar dos desafios, Paulo confia que Deus os fortalecerá e os guardará do maligno. Ele ora para que seus corações sejam guiados pelo amor de Deus e pela paciência de Cristo.
Afastamento da Desordem (2 Tessalonicenses 3:6-12)
Paulo instrui os irmãos a se afastarem de qualquer irmão que esteja vivendo desordenadamente. Eles mesmos devem seguir o exemplo de Paulo, trabalhando duro e não sendo um peso para os outros. Aqueles que se recusarem a trabalhar devem ficar envergonhados.
Não Se Canse de Fazer o Bem (2 Tessalonicenses 3:13-15)
Os irmãos não devem se cansar de fazer o bem. Se alguém desobedecer à palavra de Paulo, eles devem evitá-lo para que se envergonhe. No entanto, eles não devem considerá-lo um inimigo, mas admoestá-lo como irmão.## Rogai Por Nós (2 Tessalonicenses 3:1-2)
Paulo exorta os tessalonicenses a orar por eles, para que a Palavra do Senhor prospere e seja glorificada. Ele também pede proteção contra homens ímpios, reconhecendo que não todos possuem fé.
Fidelidade e Proteção do Senhor (2 Tessalonicenses 3:3-5)
Paulo afirma a fidelidade do Senhor em fortalecer e proteger os crentes do mal. Ele confia que os tessalonicenses obedecerão às suas instruções e que Deus guiará seus corações em amor e paciência.
Afastamento da Desordem (2 Tessalonicenses 3:6-12)
Paulo instrui os tessalonicenses a evitarem aqueles que vivem desordeiramente e não seguem seus ensinamentos. Ele os incentiva a trabalhar diligentemente e a serem exemplos de santidade, pois ele mesmo trabalhou arduamente para não ser um fardo para ninguém.
Evitar a Preguiça e Fazer o Bem (2 Tessalonicenses 3:13-15)
Paulo adverte contra a preguiça e exorta os tessalonicenses a continuar fazendo o bem. Ele os orienta a notar aqueles que desobedecem suas instruções e a evitar sua companhia, mas a tratá-los como irmãos, dando-lhes uma chance de se arrepender.