Os Forais aos Fracos (Romanos 15:1-33)

1 Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.

2 Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.

3 Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.

4 Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.

5 Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,

6 Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

7 Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.

8 Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais;

9 E para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito:Portanto eu te louvarei entre os gentios,E cantarei ao teu nome.

10 E outra vez diz:Alegrai-vos, gentios, com o seu povo.

11 E outra vez:Louvai ao Senhor, todos os gentios,E celebrai-o todos os povos.

12 Outra vez diz Isaías:Uma raiz em Jessé haverá,E naquele que se levantar para reger os gentios,Os gentios esperarão.

13 Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.

14 Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros.

15 Mas, irmãos, em parte vos escrevi mais ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à memória, pela graça que por Deus me foi dada;

16 Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.

17 De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus.

18 Porque não ousarei dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para fazer obedientes os gentios, por palavra e por obras;

19 Pelo poder dos sinais e prodígios, e pela virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.

20 E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio;

21 Antes, como está escrito:Aqueles a quem não foi anunciado, o verão,E os que não ouviram o entenderão.

22 Por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco.

23 Mas agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco,

24 Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia.

25 Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos.

26 Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.

27 Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais.

28 Assim que, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei à Espanha.

29 E bem sei que, indo ter convosco, chegarei com a plenitude da bênção do evangelho de Cristo.

30 E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;

31 Para que seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que esta minha administração, que em Jerusalém faço, seja bem aceita pelos santos;

32 A fim de que, pela vontade de Deus, chegue a vós com alegria, e possa recrear-me convosco.

33 E o Deus de paz seja com todos vós. Amém.

Romanos

Suportando os Mais Fracos (Romanos 15:1-3)

Paulo exorta os cristãos fortes a suportarem as fraquezas dos fracos, renunciando à ambição pessoal e servindo uns aos outros em edificação e amor, assim como Cristo serviu.

Unidade e Glória em Deus (Romanos 15:4-7)

O propósito das Escrituras é ensinar paciência e esperança, promovendo a unidade e a concordância entre os crentes. Todos devem receber uns aos outros, reconhecendo que, como filhos de Deus, são chamados a glorificar o Senhor.

O Evangelho para Todos (Romanos 15:8-13)

Jesus veio para ministrar tanto aos judeus como aos gentios, confirmando as promessas de Deus e revelando sua misericórdia a todos. Ele é a fonte de esperança e paz, que nos enche de alegria e confiança.

Paulo, um Servo Fiel (Romanos 15:14-29)

Paulo reconhece a bondade e o conhecimento dos crentes romanos, mas os encoraja a permanecerem firmes na verdade do evangelho. Ele compartilha sua jornada e planos como servo de Cristo, levando o evangelho a novas terras e apoiando a igreja em Jerusalém.Fortalendo os Fracos (Romanos 15:1-3)

Dever de Apoiar

Os fortes em Cristo têm a responsabilidade de suportar as fraquezas dos fracos, demonstrando amor e compaixão. Eles devem priorizar o bem-estar dos outros, sacrificando seus próprios interesses quando necessário.

Edificação Mútua

Cristo serve como o exemplo perfeito, pois não buscou agradar a si mesmo, mas sim a honrar o Pai. Seguindo seu exemplo, devemos edificar uns aos outros através de palavras e ações que promovam crescimento espiritual.

Esperança Pela Escritura

As Escrituras fornecem consolo e esperança em tempos de dificuldade. Elas nos ensinam a perseverar pela fé, lembrando-nos das promessas de Deus.

Unidade e Glória

O Espírito Santo promove unidade entre os crentes, capacitando-os a glorificar a Deus com uma voz unificada. Eles devem receber uns aos outros com amor e respeito, como Cristo os recebeu.

Ministério de Cristo aos Gentios (Romanos 15:8-13)

Confirmação das Promessas

Cristo foi o servo da circuncisão para confirmar as promessas feitas a Israel. Ele cumpriu essas promessas, estendendo a salvação a todos os gentios que acreditassem.

Louvor e Adoração

Os gentios devem glorificar a Deus por sua misericórdia. Eles são participantes da bênção prometida a Israel e devem expressar sua gratidão por meio de adoração e louvor.

Esperança e Alegria

Deus enche os crentes de esperança e paz quando eles creem em suas promessas. Isso os capacita a transbordar de alegria e louvar a Deus por sua bondade.Suportar as Fraquezas dos Fracos (Romanos 15:1-3)

Como seguidores de Cristo, temos a responsabilidade de suportar as fraquezas dos irmãos fracos, colocando suas necessidades acima das nossas. Isso significa cuidar de seus bem-estar emocional, espiritual e físico.

Edificando Através do Amor (Romanos 15:2)

Nosso amor pelos outros deve ser edificante, ajudando-os a crescer em fé e maturidade. Devemos nos concentrar em suas virtudes e encorajá-los em suas lutas.

O Exemplo de Cristo (Romanos 15:3)

Cristo é o nosso exemplo perfeito de amor abnegado. Ele não agradou a si mesmo, mas se humilhou para servir aos outros. Suas palavras nos lembram que sofrer injustiças por causa dos outros é uma marca do verdadeiro discipulado.

Esperança nas Escrituras (Romanos 15:4)

As Escrituras são uma fonte de paciência e consolo para nós. Elas nos ensinam a suportar as dificuldades com a esperança de que Deus está trabalhando em nossas vidas para o nosso bem.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo