Ordenança sobre o acampamento de Israel por tribos (Números 2:1-34)

1 E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:

2 Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão as suas tendas.

3 Os que armarem as suas tendas do lado do oriente, para o nascente, serão os da bandeira do exército de Judá, segundo os seus esquadrões, e Naassom, filho de Aminadabe, será príncipe dos filhos de Judá.

4 E o seu exército, os que foram contados deles, era de setenta e quatro mil e seiscentos.

5 E junto a ele armará as suas tendas a tribo de Issacar; e Natanael, filho de Zuar, será príncipe dos filhos de Issacar.

6 E o seu exército, os que foram contados deles, era de cinqüenta e quatro mil e quatrocentos.

7 Depois a tribo de Zebulom; e Eliabe, filho de Helam, será príncipe dos filhos de Zebulom.

8 E o seu exército, os que foram contados deles, era de cinqüenta e sete mil e quatrocentos.

9 Todos os que foram contados do exército de Judá, cento e oitenta e seis mil e quatrocentos, segundo os seus esquadrões, estes marcharão primeiro.

10 A bandeira do exército de Rúben, segundo os seus esquadrões, estará para o lado do sul; e Elizur, filho de Sedeur, será príncipe dos filhos de Rúben,

11 E o seu exército, os que foram contados deles, era de quarenta e seis mil e quinhentos.

12 E junto a ele armará as suas tendas a tribo de Simeão; e Selumiel, filho de Zurisadai, será príncipe dos filhos de Simeão.

13 E o seu exército, os que foram contados deles, era de cinqüenta e nove mil e trezentos.

14 Depois a tribo de Gade; e Eliasafe, filho de Reuel, será príncipe dos filhos de Gade.

15 E o seu exército, os que foram contados deles, era de quarenta e cinco mil e seiscentos e cinqüenta.

16 Todos os que foram contados no exército de Rúben foram cento e cinqüenta e um mil e quatrocentos e cinqüenta, segundo os seus esquadrões; e estes marcharão em segundo lugar.

17 Então partirá a tenda da congregação com o exército dos levitas no meio dos exércitos; como armaram as suas tendas, assim marcharão, cada um no seu lugar, segundo as suas bandeiras.

18 A bandeira do exército de Efraim segundo os seus esquadrões, estará para o lado do ocidente; e Elisama, filho de Amiúde, será príncipe dos filhos de Efraim.

19 E o seu exército, os que foram contados deles, era de quarenta mil e quinhentos.

20 E junto a ele estará a tribo de Manassés; e Gamaliel, filho de Pedazur, será príncipe dos filhos de Manassés.

21 E o seu exército, os que foram contados deles, era de trinta e dois mil e duzentos.

22 Depois a tribo de Benjamim; e Abidã, filho de Gideoni, será príncipe dos filhos de Benjamim,

23 E o seu exército, os que foram contados deles, era de trinta e cinco mil e quatrocentos.

24 Todos os que foram contados no exército de Efraim foram cento e oito mil e cem, segundo os seus esquadrões; e estes marcharão em terceiro lugar.

25 A bandeira do exército de Dã estará para o norte, segundo os seus esquadrões; e Aieser, filho de Amisadai, será príncipe dos filhos de Dã.

26 E o seu exército, os que foram contados deles, era de sessenta e dois mil e setecentos.

27 E junto a ele armará as suas tendas a tribo de Aser; e Pagiel, filho de Ocrã, será príncipe dos filhos de Aser.

28 E o seu exército, os que foram contados deles, era de quarenta e um mil e quinhentos.

29 Depois a tribo de Naftali; e Aira, filho de Enã, será príncipe dos filhos de Naftali.

30 E o seu exército, os que foram contados deles, era de cinqüenta e três mil e quatrocentos.

31 Todos os que foram contados no exército de Dã foram cento e cinqüenta e sete mil e seiscentos; estes marcharão em último lugar, segundo as suas bandeiras.

32 Estes são os que foram contados dos filhos de Israel, segundo a casa de seus pais; todos os que foram contados dos exércitos pelos seus esquadrões foram seiscentos e três mil e quinhentos e cinqüenta.

33 Mas os levitas não foram contados entre os filhos de Israel, como o Senhor ordenara a Moisés.

34 E os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés; assim armaram o arraial segundo as suas bandeiras, e assim marcharam, cada qual segundo as suas gerações, segundo a casa de seus pais.

Números

Orientação Divina para o Acampamento de Israel

Os filhos de Israel armarão suas tendas, cada um debaixo de sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão suas tendas. (Números 2:2)

Este versículo estabelece o padrão para o acampamento de Israel. Cada tribo deveria armar suas tendas em torno da Tenda da Congregação, representando sua união sob a liderança de Deus. As insígnias de cada casa paterna serviriam como um meio de identificação e unidade.

Acampamento pelo Lado do Oriente

Os que armarem suas tendas do lado do oriente, para o nascente, serão os da bandeira do exército de Judá, segundo seus esquadrões, e Naassom, filho de Aminadabe, será príncipe dos filhos de Judá. (Números 2:3)

Judá, sendo a tribo mais proeminente, acamparia a leste, na direção do nascer do sol. Isso simbolizava sua posição de liderança e responsabilidade de guiar o povo. Ao lado de Judá estariam as tribos de Issacar e Zebulom, formando a primeira divisão do exército.

Acampamento pelo Lado do Sul

A bandeira do exército de Rúben, segundo seus esquadrões, estará para o lado do sul; e Elizur, filho de Sedeur, será príncipe dos filhos de Rúben. (Números 2:10)

Rúben, o primogênito, acamparia ao sul, protegendo o acampamento do inimigo. Juntando-se a ele estariam as tribos de Simeão e Gade, formando a segunda divisão do exército.

Acampamento pelo Lado do Ocidente

A bandeira do exército de Efraim segundo os seus esquadrões, estará para o lado do ocidente; e Elisama, filho de Amiúde, será príncipe dos filhos de Efraim. (Números 2:18)

Efraim, a segunda tribo mais poderosa, acamparia a oeste, representando força e proteção. Ao lado de Efraim estariam as tribos de Manassés e Benjamim, formando a terceira divisão do exército.

Acampamento pelo Lado do Norte

A bandeira do exército de Dã estará para o norte, segundo seus esquadrões; e Aieser, filho de Amisadai, será príncipe dos filhos de Dã. (Números 2:25)

Dã acamparia ao norte, guardando o acampamento de possíveis ataques surpresa. Juntando-se a ele estariam as tribos de Aser e Naftali, formando a quarta divisão do exército.## A Bandeira do Exército de Judá (Números 2:3-9)

“Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão as suas tendas.” (Números 2:2)

A tribo de Judá, liderada por Naassom, filho de Aminadabe, armará suas tendas no lado oriental do acampamento, com um exército de 74.600 homens. Issacar e Zebulom se juntarão a eles, formando uma poderosa força de 186.400 guerreiros.

A Bandeira do Exército de Rúben (Números 2:10-16)

“A bandeira do exército de Rúben, segundo os seus esquadrões, estará para o lado do sul; e Elizur, filho de Sedeur, será príncipe dos filhos de Rúben.” (Números 2:10)

Rúben, o filho mais velho de Jacó, liderará seu exército de 46.500 homens do lado sul. Simeão e Gade se unirão a eles, formando uma força de 151.150 homens, marchando em segundo lugar.

A Bandeira do Exército de Efraim (Números 2:18-24)

“A bandeira do exército de Efraim segundo os seus esquadrões, estará para o lado do ocidente; e Elisama, filho de Amiúde, será príncipe dos filhos de Efraim.” (Números 2:18)

Efraim, o filho mais jovem de José, será o líder de seu exército de 40.500 homens no lado ocidental. Manassés e Benjamim se juntarão a eles, formando uma força de 108.100 homens, marchando em terceiro lugar.

A Bandeira do Exército de Dã (Números 2:25-31)

“A bandeira do exército de Dã estará para o norte, segundo os seus esquadrões; e Aieser, filho de Amisadai, será príncipe dos filhos de Dã.” (Números 2:25)

Dã, um dos filhos menores de Jacó, liderará seu exército de 62.700 homens no lado norte. Aser e Naftali se unirão a eles, formando uma força de 157.600 homens, marchando por último.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo