Oração Intercessora de Jesus (João 17:1-26)

1 Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.

2 Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

3 Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

4 Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

5 E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

6 “Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra.

7 Agora eles sabem que tudo o que me deste vem de ti.

8 Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

9 Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

10 Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles.

11 Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

12 Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

13 “Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.

14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.

16 Eles não são do mundo, como eu também não sou.

17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

18 Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.

19 Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

20 “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,

21 para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

22 Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:

23 eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

24 “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

25 “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.

26 Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

João

Petição de Glorificação (João 17:1-5)

Jesus inicia sua oração pedindo ao Pai que o glorifique, para que Ele possa glorificar o Pai. Essa glorificação está ligada à obra que Jesus completou na terra, revelando o nome e a vontade do Pai. Ele agora busca retornar à glória que compartilhou com o Pai antes da criação do mundo.

Unidade e Proteção (João 17:6-11)

Jesus intercede pelos discípulos, uma vez que eles são um presente do Pai. Ele pede que eles sejam protegidos em nome do Pai e que permaneçam unidos, como o Pai e o Filho são um. Ele reconhece que o mundo os odiará, mas implora a proteção do Pai contra o Maligno.

Santificação pela Verdade (João 17:12-19)

Jesus roga ao Pai que santifique os discípulos na verdade, que é a Sua palavra. Ele enfatiza que eles também foram enviados ao mundo, assim como Ele, e que se santificou por eles para que também sejam santificados.

Unidade com o Pai e o Filho (João 17:20-26)

A oração de Jesus inclui aqueles que crerão nele por meio da mensagem dos discípulos. Ele deseja que todos sejam um, como Ele está no Pai e o Pai Nele. Ele também expressa seu desejo de que os discípulos compartilhem sua glória e conheçam o amor do Pai por Ele.## A Intercessão de Jesus pelos Seus Discípulos (João 17:6-10)

No versículo 6, Jesus expressa sua gratidão ao Pai por revelar seu nome aos discípulos que lhe foram dados. Ele reconhece que esses discípulos pertenciam ao Pai e foram confiados a ele para proteção e orientação. No versículo 7, eles ganharam um conhecimento profundo da origem divina dos ensinamentos de Jesus, reconhecendo que sua autoridade vinha de Deus. Como resultado de sua fé, eles foram glorificados por meio de sua associação com Jesus (versículo 10).

A Proteção de Jesus dos Seus Discípulos (João 17:11-16)

Jesus ora pela proteção de seus discípulos enquanto eles permanecem no mundo. Ele os confia ao Pai, reconhecendo que eles estão em perigo por causa do Maligno (versículo 15). Ele enfatiza que eles não são do mundo, assim como ele não é (versículo 16), e que eles precisam de proteção contra as influências corruptas do mundo.

A Santificação dos Discípulos (João 17:17-19)

Jesus pede que seus discípulos sejam santificados na verdade. A Palavra de Deus é a verdade que os santificará (versículo 17). Ele se santificou por eles, tornando-se um sacrifício para expiar seus pecados (versículo 19). Assim como o Pai o enviou ao mundo, Jesus envia seus discípulos ao mundo para continuar sua missão (versículo 18).

A Unidade dos Discípulos (João 17:20-26)

Jesus ora pela unidade entre seus discípulos e entre eles e Deus. Ele deseja que todos sejam um, assim como ele e o Pai são um (versículo 21). Esta unidade será um testemunho ao mundo da missão e da mensagem de Jesus (versículo 23). Ele também expressa seu desejo de que os discípulos estejam com ele no céu para compartilhar sua glória e estar na presença de Deus (versículo 24). Jesus reconhece que o mundo não conhece Deus, mas ele e seus discípulos o conhecem (versículo 25). Ele continuará a revelar o nome de Deus aos seus discípulos para que eles possam experimentar o amor que Deus tem por eles, assim como ele o experimentou (versículo 26).

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo