9 Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.
10 Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Mateus
Um Guia para a Oração do Senhor
9. “Pai Nosso, que Estás nos Céus” (Mateus 6:9)
Esta invocação ressoa com intimidade e reverência. Reconhecemos Deus como nosso “Pai”, enfatizando nosso relacionamento amoroso com Ele. A frase “que estás nos céus” aponta para Sua transcendência e majestade, lembrando-nos de que Ele está acima de todas as coisas.
10. “Santificado Seja o Teu Nome” (Mateus 6:9)
Este pedido expressa nosso desejo de que Deus seja reverenciado e honrado. “Santificado” significa tornar sagrado ou separado. Ao dizermos essas palavras, reconhecemos a santidade e grandeza de Deus e pedimos que Seu nome seja exaltado acima de todos os outros nomes.
10. “Venha o Teu Reino” (Mateus 6:10)
Esta petição antecipa o estabelecimento do Reino de Deus na terra. O “reino” refere-se ao domínio e governo de Deus, onde Sua vontade é feita perfeitamente. Ao orar por sua vinda, expressamos nosso desejo de que Sua ordem e justiça sejam estabelecidas em nossas vidas e no mundo.
10. “Seja Feita a Tua Vontade, Assim na Terra Como no Céu” (Mateus 6:10)
Esta rendição final nos lembra que a vontade de Deus é soberana e boa. Reconhecemos que Ele tem um propósito e um plano para nossas vidas e pedimos que Sua vontade seja feita em nós e ao nosso redor. Ao orarmos dessa forma, afirmamos nossa confiança em Sua sabedoria e cuidado amoroso.## Pai Nosso
9 Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! (Mateus 6:9)
Este versículo inicia a Oração do Senhor, dirigindo-se a Deus como nosso “Pai”. Enfatiza nossa relação íntima com Deus, como seus filhos amados.
Santificado seja o Teu Nome
9 Santificado seja o teu nome. (Mateus 6:9)
Pedimos que o nome de Deus seja honrado e exaltado. Reconhecemos sua santidade e pureza, desejando que seu nome seja reverenciado e glorificado.
Venha o Teu Reino
10 Venha o teu Reino. (Mateus 6:10)
Anseamos pelo estabelecimento do reino de Deus na terra, onde sua vontade será feita e seu amor prevalecerá. Oramos para que seu reino venha rapidamente, trazendo justiça, paz e alegria.
Seja Feita a Tua Vontade
10 Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. (Mateus 6:10)
Expressamos nossa submissão à vontade de Deus, reconhecendo que seus caminhos são perfeitos. Oramos para que sua vontade seja cumprida em nossas vidas e no mundo, mesmo que não compreendamos totalmente suas razões.## Pai Nosso, Que Estás nos Céus (Mateus 6:9a)
Este versículo abre a oração do Senhor, expressando intimidade e reverência por Deus como nosso Pai celestial. Ao chamá-lo de “Pai”, reconhecemos sua paternidade amorosa e sua autoridade divina sobre nós. A frase “que estás nos céus” indica sua transcendência e soberania, enquanto também nos lembra de nossa conexão com o reino celestial.
Santificado Seja o Teu Nome (Mateus 6:9b)
Santificar o nome de Deus significa reconhecer sua santidade, glória e majestade. Não é apenas uma questão de reverência, mas também de buscar viver de acordo com a vontade dele. Ao santificar seu nome, honramos sua reputação e pedimos que seja glorificado em nossas vidas e no mundo.
Venha o Teu Reino (Mateus 6:10a)
O reino de Deus é o seu domínio sobre toda a criação, onde sua vontade é feita e sua justiça prevalece. Ao orar por sua vinda, pedimos o estabelecimento deste reino em nossas vidas, corações e no mundo. Ansiamos pelo dia em que Deus reinará supremamente, trazendo paz, justiça e restauração.
Seja Feita a Tua Vontade, Assim na Terra Como no Céu (Mateus 6:10b)
Esta petição expressa nosso desejo de nos alinharmos com a vontade de Deus. Reconhecemos que ele é sábio, amoroso e tem o melhor interesse para nós. Ao orar por sua vontade, entregamos nossas vidas a ele, confiando em sua soberania e buscando viver de acordo com seus propósitos.