9 Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.
10 Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
11 Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
12 Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.
Mateus
Pai Nosso, que Estás nos Céus (Mateus 6:9)
O Pai Nosso começa com uma invocação a Deus, reconhecendo-O como o Pai celeste. Esta invocação estabelece um relacionamento íntimo e pessoal com Deus, lembrando-nos que somos Seus filhos e que Ele nos ama incondicionalmente.
Santificado Seja o Teu Nome (Mateus 6:9)
Esta petição expressa nosso desejo pelo reconhecimento da santidade e majestade de Deus. Santificar o nome de Deus significa reverenciá-Lo, honrá-Lo e glorificá-Lo em nossas vidas e no mundo.
Venha o Teu Reino; Seja Feita a Tua Vontade (Mateus 6:10)
Aqui, reconhecemos o senhorio de Deus e oramos para que Seu Reino venha à terra. Pedimos que Sua vontade seja estabelecida em nossas vidas e no mundo, confiando que Seus planos são sempre melhores do que os nossos.
Dá-nos Hoje o Nosso Pão de Cada Dia (Mateus 6:11)
Esta petição representa nossa dependência de Deus para as necessidades básicas de sobrevivência. Pedimos não apenas por alimento físico, mas também pelo sustento espiritual, orientação e sabedoria que precisamos para cada dia.## 9. Pai Nosso
(Mateus 6:9)
Este versículo estabelece o tom de reverência e intimidade ao se dirigir a Deus como “Pai”. A palavra “nosso” enfatiza o relacionamento coletivo dos crentes com Deus, enquanto “que estás nos céus” lembra Sua transcendência e autoridade suprema.
10. Santificado Seja o Teu Nome
(Mateus 6:9)
“Santificado” significa tornar santo ou separado. Este pedido reconhece a santidade e o caráter sagrado do nome de Deus. Ao orarmos assim, honramos Seu nome e o elevamos acima de todos os outros.
11. Venha o Teu Reino
(Mateus 6:10)
“Reino” refere-se ao governo e reinado de Deus. Este pedido expressa nosso anseio pelo estabelecimento de Seu Reino na Terra, onde Sua vontade será feita e Sua justiça prevalecerá.
12. Seja Feita a Tua Vontade
(Mateus 6:10)
“Vontade” é o plano e propósito de Deus para nossas vidas. Ao orarmos assim, estamos nos rendendo à Sua soberania e confiando que Ele sabe o que é melhor para nós. Esta oração promove humildade e nos permite aceitar os Seus caminhos, mesmo quando não os compreendemos.## 9: Pai Nosso, Que Estás nos Céus
“Pai nosso, que estás nos céus…” (Mateus 6:9).
Esta invocação estabelece a natureza íntima e reverente de nossa relação com Deus. Reconhecemos Deus como nosso Pai, que reside nos céus, acima dos limites terrenos. Esta relação paternal nos dá confiança e intimidade em nossas orações.
10: Santificado Seja o Teu Nome
“Santificado seja o teu nome…” (Mateus 6:9).
Santificar o nome de Deus significa honrá-Lo e reverenciá-Lo como santo e separado. Quando oramos por isso, pedimos que o nome de Deus seja reconhecido e exaltado por todos.
11: Venha o Teu Reino; Seja Feita a Tua Vontade
“Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade…” (Mateus 6:10).
Esta petição reconhece a soberania de Deus e nosso desejo de que Seu Reino seja estabelecido na terra. Oramos para que a vontade de Deus seja feita em nossas vidas e no mundo ao nosso redor, mesmo quando isso possa não corresponder às nossas próprias vontades.
12: Dá-nos Hoje o Nosso Pão de Cada Dia
“Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia…” (Mateus 6:11).
Esta petição expressa nossa dependência de Deus para nossas necessidades físicas básicas. Pedimos que Ele nos forneça o alimento necessário para cada dia, confiando em Sua provisão e cuidados constantes.