Ofertas Preparadas no Fogo (Números 15:1-16)

1 O Senhor disse a Moisés:

2 “Diga o seguinte aos israelitas: Quando entrarem na terra que lhes dou para sua habitação,

3 e apresentarem ao Senhor uma oferta, de bois ou de ovelhas, preparada no fogo como aroma agradável ao Senhor, seja holocausto, seja sacrifício, para cumprir um voto ou como oferta voluntária ou como oferta relativa a uma festa,

4 aquele que trouxer a sua oferta apresentará também ao Senhor uma oferta de cereal de um jarro da melhor farinha amassada com um litro de óleo.

5 Para cada cordeiro do holocausto ou do sacrifício, prepare um litro de vinho como oferta derramada.

6 “Para um carneiro, prepare uma oferta de cereal de dois jarros da melhor farinha com um litro de óleo

7 e um litro de vinho como oferta derramada. Apresente-a como aroma agradável ao Senhor.

8 “Quando algum de vocês preparar um novilho para holocausto ou para sacrifício para cumprir voto especial, ou como oferta de comunhão ao Senhor,

9 traga com o novilho uma oferta de cereal de três jarros da melhor farinha amassada com meio galão de óleo.

10 Traga também meio galão de vinho para a oferta derramada. Será uma oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

11 Cada novilho ou carneiro, ou cordeiro ou cabrito, deverá ser preparado dessa maneira.

12 Façam isso com cada animal, com tantos quantos vocês prepararem.

13 “Todo o que for natural da terra deverá proceder dessa maneira quando trouxer uma oferta preparada no fogo de aroma agradável ao Senhor.

14 E se um estrangeiro que vive entre vocês, ou entre os descendentes de vocês, apresentar uma oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor, deverá fazer o mesmo.

15 A assembléia deverá ter as mesmas leis, que valerão tanto para vocês como para o estrangeiro que vive entre vocês; este é um decreto perpétuo pelas suas gerações, que, perante o Senhor, valerá tanto para vocês quanto para o estrangeiro residente.

16 A mesma lei e ordenança se aplicará tanto a vocês como ao estrangeiro residente”.

17 O Senhor disse ainda a Moisés:

18 “Diga aos israelitas: Quando vocês entrarem na terra para onde os levo

19 e comerem do fruto da terra, apresentem uma porção como contribuição ao Senhor.

20 Apresentem um bolo feito das primícias da farinha de vocês. Apresentem-no como contribuição da sua colheita.

21 Em todas as suas gerações vocês apresentarão das primícias da farinha uma contribuição ao Senhor.

22 “Mas se vocês pecarem e deixarem de cumprir todos esses mandamentos

23 — tudo o que o Senhor lhes ordenou por meio de Moisés, desde o dia em que os ordenou e pelas suas gerações —

24 e se isso for feito sem intenção e não for do conhecimento da comunidade, toda a comunidade terá que oferecer um novilho para o holocausto de aroma agradável ao Senhor. Também apresentarão com sua oferta de cereal uma oferta derramada, conforme as prescrições, e um bode como oferta pelo pecado.

25 O sacerdote fará propiciação por toda a comunidade de Israel, e eles serão perdoados, pois o seu pecado não foi intencional e eles trouxeram ao Senhor uma oferta preparada no fogo e uma oferta pelo pecado.

26 A comunidade de Israel toda e os estrangeiros residentes entre eles serão perdoados, porque todo o povo esteve envolvido num pecado involuntário.

27 “Se, contudo, apenas uma pessoa pecar sem intenção, ela terá que trazer uma cabra de um ano como oferta pelo pecado.

28 O sacerdote fará propiciação pela pessoa que pecar, cometendo uma falta involuntária perante o Senhor, e ela será perdoada.

29 Somente uma lei haverá para todo aquele que pecar sem intenção, seja ele israelita nato, seja estrangeiro residente.

30 “Mas todo aquele que pecar com atitude desafiadora, seja natural da terra, seja estrangeiro residente, insulta ao Senhor, e será eliminado do meio do seu povo.

31 Por ter desprezado a palavra do Senhor e quebrado os seus mandamentos, terá que ser eliminado; sua culpa estará sobre ele”.

32 Certo dia, quando os israelitas estavam no deserto, encontraram um homem recolhendo lenha no dia de sábado.

33 Aqueles que o encontraram recolhendo lenha levaram-no a Moisés, a Arão e a toda a comunidade,

34 que o prenderam, porque não sabiam o que deveria ser feito com ele.

35 Então o Senhor disse a Moisés: “O homem terá que ser executado. Toda a comunidade o apedrejará fora do acampamento”.

36 Assim, toda a comunidade o levou para fora do acampamento e o apedrejou até à morte, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

37 O Senhor disse a Moisés:

38 “Diga o seguinte aos israelitas: Façam borlas nas extremidades das suas roupas e ponham um cordão azul em cada uma delas; façam isso por todas as suas gerações.

39 Quando virem essas borlas vocês se lembrarão de todos os mandamentos do Senhor, para que lhes obedeçam e não se prostituam nem sigam as inclinações dos seus corações e dos seus olhos.

40 Assim vocês se lembrarão de obedecer a todos os meus mandamentos, e para o seu Deus vocês serão um povo consagrado.

41 Eu sou o Senhor, o seu Deus, que os trouxe do Egito para ser o Deus de vocês. Eu sou o Senhor, o seu Deus”.

Números

Sacrifícios e Ofertas: Aroma Agradável ao Senhor (Números 15:1-16)

Ofertas Preparadas no Fogo

O Senhor ordenou que os israelitas apresentassem ofertas preparadas no fogo como aroma agradável a Ele, incluindo holocaustos, sacrifícios e ofertas voluntárias. Essas ofertas eram acompanhadas por ofertas de cereal, vinho e óleo, variando em quantidades de acordo com o tipo de animal oferecido.

Oferendas das Primícias

Além das ofertas preparadas no fogo, os israelitas também deveriam separar uma porção das primícias de sua colheita como contribuição ao Senhor. Isso reconhecia a dependência de Deus por sua provisão.

Sacrifícios por Pecados Não Intencionais

Se a comunidade israelita pecasse sem intenção, eles seriam obrigados a oferecer um novilho para o holocausto e outros sacrifícios. Isso proporcionaria propiciação por seus pecados e restauraria seu relacionamento com Deus.

Punição por Pecados Intencionais

Por outro lado, aqueles que pecassem intencionalmente seriam eliminados do meio do povo. Ao rejeitar a palavra e os mandamentos do Senhor, eles insultaram Sua autoridade e mereciam severas consequências.## Ofertas de Animais (Números 15:1-3)

Deus instruiu Moisés a orientar os israelitas a oferecer a Ele ofertas de animais preparados no fogo como aroma agradável. Essas ofertas incluíam bois, ovelhas ou cabras (Números 15:1-3). O tipo de oferta variava de acordo com o animal escolhido e a razão da oferta, fosse um holocausto, sacrifício, oferta votiva ou festa.

Ofertas de Farinha e Bebidas (Números 15:4-10)

Além das ofertas de animais, os israelitas também deveriam apresentar ofertas de farinha e bebidas. Cada animal oferecido exigia um jarro de farinha fina misturado com óleo (Números 15:4-7). O tipo e a quantidade de bebida dependiam do animal: um litro de vinho para cordeiros e carneiros e meio galão para novilhos (Números 15:5-10).

Ofertas para Estrangeiros (Números 15:14-16)

As leis sobre ofertas também se aplicavam a estrangeiros que residiam entre os israelitas (Números 15:14-16). Eles eram obrigados a seguir as mesmas regras e regulamentos que os israelitas nativos no que dizia respeito às ofertas apresentadas ao Senhor. Essa provisão demonstrava a igualdade de todos diante de Deus, independentemente da origem ou status.## Ofertas de Cereais e Vinho (Números 15:4-10)

Os israelitas eram ordenados a apresentar ofertas de cereais e vinho com seus holocaustos e sacrifícios. A quantidade de farinha, óleo e vinho variava dependendo do tipo de animal oferecido, demonstrando a importância do sacrifício e a gratidão pelo sustento do Senhor.

Ofertas pelos Erros Não Intencionais (Números 15:22-29)

Apesar de seus esforços para obedecer à lei, os israelitas reconheciam a possibilidade de erros não intencionais. Para esses casos, eram prescritas ofertas específicas, incluindo um novilho, um bode e uma cabra. Estas ofertas serviam como uma expiação pelos pecados e uma garantia do perdão de Deus.

A Pecaminosidade Desafiadora (Números 15:30-31)

Aqueles que pecavam desafiadoramente, desrespeitando abertamente a vontade de Deus, enfrentavam um destino severo. Eles seriam “eliminados do meio do seu povo”, uma consequência da rejeição da misericórdia e da graça do Senhor.

Os Benefícios das Bordas com Cordões Azuis (Números 15:38-41)

Deus ordenou que os israelitas usassem borlas com cordões azuis em suas roupas para lembrá-los de seus mandamentos. Essas borlas serviam como um símbolo de dependência de Deus e uma proteção contra a tentação e a desobediência. Ao vê-las, os israelitas seriam inspirados a permanecer fiéis e a viver como um povo separado e consagrado para Deus.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo