O Sogro de Moisés e o Sistema Judiciário (Êxodo 18:1-27)

1 Jetro, sacerdote de Midiã e sogro de Moisés, soube de tudo o que Deus tinha feito por Moisés e pelo povo de Israel, como o Senhor havia tirado Israel do Egito.

2 Moisés tinha mandado Zípora, sua mulher, para a casa de seu sogro Jetro, que a recebeu

3 juntamente com os seus dois filhos. Um deles chamava-se Gérson, pois Moisés dissera: “Tornei-me imigrante em terra estrangeira”;

4 e o outro chamava-se Eliézer, pois dissera: “O Deus de meu pai foi o meu ajudador; livrou-me da espada do faraó”.

5 Jetro, sogro de Moisés, veio com os filhos e a mulher de Moisés encontrá-lo no deserto, onde estava acampado, perto do monte de Deus.

6 E Jetro mandou dizer-lhe: “Eu, seu sogro Jetro, estou indo encontrá-lo, e comigo vão sua mulher e seus dois filhos”.

7 Então Moisés saiu ao encontro do sogro, curvou-se e beijou-o; trocaram saudações e depois entraram na tenda.

8 Então Moisés contou ao sogro tudo quanto o Senhor tinha feito ao faraó e aos egípcios por amor a Israel e também todas as dificuldades que tinham enfrentado pelo caminho e como o Senhor os livrara.

9 Jetro alegrou-se ao ouvir todas as coisas boas que o Senhor tinha feito a Israel, libertando-o das mãos dos egípcios.

10 Disse ele: “Bendito seja o Senhor que os libertou das mãos dos egípcios e do faraó; que livrou o povo das mãos dos egípcios!

11 Agora sei que o Senhor é maior do que todos os outros deuses, pois ele os superou exatamente naquilo de que se vangloriavam”.

12 Então Jetro, sogro de Moisés, ofereceu um holocausto e sacrifícios a Deus, e Arão veio com todas as autoridades de Israel para comerem com o sogro de Moisés na presença de Deus.

13 No dia seguinte Moisés assentou-se para julgar as questões do povo, e este permaneceu de pé diante dele, desde a manhã até o cair da tarde.

14 Quando o seu sogro viu tudo o que ele estava fazendo pelo povo, disse: “Que é que você está fazendo? Por que só você se assenta para julgar, e todo este povo o espera de pé, desde a manhã até o cair da tarde? “

15 Moisés lhe respondeu: “O povo me procura para que eu consulte a Deus.

16 Toda vez que alguém tem uma questão, esta me é trazida, e eu decido entre as partes, e ensino-lhes os decretos e leis de Deus”.

17 Respondeu o sogro de Moisés: “O que você está fazendo não é bom.

18 Você e o seu povo ficarão esgotados, pois esta tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho.

19 Agora, ouça-me! Eu lhe darei um conselho, e que Deus esteja com você! Seja você o representante do povo diante de Deus e leve a Deus as suas questões.

20 Oriente-os quanto aos decretos e leis, mostrando-lhes como devem viver e o que devem fazer.

21 Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez.

22 Eles estarão sempre à disposição do povo para julgar as questões. Trarão a você apenas as questões difíceis; as mais simples decidirão sozinhos. Isso tornará mais leve o seu fardo, porque eles o dividirão com você.

23 Se você assim fizer, e se assim Deus ordenar, você será capaz de suportar as dificuldades, e todo este povo voltará para casa satisfeito”.

24 Moisés aceitou o conselho do sogro e fez tudo como ele tinha sugerido.

25 Escolheu homens capazes de todo o Israel e colocou-os como líderes do povo: chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez.

26 Estes ficaram como juízes permanentes do povo. As questões difíceis levavam a Moisés; as mais simples, porém, eles mesmos resolviam.

27 Então Moisés e seu sogro se despediram, e este voltou para a sua terra.

Êxodo

A Visita do Sogro

Jetro, o sacerdote de Midiã (Êxodo 18:1), ao ouvir as maravilhas que Deus havia operado por Israel, visitou Moisés no deserto. Reunião Familiar (Êxodo 18:2-7) Jetro trouxe consigo a esposa de Moisés, Zípora, e seus dois filhos, Gérson e Eliézer. Eles se cumprimentaram calorosamente e entraram na tenda de Moisés. Moisés narrou os feitos poderosos do Senhor, e Jetro ficou maravilhado.

Jetro Reconhece o Senhor

Agradecimento e Louvor (Êxodo 18:8-11) Jetro louvou a Deus pela libertação de Israel do Egito e reconheceu Sua supremacia sobre todos os outros deuses. Ele ofereceu holocaustos e sacrifícios em agradecimento (Êxodo 18:12).

O Sistema Judicial

Sobrecarga de Moisés (Êxodo 18:13-14) Moisés assumiu sozinho a responsabilidade de julgar todas as questões do povo. Seu sogro, Jetro, observou a sobrecarga e sugeriu uma solução.

O Conselho de Jetro

Delegação de Autoridade (Êxodo 18:19-26) Jetro aconselhou Moisés a delegar sua autoridade a homens capazes e tementes a Deus. Eles deveriam julgar as questões mais simples, enquanto Moisés se concentraria nas mais complexas. Isso aliviaria a carga de Moisés e permitiria que ele se concentrasse em liderar o povo de Deus.## Jetro, o Sacerdote Midianita (Êxodo 18:1-12)

  • A Visita de Jetro (v. 1-6): Jetro, o sogro de Moisés, ficou sabendo das maravilhas que Deus realizou em favor de Moisés e do povo de Israel, especialmente a libertação do Egito. Ele então visitou Moisés no deserto, levando consigo a esposa e os filhos de Moisés.

  • O Relato de Moisés (v. 7-12): Moisés compartilhou com Jetro as experiências extraordinárias que o povo vivenciou desde a libertação do Egito, incluindo as dificuldades enfrentadas e as intervenções milagrosas de Deus. Jetro ficou profundamente impressionado e ofereceu um holocausto e sacrifícios a Deus, reconhecendo seu poder e soberania.

A Sugestão de Jetro (Êxodo 18:13-23)

  • O Problema (v. 13-14): Moisés assumiu sozinho a responsabilidade de julgar todas as questões do povo, o que o sobrecarregava e fazia com que o povo esperasse longas horas para ser atendido.

  • O Conselho de Jetro (v. 15-23): Jetro percebeu a situação insustentável e aconselhou Moisés a delegar responsabilidades a homens capazes e dignos de confiança. Ele sugeriu a criação de uma hierarquia de juízes que atenderia aos casos mais simples, deixando as questões complexas para Moisés.

A Implementação do Conselho (Êxodo 18:24-27)

  • Moisés Seguindo o Conselho (v. 24): Moisés seguiu o conselho de seu sogro e escolheu homens capazes para atuar como juízes. Ele delegou as tarefas de julgamento, aliviando sua carga e melhorando a eficiência do sistema judicial.

  • O Despedimento de Jetro (v. 27): Após a implementação do novo sistema, Jetro se despediu de Moisés e retornou para sua terra. O sogro de Moisés deixou um legado duradouro ao contribuir para o desenvolvimento de um sistema judicial eficaz que serviu ao povo de Israel por muitos anos.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo