O Sacrifício Superior de Cristo (Hebreus 8:1-12) O Antigo Tabernáculo e o Novo (Hebreus 9:1-14) O…

1 Ora, a primeira aliança tinha regras para a adoração e também um tabernáculo terreno.

2 Foi levantado um tabernáculo; na parte da frente, chamada Lugar Santo, estavam o candelabro, a mesa e os pães da Presença.

3 Por trás do segundo véu havia a parte chamada Santo dos Santos,

4 onde se encontravam o altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, totalmente revestida de ouro. Nessa arca estavam o vaso de ouro contendo o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas da aliança.

5 Acima da arca estavam os querubins da Glória, que com sua sombra cobriam a tampa da arca. A respeito dessas coisas não cabe agora falar detalhadamente.

6 Estando tudo assim preparado, os sacerdotes entravam regularmente no Lugar Santo do tabernáculo, para exercer o seu ministério.

7 No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância.

8 Dessa forma, o Espírito Santo estava mostrando que ainda não havia sido manifestado o caminho para o Santo dos Santos enquanto ainda permanecia o primeiro tabernáculo.

9 Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa.

10 Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem.

11 Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.

12 Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.

13 Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

14 quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

15 Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

16 No caso de um testamento, é necessário que comprove a morte daquele que o fez;

17 pois um testamento só é validado no caso de morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo aquele que o fez.

18 Por isso, nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue.

19 Quando Moisés terminou de proclamar todos os mandamentos da Lei a todo o povo, levou sangue de novilhos e de bodes, juntamente com água, lã vermelha e ramos de hissopo, e aspergiu o próprio livro e todo o povo, dizendo:

20 “Este é o sangue da aliança que Deus ordenou que vocês obedeçam”.

21 Da mesma forma, aspergiu com o sangue o tabernáculo e todos os utensílios das suas cerimônias.

22 De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.

23 Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.

24 Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

25 não, porém, para se oferecer repetidas vezes à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio.

26 Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

27 Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

28 assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

Hebreus

O Tabernáculo Terreno e o Tabernáculo Celestial (Hebreus 9:1-10)

O tabernáculo terreno representa o lugar onde o povo se encontrava com Deus, oferecendo sacrifícios e seguindo as regras de adoração. Era dividido em duas partes: o Lugar Santo e o Santo dos Santos, separados por um véu. Somente o sumo sacerdote podia entrar no Santo dos Santos, uma vez por ano, oferecendo sangue para expiar os pecados.

As ofertas e sacrifícios do tabernáculo terrestre não podiam purificar completamente o adorador (v. 9). Eles eram apenas “prescrições externas” (v. 10), apontando para uma realidade maior que ainda estava por vir.

A Superioridade do Sacrifício de Cristo (Hebreus 9:11-14)

Em contraste com o tabernáculo terreno, Cristo é o Sumo Sacerdote do tabernáculo celeste (v. 11). Ele entrou no Santo dos Santos, não com sangue de animais, mas com seu próprio sangue, oferecendo-se como um sacrifício perfeito (v. 12).

O sacrifício de Cristo é superior aos sacrifícios do Antigo Testamento (v. 13-14). Ele purifica não apenas externamente, mas também internamente, a própria consciência do pecador. Isso acontece pelo poder do Espírito Santo (v. 14), permitindo que os crentes sirvam ao Deus vivo com um coração limpo.O Tabernáculo Terreno e o Tabernáculo Celestial

(Hebreus 9:2-5)
O tabernáculo terrestre era um santuário sagrado, dividido em dois compartimentos: o Lugar Santo e o Santo dos Santos. O Lugar Santo continha a lâmpada, a mesa e o altar do incenso. O Santo dos Santos, separado por uma segunda cortina, abrigava a arca da aliança, que continha as tábuas da lei, o maná e a vara de Arão.

O Sumo Sacerdote e o Sacrifício

(Hebreus 9:6-12)
Somente o sumo sacerdote podia entrar no Santo dos Santos, uma vez por ano, para oferecer o sangue do sacrifício pelo pecado. Este sacrifício apontava para o sacrifício final de Cristo, que entrou no céu para oferecer seu próprio sangue. A eficácia do sangue de Cristo supera infinitamente os sacrifícios do Antigo Testamento, purificando nossas consciências e concedendo-nos acesso a Deus.

A Nova Aliança em Contraste com a Antiga

(Hebreus 9:15-23)
A nova aliança estabelecida por Cristo é superior à antiga aliança. É uma aliança eterna, baseada no perdão dos pecados, enquanto a antiga aliança era temporária e dependia de sacrifícios de animais. A morte de Cristo tornou-se o sacrifício final, abolindo a necessidade de sacrifícios adicionais.

Cristo, Nosso Sumo Sacerdote Eterno

(Hebreus 9:24-28)
Cristo não entrou em um santuário terrestre, mas no próprio céu. Ele é nosso sumo sacerdote eterno, que intercede por nós diante de Deus. Sua morte única e definitiva removeu o pecado e nos oferece salvação. Ele retornará novamente, não para expiar o pecado, mas para conceder a salvação eterna aos que o esperam.O Tabernáculo Terrestre e o Celestial

O Antigo Tabernáculo, um templo móvel, representava a presença de Deus entre seu povo. Era dividido em duas partes: o Lugar Santo, acessível aos sacerdotes, e o Santo dos Santos, acessível apenas ao sumo sacerdote uma vez por ano. (Hebreus 9:1-7)

O Novo Tabernáculo, revelado em Cristo, é o próprio céu. (Hebreus 9:24) Cristo, o Sumo Sacerdote, entrou no céu de uma vez por todas através de seu próprio sangue, obtendo eterna redenção. (Hebreus 9:12) Esta redenção é superior aos sacrifícios do Antigo Testamento, pois purifica a consciência do pecado e capacita os crentes a servir a Deus. (Hebreus 9:13-14)

A Nova Aliança: Um Resgate Eterno

Cristo é o mediador da Nova Aliança, que oferece esperança de herança eterna aos que creem. (Hebreus 9:15) Sua morte expiou as transgressões cometidas sob a Antiga Aliança. (Hebreus 9:15) Assim como um testamento é válido somente após a morte do testador, a Nova Aliança foi estabelecida pelo sangue de Cristo. (Hebreus 9:16-18)

O Sangue de Cristo: Purificação e Perdão

O sangue de Cristo possui poder purificador superior ao sangue dos animais sacrificados. (Hebreus 9:22-23) Ele purifica a consciência do pecado, permitindo que os crentes se aproximem de Deus e o sirvam com pureza. (Hebreus 9:14) Este sacrifício único de Cristo supriu o pecado para sempre, e ele retornará para trazer salvação aos que o aguardam. (Hebreus 9:26-28)

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