O que falar na introdução de uma redação
A introdução de uma redação é uma parte fundamental do texto, pois é nela que você irá apresentar o tema e despertar o interesse do leitor. É importante que a introdução seja clara, objetiva e capaz de contextualizar o assunto que será abordado ao longo do texto.
Elementos essenciais da introdução
Para escrever uma introdução eficiente, é necessário utilizar alguns elementos que ajudarão a captar a atenção do leitor. Veja a seguir quais são eles:
Título
O título da redação deve ser atrativo e relacionado ao tema que será abordado. Ele deve ser breve e objetivo, despertando a curiosidade do leitor.
Argumento
No início da introdução, é importante apresentar um argumento que seja relevante para o tema. Esse argumento pode ser uma estatística, uma citação, um fato histórico, entre outros. O objetivo é chamar a atenção do leitor e mostrar a importância do assunto.
Contextualização
Após apresentar o argumento, é necessário contextualizar o tema, ou seja, explicar o contexto em que ele se insere. Isso pode ser feito através de uma breve explicação histórica, social, política, entre outras.
- Objetivo
- Após contextualizar o tema, é importante apresentar o objetivo da redação. O objetivo pode ser uma reflexão sobre o assunto, uma análise crítica, uma proposta de solução, entre outros.
Exemplo de introdução |
---|
A violência urbana é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil é um dos países com maiores índices de violência, sendo que a cada hora, em média, 10 pessoas são vítimas de homicídio. Diante desse cenário alarmante, é necessário refletir sobre as causas e consequências da violência urbana, buscando soluções eficientes para combater esse problema. |