o que é um alceno

O que é um alceno?

Os alcenos são compostos orgânicos que pertencem à classe dos hidrocarbonetos insaturados. Eles são caracterizados pela presença de uma ligação dupla entre dois átomos de carbono em sua estrutura molecular.

Estrutura dos alcenos

A fórmula geral dos alcenos é CnH2n, onde “n” representa o número de átomos de carbono na molécula. A ligação dupla entre os átomos de carbono é formada por uma ligação sigma (σ) e uma ligação pi (π).

Os alcenos podem apresentar diferentes isômeros, que são compostos com a mesma fórmula molecular, mas com arranjos diferentes dos átomos. Esses isômeros podem ser classificados em isômeros cis e trans, dependendo da posição dos grupos ligados aos átomos de carbono da ligação dupla.

Propriedades dos alcenos

Os alcenos são compostos quimicamente reativos devido à presença da ligação dupla. Eles podem passar por reações de adição, onde a ligação dupla é quebrada e novos átomos ou grupos de átomos são adicionados à molécula.

Além disso, os alcenos são insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos. Eles possuem pontos de ebulição e fusão mais baixos em comparação com os alcanos, devido à sua insaturação.

Aplicações dos alcenos

Os alcenos têm diversas aplicações na indústria e na vida cotidiana. Alguns exemplos incluem:

  1. Produção de plásticos, como o polietileno e o polipropileno;
  2. Fabricação de borrachas sintéticas;
  3. Obtenção de produtos químicos, como álcoois, aldeídos e ácidos carboxílicos;
  4. Síntese de compostos orgânicos utilizados na produção de medicamentos e produtos farmacêuticos;
  5. Produção de combustíveis, como o eteno utilizado na fabricação de etanol.

Conclusão

Os alcenos são compostos orgânicos importantes, que possuem uma ligação dupla entre dois átomos de carbono em sua estrutura. Eles apresentam propriedades químicas reativas e têm diversas aplicações na indústria e na vida cotidiana.