O que é reflexologia?
Você sabe o que é reflexologia? É o estudo dos reflexos do corpo através da anatomia e fisiologia humana. Ou seja, trata-se das consequências que o estímulo de uma parte do corpo específica, causa em outra região.
A origem da reflexologia
Essa técnica surgiu há pelo menos 2.500 a.C., de acordo com registros egípcios em pinturas arqueológicas. Na China, era combinada à acupuntura em torno do século IV a.C.
Com a utilização de agulhas de acupuntura, médicos chineses notaram que, ao exercer forte pressão nos pés, aumentavam o fluxo de energia por meio de canais que atravessam o corpo.
Como a reflexologia atua
A reflexologia parte da aplicação de pressão em pontos específicos do corpo, com destaque nas mãos e nos pés, chamada de reflexologia podal. Dessa forma, efeitos positivos surtem em outras partes do corpo, inclusive, em órgãos internos.
Esses pontos que sofrem pressão, são chamados de plexos nervosos. De acordo com especialistas, a correta estimulação dos plexos nervosos auxiliam no equilíbrio da energia corporal. Assim, ocorre o alívio de tensões, aumento da circulação e vitalidade, além de amenizar sintomas físicos e emocionais.
Como é a sessão
Os plexos nervosos podem ser ativados através da pressão feita com os polegares, dedos e mãos do terapeuta. Ou ainda, com um ponteiro, ferramenta comum na reflexologia para determinados fins.
Conheça os benefícios da reflexologia
A reflexologia é utilizada como um complemento a outras terapias, como a acupuntura, a homeopatia e a medicina tradicional, por exemplo.
Vale lembrar que, a reflexologia não substitui tratamentos médicos convencionais. Mas, sim, agrega inúmeros benefícios, tais como:
- Prevenção de doenças
- Alívio de dores musculares
- Melhora do humor
- Aumento da energia e vitalidade
- Atenua sintomas da enxaqueca
- Melhora a qualidade do sono
- Reduz a tensão muscular
- Ativa a circulação sanguínea
- Diminui sintomas de estresse e ansiedade
Quais os tipos de reflexologia existentes?
A reflexologia atua com três diferentes tipos de técnicas, sendo:
- Reflexologia podal: esta é a mais popular, com o estímulo de pontos específicos nas plantas dos pés. Com isso, é possível proporcionar relaxamento, alívio de dores e ativação da circulação sanguínea.
- Reflexologia das mãos ou reflexologia quirodal: se dá através da estimulação de determinados pontos nas palmas das mãos. Auxiliando, assim, o corpo a entrar em estado de equilíbrio, promovendo o relaxamento físico e mental.
- Reflexologia facial: por meio de toques na face, alcança-se o relaxamento e tonificação dos músculos do rosto. Isso faz com que a circulação sanguínea aumente e os inchaços dessa região diminuam. Ainda na reflexologia facial, estão inclusos os plexos nervosos presentes nas orelhas.
Quem pode fazer?
É muito importante que você pesquise e consulte um profissional devidamente capacitado e especializado. Pois, apenas os terapeutas dessa área é que saberão aplicar a pressão nos locais corretos, de modo que os resultados sejam como esperados.
Pessoas de qualquer idade podem recorrer às práticas da reflexologia.
Saiba mais sobre essa terapia maravilhosa, acessando a nossa Formação em Reflexologia – Instituto Brasileiro de Terapia Holística.
Junte-se a nós e ajude a transformar a vida de milhares de pessoas!