o que é pleonasmo

O que é pleonasmo?

O pleonasmo é uma figura de linguagem que consiste na repetição desnecessária de palavras ou ideias, com o objetivo de enfatizar uma informação ou criar um efeito estilístico. É comumente utilizado na literatura, na poesia e na linguagem coloquial.

Exemplos de pleonasmo

Existem diferentes tipos de pleonasmo, como o pleonasmo vicioso, o pleonasmo literário e o pleonasmo redundante. Veja alguns exemplos:

  • No meu ponto de vista pessoal…
  • Subir para cima
  • Entrar para dentro
  • Vi com meus próprios olhos

Uso do pleonasmo na literatura

O pleonasmo é uma figura de linguagem muito utilizada na literatura para criar efeitos estilísticos, como a ênfase em determinada ideia ou a criação de um ritmo poético. Grandes escritores, como Machado de Assis e Guimarães Rosa, utilizaram o pleonasmo em suas obras.

Pleonasmo em “Dom Casmurro”

No livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, encontramos o seguinte trecho:

“Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca.”

Nesse trecho, o autor utiliza o pleonasmo “ressaca” para enfatizar a intensidade do olhar da personagem Capitu.

Conclusão

O pleonasmo é uma figura de linguagem que consiste na repetição desnecessária de palavras ou ideias. É utilizado para enfatizar uma informação ou criar um efeito estilístico na literatura e na linguagem coloquial. Apesar de ser considerado um vício de linguagem em alguns casos, pode ser utilizado de forma criativa e intencional pelos escritores.