O que é hipnose
A hipnose clínica é uma técnica psicoterapêutica que envolve o uso de métodos específicos para induzir a um estado de consciência alterado, beneficiando a saúde do paciente.
Como surgiu a hipnose
A hipnose clínica surgiu como resultado da pesquisa pioneira do Dr. Franz Anton Mesmer, que foi considerado o “pai da hipnose”. Porém, ainda era conhecida como “magnetismo”.
O médico acreditava que as pessoas tinham um fluxo de energia, chamado de “mesmerismo”, e que esse fluxo poderia ser manipulado a fim de melhorar sua saúde mental e física.
Durante os séculos XIX e XX, a hipnose foi usada como um tratamento para diversos tipos de problemas psicológicos e físicos. No entanto, foi somente na década de 1960 que a hipnose clínica foi reconhecida como uma terapia legítima.
Desde então, vem sendo cada vez mais bem aceita como uma forma eficaz de tratamento em muitas áreas da medicina, chegando ao que conhecemos hoje como o que é hipnose.
Como funciona essa terapia
A hipnose clínica consiste na indução de um estado de consciência alterado. Embora o paciente possa se sentir relaxado e tranquilo, ele ainda será capaz de ouvir e entender o que o hipnotizador está dizendo.
Durante a sessão, o hipnotizador faz uso de estratégias específicas, como sugestões de cenários, uso de metáforas, relaxamento e visualizações, para ajudar o cliente a acessar seu inconsciente. Uma vez lá, o hipnotizador consegue auxiliar o indivíduo a encontrar soluções criativas para seus problemas e recorrer a recursos internos para alcançar seus objetivos.
Qual a diferença entre hipnose clínica e hipnose de palco?
A hipnose de palco utiliza basicamente os mesmos métodos, porém, seu foco é o entretenimento. A intenção dessa modalidade é impressionar o público, alterando o estado de consciência do paciente que passa a agir conforme o hipnotizador solicita.
Já a hipnose clínica, tem como intuito melhorar a qualidade de vida do paciente. Nesse caso, a alteração do estado de consciência é leve e ele se mantém consciente tanto durante, como após a consulta.
Como a hipnose pode ajudar?
O intuito da hipnose é fazer com que o paciente mantenha seu foco no momento presente. Por meio do acesso a memórias e emoções profundamente enraizadas, é possível alcançar seus objetivos.
Assim como outras terapias, inicialmente, paciente e terapeuta conversam e alinham pontos a serem trabalhados. A partir daí, é possível estabelecer metas e traçar um plano para alcança-las.
Conheça os benefícios da hipnose
- Reduz sintomas de estresse e ansiedade
- Diminui sintomas da depressão
- Aumenta a autoestima e autoconfiança
- Melhora a qualidade do sono
- Proporciona conexões internas
- Ajuda a lidar com fobias e traumas
- Auxilia no controle de dores crônicas
- Permite a mudança de comportamentos não desejados
- Ajuda no tratamento de distúrbios alimentares
- Melhora a memória
- Aumenta o foco e a motivação
Para quem essa técnica é indicada?
Qualquer pessoa que esteja disposta a melhorar sua saúde física e mental pode procurar a hipnose.
Entretanto, vale lembrar que a hipnose atua como um complemento a outros tipos de tratamentos e terapias. Sendo assim, não substitui consultas médicas especializadas, nem tratamentos com medicamentos.
Procure sempre indicações e consulte um hipnoterapeuta de sua confiança para que o tratamento tenha maiores garantias de sucesso.
Como fazer hipnose?
Se você tem interesse em fazer parte dessa área terapêutica encantadora, conheça nossa Formação em Hipnose Clínica Instituto Brasileiro de Terapia Holística e ajude a melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas!