O que é constelação familiar
A constelação familiar é uma vertente das terapias em grupo. Através dela, é possível identificar e resgatar emoções, além de dissipar entraves emocionais que possam dificultar o desenvolvimento saudável das relações familiares.
Surgimento
Essa técnica foi desenvolvida por Bert Hellinger, psicanalista, escritor e pesquisador alemão, em meados dos anos 90. Segundo ele, todos os relacionamentos familiares, mesmo os mais distantes, influenciam a vida das pessoas no presente.
Hellinger dedicou décadas de sua vida acompanhando e analisando famílias, a fim de desenvolver seu próprio método e ajudar as pessoas a entender seus laços familiares, tornando suas relações mais saudáveis.
Como funciona a constelação familiar?
A ideia principal da constelação familiar, é que todas as influências na vida de uma pessoa, incluindo seus antepassados, possuem impactos significativos no seu comportamento atual.
Sendo assim, por meio da constelação familiar, os envolvidos trabalham em conjunto para descobrir e restaurar as relações familiares saudáveis. Buscando sempre, encontrar soluções para desatar os nós que acabam sufocando essas relações.
Para quem essa prática é indicada?
A constelação familiar se destina a qualquer pessoa que se sinta presa, de alguma forma, a seus relacionamentos familiares. Com essa técnica, é possível ajudar o indivíduo a entender melhor seus laços parentescos e aprender a lidar com os conflitos existentes.
Por isso, a constelação familiar é indicada para quem deseja recuperar suas relações e melhorar sua qualidade de vida. Principalmente, no âmbito emocional.
Lembrando, que ela pode ser facilmente combinada com outras terapias holísticas.
Quais são os benefícios da constelação familiar?
Quem procura auxílio através da constelação familiar, percebe as seguintes melhoras:
- Compreensão dos laços familiares e o impacto que eles exercem sobre sua vida;
- Consciência das emoções e travas emocionais que podem estar presentes nas relações;
- Capacidade de lidar com conflitos familiares;
- Conexão e afeto entre os membros da família;
- Senso de identidade e pertencimento;
- Aceitação e respeito por si mesmo e pelos outros.
O que acontece durante a sessão
Quem comanda a sessão, é chamado de facilitador. De início, ele pede que os participantes descrevam seus relacionamentos familiares.
Feito isso, orienta que imaginem cada membro de suas famílias como uma figura disponível, formando uma espécie de mapa. A disposição nesse mapa, é feita de acordo com o papel que cada familiar representa.
Com as formações prontas, eles observam possíveis padrões ou conexões presentes em cada família. Ao final, o facilitador ajuda os participantes a compreender melhor e se conectar com suas emoções e influências, identificando soluções para questões específicas.
Qual o valor da sessão de constelação familiar?
O valor de uma sessão de constelação familiar dependerá muito do terapeuta que você contratar, bem como do tempo necessário para a sessão. Geralmente, as sessões de constelação familiar podem variar entre R$ 80 e R$ 150 por sessão.
Como ser um terapeuta nessa área?
Se você se identifica com essa área e sente um chamado para ajudar as pessoas, o nosso curso de Formação Completa em Constelação Familiar Instituto Brasileiro de Terapia Holística, é para você!
Faça parte dessa transformação!