O que é citação direta?
A citação direta é uma forma de referenciar e utilizar informações de outras fontes em um texto, de forma literal, ou seja, reproduzindo exatamente as palavras do autor original. É uma prática comum em trabalhos acadêmicos, artigos científicos e outros tipos de escrita que exigem embasamento teórico.
Como fazer uma citação direta?
Para fazer uma citação direta, é necessário seguir algumas regras de formatação. Primeiramente, é importante indicar a autoria da citação, colocando o sobrenome do autor em caixa alta, seguido do ano de publicação da obra entre parênteses. Em seguida, deve-se inserir a citação propriamente dita, entre aspas, destacando-a do restante do texto.
Por exemplo:
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela, 2003)
Tipos de citação direta
Existem dois tipos de citação direta: curta e longa.
A citação direta curta é aquela que possui até três linhas. Nesse caso, ela deve ser inserida no próprio parágrafo, entre aspas, sem recuo e com a indicação da autoria e ano de publicação.
Já a citação direta longa é aquela que possui mais de três linhas. Nesse caso, ela deve ser destacada do restante do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, em fonte menor que a do texto principal e com espaçamento simples entre as linhas. Também é necessário indicar a autoria e o ano de publicação.
- Exemplo de citação direta curta:
- Exemplo de citação direta longa:
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela, 2003)
A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Ela é a base para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária, capaz de superar os desafios e construir um futuro melhor para todos. (Nelson Mandela, 2003)
Importância da citação direta
A citação direta é importante porque permite ao autor embasar suas ideias e argumentos em fontes confiáveis e reconhecidas. Além disso, ao citar corretamente as obras consultadas, o autor demonstra respeito aos direitos autorais e evita o plágio, que é considerado uma prática antiética e ilegal.
Portanto, ao utilizar a citação direta em seus textos, lembre-se sempre de indicar a autoria corretamente, seguindo as normas de formatação adequadas, e de fazer referência completa à obra consultada na lista de referências bibliográficas ao final do texto.