O Pedido de um Rei em Israel (1 Samuel 8:1-22)

1 E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.

2 E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba.

3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.

4 Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,

5 E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.

6 Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor.

7 E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.

8 Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti.

9 Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles.

10 E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei.

11 E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.

12 E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros.

13 E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.

14 E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos.

15 E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos.

16 Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho.

17 Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos.

18 Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia.

19 Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei.

20 E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras.

21 Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu aos ouvidos do Senhor.

22 Então o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um à sua cidade.

1 Samuel

O Pedido do Povo por um Rei (1 Samuel 8:4-5)

Os anciãos de Israel se reuniram em Ramá e expressaram sua insatisfação com os filhos de Samuel como juízes (v. 4). Eles alegaram que seus filhos se desviaram do caminho da justiça e pediram um rei para julgá-los, semelhante às outras nações (v. 5).

A Relutância de Samuel (1 Samuel 8:6-7)

A pedido do povo, Samuel se aborreceu e orou ao Senhor (v. 6). Deus revelou que o povo não o havia rejeitado, mas a Ele, por preferirem um rei a Ele como seu governante (v. 7).

As Consequências de um Rei (1 Samuel 8:9-18)

O Senhor instruiu Samuel a advertir o povo sobre as consequências de ter um rei (v. 9). Samuel transmitiu a mensagem de Deus, descrevendo a opressão e os encargos que os reis imporiam ao seu povo (vv. 11-18).

A Persistência do Povo (1 Samuel 8:19-22)

Apesar dos avisos de Samuel, o povo se recusou a ouvir sua voz e insistiu em ter um rei (v. 19). Eles se compararam a outras nações e desejaram um governante que os guiasse em batalha (v. 20). Samuel transmitiu sua decisão ao Senhor, que lhe ordenou que cedesse ao pedido do povo e estabelecesse um rei sobre eles (vv. 21-22).Os Filhos de Samuel Pervertem a Justiça (1 Samuel 8:1-3)

Tendo Samuel envelhecido, seus filhos, Joel e Abia, assumiram como juízes em Israel. No entanto, eles se desviaram do caminho de seu pai, cedendo à corrupção, aceitando subornos e pervertendo a justiça. O povo, indignado com as injustiças, clamou por um rei.

O Desejo do Povo por um Rei (1 Samuel 8:4-5)

Os anciãos de Israel se reuniram em Ramá e apresentaram a Samuel seu desejo de ter um rei. Eles reivindicaram um líder que os julgasse e os conduzisse na guerra, como faziam as outras nações.

A Oposição de Samuel (1 Samuel 8:6-9)

Samuel ficou profundamente perturbado com o pedido do povo. Ele orou ao Senhor, que o instruiu a ouvir a voz do povo, mas a adverti-los solenemente sobre as consequências de ter um rei. Samuel transmitiu as palavras do Senhor, explicando que um rei imporia cargas pesadas sobre eles e dominaria suas vidas.

As Consequências da Monarquia (1 Samuel 8:10-18)

Apesar dos avisos de Samuel, o povo insistiu em ter um rei. Eles ignoraram as consequências que Samuel предсказал, incluindo a perda de liberdade, riqueza e até mesmo de seus filhos. Samuel profetizou que, no futuro, eles clamariam a Deus por libertação, mas suas orações seriam em vão.## Corrupção dos Filhos de Samuel (1 Samuel 8:1-3)

1 E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel. 2 E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba. 3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.

Os filhos de Samuel falharam em seguir o exemplo do pai, cedendo à corrupção e ao nepotismo. Eles distorceram a justiça, aceitando subornos e enriquecendo às custas do povo. Sua conduta causou indignação generalizada, levando ao clamor por um rei (1 Samuel 8:5).

Pedido do Povo por um Rei (1 Samuel 8:4-22)

4 Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, 5 E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.

Os anciãos de Israel, frustrados com a corrupção dos filhos de Samuel, pediram a ele que estabelecesse um rei. Eles buscavam um líder que pudesse unificá-los, prover justiça e guiá-los em batalhas. Apesar das objeções de Samuel, o Senhor permitiu que eles escolhessem um rei (1 Samuel 8:7-9).

Consequências da Monarquia (1 Samuel 8:10-18)

10 E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei. 11 E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.

Samuel advertiu o povo sobre as consequências de ter um rei. Ele previu que o rei tomaria seus filhos, recursos e bens para seu próprio benefício. O povo, no entanto, ignorou suas advertências, insistindo na escolha de um rei (1 Samuel 8:19-20).

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo