O Oleiro e a Mensagem de Jeremias (Jeremias 18:1-23)

1 A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:

2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

3 E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,

4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.

5 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

7 No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,

8 Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.

9 No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar,

10 Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.

11 Ora, pois, fala agora aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Eis que estou forjando mal contra vós; e projeto um plano contra vós; convertei-vos, pois, agora cada um do seu mau caminho, e melhorai os vossos caminhos e as vossas ações.

12 Mas eles dizem: Não há esperança, porque andaremos segundo as nossas imaginações; e cada um fará segundo o propósito do seu mau coração.

13 Portanto, assim diz o Senhor: Perguntai agora entre os gentios quem ouviu tal coisa? Coisa mui horrenda fez a virgem de Israel.

14 Porventura a neve do Líbano deixará a rocha do campo ou esgotar-se-ão as águas frias que correm de terras estranhas?

15 Contudo o meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso à vaidade, que os fez tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas, para que andassem por veredas afastadas, não aplainadas;

16 Para fazerem da sua terra objeto de espanto e de perpétuos assobios; todo aquele que passar por ela se espantará, e meneará a sua cabeça;

17 Com vento oriental os espalharei diante do inimigo; mostrar-lhes-ei as costas e não o rosto, no dia da sua perdição.

18 Então disseram: Vinde, e maquinemos projetos contra Jeremias; porque não perecerá a lei do sacerdote, nem o conselho do sábio, nem a palavra do profeta; vinde e firamo-lo com a língua, e não atendamos a nenhuma das suas palavras.

19 Olha para mim, Senhor, e ouve a voz dos que contendem comigo.

20 Porventura pagar-se-á mal por bem? Pois cavaram uma cova para a minha alma. Lembra-te de que eu compareci à tua presença, para falar a favor deles, e para desviar deles a tua indignação;

21 Portanto entrega seus filhos à fome, e entrega-os ao poder da espada, e sejam suas mulheres roubadas dos filhos, e fiquem viúvas; e seus maridos sejam feridos de morte, e os seus jovens sejam feridos à espada na peleja.

22 Ouça-se o clamor de suas casas, quando de repente trouxeres uma tropa sobre eles. Porquanto cavaram uma cova para prender-me e armaram laços aos meus pés.

23 Mas tu, ó Senhor, sabes todo o seu conselho contra mim para matar-me; não perdoes a sua maldade, nem apagues o seu pecado de diante da tua face; mas tropecem diante de ti; trata-os assim no tempo da tua ira.

Jeremias

Jeremias na Casa do Oleiro (Jeremias 18:1-4)

Deus leva Jeremias à casa do oleiro para testemunhar a transformação do barro nas mãos do artesão. Ele molda o barro em um vaso, mas quando ele quebra, o oleiro simplesmente o reformula em outra forma. Essa parábola ensina que Deus tem poder soberano sobre as nações e seus destinos. Ele pode destruir e reconstruir conforme sua vontade.

A Soberania de Deus (Jeremias 18:5-10)

Deus declara sua capacidade de moldar Israel como o barro na mão do oleiro. Ele pode destruir ou construir, abençoar ou amaldiçoar, dependendo das escolhas de seu povo. Se eles se arrependerem, ele os poupará; se eles persistirem na maldade, ele os punirá. Deus é justo e misericordioso, mas também é um Deus de justiça e retribuição.

O Endurecimento do Coração (Jeremias 18:11-17)

Apesar das advertências de Deus, Israel se recusa a se arrepender. Eles se agarram a seus pecados e se recusam a mudar seus caminhos. Deus lamenta sua cegueira e endurecimento de coração. Ele os compara à neve que não derrete e às águas frias que não podem ser esgotadas. Eles estão tão profundamente arraigados em sua rebelião que rejeitam até mesmo a palavra profética de Jeremias.

A Conspiração contra Jeremias (Jeremias 18:18-23)

Os líderes de Israel conspiram para silenciar Jeremias. Eles planejam desacreditá-lo e ignorar suas mensagens. No entanto, Deus conhece seus planos maliciosos e os julgará por sua maldade. Ele não perdoará ou esquecerá seus pecados, mas os castigará severamente por sua conspiração contra seu profeta.## A Soberania de Deus Sobre as Nações (Jeremias 18:6-10)

Deus é soberano sobre todas as nações e, assim como o oleiro molda o barro, Ele molda o destino dos povos. Se uma nação se arrepender de seus pecados, Deus mudará seus planos de julgamento para bênçãos. No entanto, se uma nação persistir no mal, Deus retirará suas bênçãos e trará julgamento sobre ela.

Um Chamado ao Arrependimento (Jeremias 18:11-12)

Apesar da dureza dos corações do povo, Deus os exorta a se arrependerem e a mudarem seus caminhos. Ele oferece perdão e restauração àqueles que se arrependem, mas julgamento e destruição àqueles que permanecem no pecado. O povo, no entanto, rejeita o chamado de Deus e se apega obstinadamente à sua maldade.

A Incredulidade do Povo (Jeremias 18:13-17)

A incredulidade do povo de Israel é comparada a uma coisa “mui horrenda” nunca vista antes. Eles abandonaram o Deus vivo e se voltaram para a idolatria. Deus os compara à neve do Líbano que desaparece e às águas das terras estrangeiras que se esgotam. Ele adverte que sua infidelidade os levará a se tornarem objeto de espanto e zombaria.

A Conspiração Contra Jeremias (Jeremias 18:18-23)

Os líderes do povo conspiram para silenciar Jeremias porque sua mensagem os condena. Eles se recusam a acreditar nas palavras do profeta e planejam persegui-lo. Jeremias clama ao Senhor por proteção e pede que Ele traga justiça sobre seus acusadores. Ele confia que Deus conhece os seus planos malignos e que Ele os trará à ruína.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo