O Nascimento de Jesus, a Profecia Cumprida (Mateus 1:18-24)

Campartilhe:

18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.

19 Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.

20 E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;

21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;

23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.

24 E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;

Mateus

José, o Justo e a Profecia Cumprida

  • Versículo 18: Maria concebeu de forma sobrenatural pelo Espírito Santo, cumprindo a profecia de Isaías 7:14 e Miqueias 5:2-3.

A Revelação a José

  • Versículo 19-20: José, um homem justo e preocupado com a reputação de Maria, planejou deixá-la secretamente. No entanto, Deus intervém através de um anjo em sonhos, ordenando-o a receber Maria como sua esposa.
  • Versículo 21: O anjo revela que o filho de Maria será chamado Jesus, pois Ele salvaria Seu povo dos seus pecados.

A Profecia de Isaías

  • Versículo 22-23: O anjo cita a profecia de Isaías 7:14, que prediz o nascimento virginal de um filho chamado Emanuel, que significa “Deus conosco”.

A Obediência de José

  • Versículo 24: Acordando do sonho, José obedece à ordem do anjo e recebe Maria como sua esposa, cumprindo a profecia e demonstrando sua fé e confiança em Deus.## O Nascimento Divino (Mateus 1:18)

“Estando Maria, sua mãe, desposada com José… achou-se ter concebido do Espírito Santo.”

O nascimento de Jesus foi marcado por um milagre sobrenatural. Maria, ainda não unida a José, concebeu por obra do Espírito Santo. Esse acontecimento extraordinário atesta a natureza divina de Cristo, cumprindo a profecia messiânica da semente da mulher esmagando a cabeça da serpente (Gênesis 3:15).

A Anunciação a José (Mateus 1:19-21)

“Então José, seu marido… intentou deixá-la secretamente… em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor… não temas receber a Maria… o que nela está gerado é do Espírito Santo.”

José, um homem justo, ficou perplexo com a gravidez de Maria. A lei mosaica prescrevia a morte por apedrejamento para mulheres adúlteras (Deuteronômio 22:23-24). Contudo, um anjo apareceu a José em sonho, garantindo que a criança era concebida por obra do Espírito Santo. Ele deveria receber Maria como sua esposa e honrar seu filho como o Salvador prometido.

O Nome Profético (Mateus 1:21)

“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”

O nome “Jesus” significa “Salvador”. Reflete a missão divina de Cristo de resgatar a humanidade do pecado e suas consequências (João 14:6; Atos 4:12). A salvação oferecida por Jesus é compreensiva, abrangendo perdão, liberdade e vida eterna.

O Cumprimento da Profecia (Mateus 1:22-23)

“Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz: ‘Eis que a virgem conceberá… E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.'”

O nascimento virginal e o nome de Emanuel (Isaías 7:14) foram preditos pelos profetas. Esses sinais messiânicos apontavam para a presença de Deus entre seu povo, cumprindo a promessa de Salvação e Redenção.## O Nascimento Virginal (Mateus 1:18)

Versículo 18: “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.”

Este versículo estabelece o nascimento milagroso de Jesus, concebido pelo Espírito Santo enquanto Maria ainda estava prometida a José. A concepção virginal cumpriu a profecia de Isaías 7:14, que predisse que uma virgem daria à luz um filho chamado Emanuel.

A Perturbação de José (Mateus 1:19)

Versículo 19: “Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.”

José, um homem justo e devoto, ficou confuso e perturbado quando descobriu a gravidez de Maria. Ele considerou deixá-la secretamente para evitar o escândalo, mas sua compaixão e amor por Maria o levaram a procurar uma solução.

A Intervenção do Anjo (Mateus 1:20)

Versículo 20: “E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;”

Deus interveio através de um anjo para tranquilizar José e revelar a origem sobrenatural da gravidez de Maria. O anjo assegurou a José que o filho que Maria estava esperando era obra do Espírito Santo e que ele deveria cumprir seu papel como pai terreno e protetor de Jesus.

O Nome de Jesus (Mateus 1:21)

Versículo 21: “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”

O anjo instruiu José a nomear o bebê Jesus, pois significava “Deus salva”. Esse nome predisse a missão de Jesus como o Messias, que viria para redimir a humanidade do pecado e restaurar o relacionamento com Deus.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba as atualizações

Leia mais:

Como Colocar Emoji Nos Contatos

Como Colocar Emojis nos Contatos Você já deve ter reparado que os emojis podem enriquecer a comunicação no WhatsApp e outros aplicativos, tornando as conversas

Como Colocar Emoji No Contato

Como Colocar Emoji No Contato Introdução Emojis estão presentes em todos os aspectos da nossa vida digital. Eles enriquecem as conversas, tornam as mensagens mais