1 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
3 E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
4 Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
5 E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
7 A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.
8 E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.
9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.
10 E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.
11 E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar.
12 E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.
13 E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim.
14 Antes voarão sobre os ombros dos filisteus ao ocidente; juntos despojarão aos do oriente; em Edom e Moabe porão as suas mãos, e os filhos de Amom lhes obedecerão.
15 E o Senhor destruirá totalmente a língua do mar do Egito, e moverá a sua mão contra o rio com a força do seu vento e, ferindo-o, dividi-lo-á em sete correntes e fará que por ele passem com sapatos secos.
16 E haverá caminho plano para o remanescente do seu povo, que for deixado da Assíria, como sucedeu a Israel no dia em que subiu da terra do Egito.
Isaías
O Messias: Um Renovo de Justiça e Paz
Isaías 11:1-5, 10
O Messias é descrito como um renovo justo e sábio, guiado pelo Espírito do Senhor. Ele não julgará pela aparência externa, mas com justiça e equidade. A justiça será o seu cinto, e a fidelidade, o cinto de seus rins. Ele busca o conhecimento e o temor do Senhor, e seu julgamento será imparcial.
Paz e Harmonia na Criação
Isaías 11:6-9, 15-16
O Messias estabelecerá uma paz inabalável na criação. Animais selvagens e domésticos viverão juntos em harmonia, guiados por uma criança. As crianças brincarão com segurança mesmo perto de animais perigosos. O conhecimento do Senhor cobrirá a terra, dissipando todo mal e dano. O caminho será desobstruído para o povo de Deus, assim como o foi quando Israel deixou o Egito.
Restauração do Povo de Deus
Isaías 11:10-16
O Messias se tornará um estandarte de esperança para todas as nações. Ele reunirá os exilados de Israel e Judá, eliminando a divisão e o conflito entre eles. Ele estenderá seu domínio sobre os povos vizinhos, estabelecendo a paz e a prosperidade. A língua do mar do Egito será destruída, simbolizando a libertação do povo de Israel da escravidão.## Raiz de Jessé e Renovo Frutificante (Isaías 11:1-2)
A Raiz de Jessé: Isaías profetiza o nascimento do Messias como um rebento da linhagem de Jessé, o pai do rei Davi. Ele surge como um símbolo de esperança e renovação em meio à escuridão.
Renovo Frutificante: O renovo das raízes de Jessé representa o crescimento e desenvolvimento do Messias. Ele trará abundantes frutos de justiça, paz e vida eterna para aqueles que o seguem.
Espírito do Senhor sobre o Messias (Isaías 11:2)
O Messias será ungido com o Espírito do Senhor, habilitando-o com sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, conhecimento e temor do Senhor. Ele será guiado por este Espírito em todas as suas ações e decisões.
Deleite no Temor do Senhor (Isaías 11:3)
O Messias se deleitará no temor do Senhor, obedecendo à sua vontade e vivendo em santidade. Ele não julgará superficialmente, mas com justiça e eqüidade, estabelecendo o reino de Deus na terra.## O Messias, o Príncipe da Paz (Isaías 11:1-16) – Parte 2
O Retorno do Messias (Isaías 11:10-16)
Após o advento do Messias, Ele será um farol de esperança para as nações, e Seu reino de paz se estenderá a todos os cantos da Terra (Isaías 11:10-12). A inimizade entre Israel e seus vizinhos cessará, simbolizada pela união de animais que normalmente seriam inimigos (Isaías 11:6-9). A violência e o mal serão erradicados, e a terra será preenchida com o conhecimento de Deus (Isaías 11:9).
O Reino de Justiça e Paz (Isaías 11:13-15)
O Messias reinará com justiça e equidade, defendendo os pobres e oprimidos (Isaías 11:4-5). A injustiça e a opressão serão removidas, e a paz e a harmonia prevalecerão (Isaías 11:13). O mar Eufrates secará, simbolizando a destruição dos obstáculos que impedem o reinado do Messias (Isaías 11:15).
Um Caminho para o Povo de Deus (Isaías 11:16)
Para o remanescente do povo de Deus que foi esparso entre as nações, o Messias proporcionará um caminho seguro e nivelado para retornar à sua terra (Isaías 11:16). Isso espelhará o êxodo de Israel do Egito, onde Deus os guiou por um caminho seco através do Mar Vermelho.