13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Apocalipse
Os Mortos Ressuscitam
“E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.” (Apocalipse 20:13)
O mar, a morte e o inferno devolvem seus mortos para o julgamento final, onde cada pessoa é avaliada pelas ações praticadas durante sua vida terrena.
O Lago de Fogo
“E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.” (Apocalipse 20:14)
A morte e o inferno são lançados no lago de fogo, representando a destruição definitiva dessas forças destrutivas. Simbolicamente, indica o fim do pecado, da corrupção e da separação de Deus.
O Livro da Vida
“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20:15)
Somente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida escaparão do lago de fogo. O livro simboliza o registro dos fiéis, aqueles que aceitaram a salvação por meio de Jesus Cristo e viveram em obediência a seus mandamentos.## Os Mortos são Julgados
13. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. (Apocalipse 20:13)
O versículo 13 descreve o julgamento final, onde todas as pessoas que já morreram serão ressuscitadas e julgadas por suas ações. Este não é um julgamento arbitrário, mas uma avaliação justa e equitativa com base em como cada pessoa viveu sua vida. Os justos serão recompensados com a vida eterna, enquanto os injustos enfrentarão a condenação eterna.
A Segunda Morte
14. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. (Apocalipse 20:14)
O “lago de fogo” é um símbolo da destruição eterna. Aqueles que são lançados nele experimentarão uma “segunda morte”, uma morte eterna e irreversível. Esta é a punição final para aqueles que rejeitaram a Deus e viveram em pecado. A “primeira morte” é a morte física, enquanto a “segunda morte” é a separação eterna de Deus e a condenação ao inferno.
O Livro da Vida
15. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:15)
O “livro da vida” é um registro de todos que são salvos por meio da fé em Jesus Cristo. Aqueles cujos nomes estão escritos no livro serão salvos da condenação e receberão a vida eterna. Aqueles cujos nomes não estão escritos serão lançados no lago de fogo. Este versículo enfatiza a importância de acreditar em Jesus e viver de acordo com Sua vontade, pois somente aqueles que são salvos através de Cristo escaparão do julgamento final.## O Julgamento Final: Morte e Inferno Lançados no Lago de Fogo (Apocalipse 20:13-15)
O Mar, a Morte e o Inferno Entregam Seus Mortos (Apocalipse 20:13)
“E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.”
O mar, a morte e o inferno são personificações das forças destruidoras e opostas à vida. No Julgamento Final, eles serão obrigados a liberar todos os que foram reivindicados por sua influência, trazendo-os diante do trono para seu julgamento final.
A Segunda Morte (Apocalipse 20:14)
“E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.”
A “segunda morte” é uma morte espiritual e eterna, reservada para aqueles que rejeitam a salvação oferecida por Deus em Jesus Cristo. É um estado de separação permanente de Deus e é a punição final para o pecado.
O Livro da Vida (Apocalipse 20:15)
“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”
O “livro da vida” é o registro dos que seguiram a Cristo e foram salvos. Aqueles que não forem encontrados escritos neste livro serão lançados no lago de fogo, pois não têm a vida eterna que só pode vir por meio de Jesus.