O Jovem Jesus no Templo (Lucas 2:41-52)

41 Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;

42 E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.

43 E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.

44 Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;

45 E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.

46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.

47 E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.

48 E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.

49 E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?

50 E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.

51 E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.

52 E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.

Lucas

A Visita Anual à Páscoa (Lucas 2:41-42)

Versículo 41: “Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa.”

Os pais de Jesus seguiam a tradição judaica de peregrinar a Jerusalém para a Páscoa, uma celebração da libertação de Israel do Egito.

Versículo 42: “E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.”

Aos 12 anos, Jesus atingiu a maioridade religiosa e estava qualificado para participar plenamente das festividades da Páscoa.

O Desaparecimento de Jesus (Lucas 2:43-45)

Versículo 43: “E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.”

Na viagem de volta, Jesus ficou para trás sem que seus pais percebessem.

Versículos 44-45: “Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.”

José e Maria buscaram desesperadamente por Jesus entre seus familiares e amigos.

A Descoberta no Templo (Lucas 2:46-47)

Versículo 46: “E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.”

Após três dias de busca, eles encontraram Jesus no Templo, discutindo com os estudiosos da Lei.

Versículo 47: “E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.”

A sabedoria e o conhecimento de Jesus impressionaram profundamente os estudiosos.

O Retorno a Nazaré (Lucas 2:51-52)

Versículo 51: “E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito.”

Jesus retornou com seus pais para Nazaré e permaneceu submisso a eles.

Versículo 52: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.”

Jesus continuou a crescer em conhecimento, físico e espiritualmente, ganhando favor tanto com Deus quanto com as pessoas.## O Costume Anual (Lucas 2:41)

Todos os anos, “os pais de Jesus iam a Jerusalém à festa da Páscoa” (v. 41). Este era um costume religioso judaico onde os peregrinos viajavam para o Templo para celebrar a libertação de Israel do Egito.

O Jovem Jesus no Templo (Lucas 2:42-46)

Aos doze anos, Jesus “subiu a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa” (v. 42). Ao retornarem, José e Maria perceberam que Jesus não estava com eles. Após um dia de busca, eles o encontraram no Templo “assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os” (v. 46).

A Compreensão de Maria e José (Lucas 2:47-50)

Embora impressionados com o conhecimento de Jesus, seus pais não entenderam suas palavras quando ele disse: “Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (v. 49). Eles não perceberam que Jesus se referia a Deus como seu Pai celestial.

O Retorno a Nazaré (Lucas 2:51-52)

Apesar da incompreensão, “Jesus desceu com eles e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito” (v. 51). Sua mãe, Maria, “guardava no seu coração todas estas coisas” (v. 51), refletindo sobre os eventos e o significado por trás deles. Jesus continuou crescendo “em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (v. 52), preparando-se para seu ministério futuro.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo