O chamado de Oséias (Oséias 1:1-11)

1 Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.

2 O princípio da palavra do Senhor por meio de Oséias. Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor.

3 Foi, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho.

4 E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jizreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.

5 E naquele dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jizreel.

6 E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei.

7 Mas da casa de Judá me compadecerei, e os salvarei pelo Senhor seu Deus, pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros.

8 E, depois de haver desmamado a Lo-Ruama, concebeu e deu à luz um filho.

9 E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami; porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.

10 Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo.

11 E os filhos de Judá e os filhos de Israel juntos se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça, e subirão da terra; porque grande será o dia de Jizreel.

Oséias

O Chamado de Oséias: Uma Mulher de Prostituições (Oséias 1:2)

  • Deus instrui Oséias a se casar com Gômer, uma mulher de prostituições, simbolizando a infidelidade de Israel.
  • A prostituição de Israel representa seu afastamento de Deus e seu envolvimento em práticas idólatras.

O Significado do Nome Jizreel (Oséias 1:4)

  • O primeiro filho de Oséias e Gômer é chamado Jizreel, que significa “Deus semeia”.
  • Esse nome prenuncia o julgamento de Deus sobre Israel por seus pecados, indicando a semeadura de vingança.

A Desolação de Israel (Oséias 1:6-9)

  • A segunda filha de Oséias e Gômer recebe o nome Lo-Ruama, que significa “Não Amada”.
  • O terceiro filho é chamado Lo-Ami, que significa “Não Meu Povo”.
  • Esses nomes representam a rejeição de Deus por Israel e a perda de sua bênção e proteção.

O Restabelecimento de Israel (Oséias 1:10-11)

  • Apesar do julgamento, Deus promete que um remanescente fiel de Israel será restaurado.
  • O número de Israel será como a areia do mar e eles serão reconhecidos como filhos do Deus vivo.
  • A unidade de Judá e Israel será estabelecida sob um único líder e eles experimentarão um grande dia de restauração em Jizreel.## Oséias: O Chamamento e a Missão (Oséias 1:1-2)

  • “Palavra do Senhor, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.” (Oséias 1:1)

  • “O princípio da palavra do Senhor por meio de Oséias. Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor.” (Oséias 1:2)

Deus chamou Oséias para um ministério único e desafiador, exigindo que ele se casasse com uma prostituta como um símbolo da infidelidade de Israel. Esta tarefa serviu como uma metáfora vívida da relação rompida entre Deus e seu povo.

A Profecia de Juízo e Restauração (Oséias 1:3-11)

  • “Foi, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho.” (Oséias 1:3)
  • “E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jizreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.” (Oséias 1:4)
  • “E naquele dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jizreel.” (Oséias 1:5)

A descendência de Oséias com Gômer representou a infidelidade e o julgamento que viria sobre Israel. O nome “Jizreel” aludia a um local de violência passada e profetizava o derramamento de sangue na batalha.

  • “E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei.” (Oséias 1:6)
  • “Mas da casa de Judá me compadecerei, e os salvarei pelo Senhor seu Deus, pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros.” (Oséias 1:7)

A filha de Oséias, chamada “Lo-Ruama”, simbolizava a rejeição contínua de Deus a Israel. Contudo, ele prometeu misericórdia a Judá, enfatizando sua dependência do Senhor, não das armas ou do poder militar.

  • “E, depois de haver desmamado a Lo-Ruama, concebeu e deu à luz um filho.” (Oséias 1:8)
  • “E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami; porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.” (Oséias 1:9)

O terceiro filho de Oséias foi chamado “Lo-Ami”, indicando a ruptura completa entre Deus e Israel. No entanto, Deus também prometeu uma restauração futura, quando o número do povo de Israel se multiplicaria como a areia do mar e seria reconhecido como seus filhos.

  • “Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo.” (Oséias 1:10)
  • “E os filhos de Judá e os filhos de Israel juntos se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça, e subirão da terra; porque grande será o dia de Jizreel.” (Oséias 1:11)

Apesar do julgamento e da rejeição, Deus prometeu a restauração e a unidade de seu povo no futuro. O “dia de Jizreel” simbolizava um tempo de esperança e renovação para Israel.

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