32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.
33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
34 Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
Romanos
A Profundidade da Misericórdia de Deus (Romanos 11:32)
Versículo 32: “Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.”
A misericórdia de Deus envolve todas as pessoas, apesar de sua desobediência. Ele nos traz ao arrependimento e nos oferece Sua graça e perdão, independentemente de nossos pecados. A Sua misericórdia é imerecida e imensurável, cobrindo-nos com a Sua graça salvadora.
A Sabedoria Inafundável de Deus (Romanos 11:33)
Versículo 33: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”
A sabedoria e o conhecimento de Deus são incompreensíveis para nossas mentes finitas. Seus caminhos e julgamentos são misteriosos, mas sempre justos e amorosos. Ele trabalha de maneiras que não podemos entender completamente, mas sempre para o nosso bem.
A Inacessibilidade da Mente de Deus (Romanos 11:34)
Versículo 34: “Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?”
É impossível para os humanos compreenderem totalmente a mente de Deus. Ele é soberano e pode fazer o que quiser, quando quiser. Nós devemos confiar em Seus caminhos e confiar que Ele sempre trabalhará para o nosso melhor, mesmo que não entendamos as Suas ações.
A Dependência de Deus (Romanos 11:35-36)
Versículo 35: “Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?”
Não podemos dar nada a Deus em troca de Sua misericórdia. Tudo o que temos vem Dele, e estamos completamente dependentes Dele. Ele não precisa ou deseja nossas recompensas, pois ele é o doador e sustentador de todas as coisas.
Versículo 36: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”
Tudo existe por meio de Deus, para Deus e para a glória de Deus. Devemos reconhecer que Ele é a fonte e o fim de todas as coisas. A verdadeira glória vem de honrar e adorar a Deus, que é digno de todo louvor.## Deus Encerrou Todos Debaixo da Desobediência (Romanos 11:32)
“Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.” (Romanos 11:32)
Deus não criou o homem para ser desobediente, mas o homem escolheu desobedecer. Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23). No entanto, Deus, em Sua misericórdia, forneceu um caminho para a salvação através de Jesus Cristo.
A Profundidade das Riquezas de Deus (Romanos 11:33)
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Romanos 11:33)
Deus é sábio e todo-poderoso. Seus caminhos são inescrutáveis e incompreensíveis para nós. Contudo, devemos confiar em Sua sabedoria e amor, pois Ele sempre age para o nosso bem.
A Glória de Deus (Romanos 11:36)
“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (Romanos 11:36)
Todas as coisas vêm de Deus, por meio de Deus e para Deus. Ele é a fonte, o meio e o objetivo de tudo. Portanto, devemos dar glória a Deus por todas as coisas, pois Ele é digno de todo o nosso louvor e adoração.