(Números 4:2-15) (Números 4:16-20) (Números 4:21-28) (Números 4:29-33) (Números 4:34-37) (Números…

Campartilhe:

1 E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:

2 Fazei a soma dos filhos de Coate, dentre os filhos de Levi, pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais;

3 Da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta anos, será todo aquele que entrar neste serviço, para fazer o trabalho na tenda da congregação.

4 Este será o ministério dos filhos de Coate na tenda da congregação, nas coisas santíssimas.

5 Quando partir o arraial, Arão e seus filhos virão e tirarão o véu da tenda, e com ele cobrirão a arca do testemunho;

6 E pôr-lhe-ão por cima uma coberta de peles de texugos, e sobre ela estenderão um pano, todo azul, e lhe colocarão os varais.

7 Também sobre a mesa da proposição estenderão um pano azul; e sobre ela porão os pratos, as colheres, e as taças e os jarros para libação; também o pão contínuo estará sobre ela.

8 Depois estenderão em cima deles um pano de carmesim, e com a coberta de peles de texugos o cobrirão, e lhe colocarão os seus varais.

9 Então tomarão um pano azul, e cobrirão o candelabro da luminária, e as suas lâmpadas, e os seus espevitadores, e os seus apagadores, e todos os seus vasos de azeite, com que o servem.

10 E envolverão, a ele e a todos os seus utensílios, na coberta de peles de texugos; e o colocarão sobre os varais.

11 E sobre o altar de ouro estenderão um pano azul, e com a coberta de peles de texugos, o cobrirão, e lhe colocarão os seus varais.

12 Também tomarão todos os utensílios do ministério, com que servem no santuário; e os colocarão num pano azul, e os cobrirão com uma coberta de peles de texugos, e os colocarão sobre os varais.

13 E tirarão as cinzas do altar, e por cima dele estenderão um pano de púrpura.

14 E sobre ele colocarão todos os seus instrumentos com que o servem: os seus braseiros, os garfos e as pás, e as bacias; todos os pertences do altar; e por cima dele estenderão uma coberta de peles de texugos, e lhe colocarão os seus varais.

15 Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabado de cobrir o santuário, e todos os instrumentos do santuário, então os filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário não tocarão para que não morram; este é o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregação.

16 Porém o cargo de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, será o azeite da luminária e o incenso aromático, e a contínua oferta dos alimentos, e o azeite da unção, o cargo de todo o tabernáculo, e de tudo que nele há, o santuário e os seus utensílios.

17 E falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo:

18 Não deixareis extirpar a tribo das famílias dos coatitas do meio dos levitas.

19 Mas isto lhes fareis, para que vivam e não morram, quando se aproximarem das coisas santíssimas: Arão e seus filhos virão, e a cada um colocarão no seu ministério e no seu cargo,

20 Porém não entrarão a ver, quando cobrirem o santuário, para que não morram.

21 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

22 Fazei também a soma dos filhos de Gérson, segundo a casa de seus pais, segundo as suas famílias:

23 Da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta, contarás a todo aquele que entrar a se ocupar no seu serviço, para executar o ministério na tenda da congregação.

24 Este será o ministério das famílias dos gersonitas no serviço e no cargo.

25 Levarão, pois, as cortinas do tabernáculo, e a tenda da congregação, e a sua coberta, e a coberta de peles de texugos, que está por cima dele, e a cortina da porta da tenda da congregação,

26 E as cortinas do pátio, e a cortina da porta do pátio, que está junto ao tabernáculo, e junto ao altar em redor, e as suas cordas, e todos os instrumentos do seu ministério, com tudo o que diz respeito a eles, para que sirvam.

27 Todo o ministério dos filhos dos gersonitas, em todo o seu cargo, e em todo o seu trabalho, será segundo o mandado de Arão e de seus filhos; e lhes designareis as responsabilidades do seu cargo.

28 Este é o ministério das famílias dos filhos dos gersonitas na tenda da congregação; e a sua guarda será debaixo da mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.

29 Quanto aos filhos de Merari, segundo as suas famílias e segundo a casa de seus pais os contarás;

30 Da idade de trinta anos para cima, até aos cinqüenta, contarás a todo aquele que entrar neste serviço, para administrar o ministério da tenda da congregação.

31 Esta, pois, será a responsabilidade do seu cargo, segundo todo o seu ministério, na tenda da congregação: As tábuas do tabernáculo, e os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases;

32 Como também as colunas do pátio em redor, e as suas bases, e as suas estacas, e as suas cordas, com todos os seus instrumentos, e com todo o seu ministério; e contareis os objetos que ficarão a seu cargo, nome por nome.

33 Este é o ministério das famílias dos filhos de Merari, segundo todo o seu ministério, na tenda da congregação, debaixo da mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.

34 Moisés, pois, e Arão e os príncipes da congregação contaram os filhos dos coatitas, segundo as suas famílias e segundo a casa de seus pais;

35 Da idade de trinta anos para cima, até aos cinqüenta, todo aquele que entrou neste serviço, para o ministério da tenda da congregação.

36 Os que deles foram contados, pois, segundo as suas famílias, foram dois mil e setecentos e cinqüenta.

37 Estes são os que foram contados das famílias dos coatitas, de todo aquele que ministrava na tenda da congregação, os quais Moisés e Arão contaram, conforme ao mandado do Senhor pela mão de Moisés.

38 Semelhantemente os que foram contados dos filhos de Gérson, segundo as suas famílias, e segundo a casa de seus pais;

39 Da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta, todo aquele que entrou neste serviço, para o ministério na tenda da congregação.

40 Os que deles foram contados, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, foram dois mil e seiscentos e trinta.

41 Estes são os contados das famílias dos filhos de Gérson, de todo aquele que ministrava na tenda da congregação; os quais Moisés e Arão contaram, conforme ao mandado do Senhor.

42 E os que foram contados das famílias dos filhos de Merari, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais;

43 Da idade de trinta anos para cima, até aos cinqüenta, todo aquele que entrou neste serviço, para o ministério na tenda da congregação.

44 Os que deles foram contados, segundo as suas famílias, eram três mil e duzentos.

45 Estes são os contados das famílias dos filhos de Merari; os quais Moisés e Arão contaram, conforme ao mandado do Senhor, pela mão de Moisés.

46 Todos os que deles foram contados, que contaram Moisés e Arão, e os príncipes de Israel, dos levitas, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais;

47 Da idade de trinta anos para cima, até aos cinqüenta, todo aquele que entrava a executar o ministério da administração, e o ministério das cargas na tenda da congregação.

48 Os que deles foram contados foram oito mil quinhentos e oitenta.

49 Conforme ao mandado do Senhor, pela mão de Moisés, foram contados cada qual segundo o seu ministério, e segundo o seu cargo; assim foram contados por ele, como o Senhor ordenara a Moisés.

Números

Responsabilidades dos Filhos de Coate (Números 4:2-15)

Os filhos de Coate eram responsáveis pelos utensílios mais sagrados do tabernáculo, incluindo a arca da aliança, o véu e o altar de ouro. Eles eram encarregados de cobrir esses itens com peles de texugo e panos para protegê-los durante o transporte. Arão e seus filhos supervisionavam esse processo, garantindo que tudo fosse feito corretamente para evitar a ira de Deus.

Responsabilidade de Eleazar (Números 4:16-20)

Eleazar, filho de Arão, era responsável pelo gerenciamento dos suprimentos do tabernáculo, incluindo o óleo para a lâmpada, o incenso e as ofertas de alimentos. Ele também supervisionava o tabernáculo como um todo, garantindo que todos os seus utensílios fossem mantidos e usados adequadamente.

Responsabilidades dos Filhos de Gérson (Números 4:21-28)

Os filhos de Gérson eram responsáveis pelo transporte das estruturas do tabernáculo, incluindo as cortinas e coberturas. Eles também carregavam os utensílios auxiliares, como vasos e cordas. Todo o seu trabalho era supervisionado por Arão e seus filhos, garantindo que todos os itens necessários estivessem disponíveis para a adoração.

Responsabilidades dos Filhos de Merari (Números 4:29-33)

Os filhos de Merari eram responsáveis pelo transporte das estruturas mais pesadas do tabernáculo, incluindo as tábuas e colunas. Eles também carregavam as estacas e cordas para prender o tabernáculo. Todo o seu trabalho era supervisionado por Itamar, filho de Arão, garantindo que a estrutura do tabernáculo fosse transportada e montada com cuidado.Cargos dos Coatitas (Números 4:2-15)

Os filhos de Coate eram responsáveis pelos objetos sagrados do tabernáculo, como a arca da aliança e o altar de ouro. Eles cobriam esses objetos com tecidos protetores e os transportavam quando o arraial partia. Seu ministério era tão sagrado que só eles podiam tocar nesses objetos, sob pena de morte.

Cargos de Eleazar (Números 4:16-20)

Eleazar, filho de Arão, era o sacerdote responsável pelos objetos do santuário, como o azeite da luminária, o incenso e o pão da proposição. Ele também supervisionava os tesouros e os utensilios do tabernáculo.

Cargos dos Gersonitas (Números 4:21-28)

Os filhos de Gérson eram responsáveis pelas coberturas e cortinas do tabernáculo, bem como pelos tecidos do pátio. Eles também transportavam esses itens quando o arraial era realocado. Seu ministério era menos sagrado do que o dos coatitas e eles não podiam tocar nos objetos santificados.

Cargos dos Meraritas (Números 4:29-33)

Os filhos de Merari eram responsáveis pelo transporte das estruturas pesadas do tabernáculo, como as tábuas, colunas e bases. Eles também eram responsáveis pelos instrumentos e utensílios usados no serviço religioso.## Os Filhos de Coate e Suas Responsabilidades (Números 4:2-15)

Os filhos de Coate, uma das famílias de Levi, eram responsáveis pelo transporte dos objetos mais sagrados do tabernáculo, incluindo a arca da aliança, a mesa da proposição e o candelabro de ouro. Eles também eram responsáveis por cobrir esses objetos com peles de texugo e panos coloridos antes de serem transportados. Ao cumprirem suas obrigações, evitavam tocar diretamente nos objetos sagrados, pois isso resultaria em morte.

O Cargo de Eleazar (Números 4:16-20)

Eleazar, filho do sumo sacerdote Arão, era encarregado dos utensílios do santuário, incluindo o azeite da luminária, o incenso e a oferta de alimentos. Ele também supervisionava todo o ministério do tabernáculo e seus pertences, garantindo que as coisas santificadas fossem tratadas com o devido respeito e reverência. Além disso, Eleazar era responsável por instruir os coatitas sobre seus deveres e garantir que eles não violassem as leis sagradas.

Os Filhos de Gérson e Suas Tarefas (Números 4:21-28)

Os filhos de Gérson eram responsáveis pelo transporte das cortinas do tabernáculo, da tenda da congregação e de seus pertences. Eles também carregavam as cortinas do pátio e da porta do pátio. Todo o seu trabalho era supervisionado por Arão e seus filhos, e eles eram responsáveis por garantir que todos os itens fossem mantidos limpos e em bom estado.

Os Filhos de Merari e Suas Responsabilidades (Números 4:29-33)

Os filhos de Merari eram responsáveis pelo transporte das tábuas, das colunas e das bases do tabernáculo. Eles também transportavam as colunas e as estacas do pátio. Todo o seu trabalho era supervisionado por Itamar, filho do sumo sacerdote Arão. Os meraritas eram os responsáveis pela montagem e desmontagem do tabernáculo, garantindo que cada parte fosse mantida em seu devido lugar.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba as atualizações

Leia mais:

Como Bloquear Chamadas

Título: Como Bloquear Chamadas: Proteja-se de ligações indesejadas Introdução: Receber chamadas indesejadas é um incômodo constante para muitas pessoas. Seja em seu celular ou telefone

o segundo governo de vargas resumo

O Segundo Governo de Vargas: Resumo e Principais Aspectos Introdução O segundo governo de Getúlio Vargas foi um período marcante na história do Brasil. Após