(Números 32:1-42)

1 E os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em grande quantidade; e viram a terra de Jazer, e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado.

2 Vieram, pois, os filhos de Gade, e os filhos de Rúben e falaram a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e aos chefes da congregação, dizendo:

3 Atarote, e Dibom, e Jazer, e Ninra, e Hesbom, e Eleale, e Sebã, e Nebo, e Beom,

4 A terra que o Senhor feriu diante da congregação de Israel, é terra para gado, e os teus servos têm gado.

5 Disseram mais: Se achamos graça aos teus olhos, dê-se esta terra aos teus servos em possessão; e não nos faças passar o Jordão.

6 Porém Moisés disse aos filhos de Gade e aos filhos de Rúben: Irão vossos irmãos à peleja, e ficareis vós aqui?

7 Por que, pois, desencorajais o coração dos filhos de Israel, para que não passem à terra que o Senhor lhes tem dado?

8 Assim fizeram vossos pais, quando os mandei de Cades-Barnéia, a ver esta terra.

9 Chegando eles até ao vale de Escol, e vendo esta terra, desencorajaram o coração dos filhos de Israel, para que não entrassem na terra que o Senhor lhes tinha dado.

10 Então a ira do Senhor se acendeu naquele mesmo dia, e jurou dizendo:

11 Que os homens, que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me;

12 Exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao Senhor.

13 Assim se acendeu a ira do Senhor contra Israel, e fê-los andar errantes pelo deserto quarenta anos até que se consumiu toda aquela geração, que fizera mal aos olhos do Senhor.

14 E eis que vós, uma geração de homens pecadores, vos levantastes em lugar de vossos pais, para ainda mais acrescentar o furor da ira do Senhor contra Israel.

15 Se vós vos virardes de segui-lo, também ele os deixará de novo no deserto, e destruireis a todo este povo.

16 Então chegaram-se a ele, e disseram: Edificaremos currais aqui para o nosso gado, e cidades para as nossas crianças;

17 Porém nós nos armaremos, apressando-nos adiante dos de Israel, até que os levemos ao seu lugar; e ficarão as nossas crianças nas cidades fortes por causa dos moradores da terra.

18 Não voltaremos para nossas casas, até que os filhos de Israel estejam de posse, cada um, da sua herança.

19 Porque não herdaremos com eles além do Jordão, nem mais adiante; porquanto nós já temos a nossa herança aquém do Jordão, ao oriente.

20 Então Moisés lhes disse: Se isto fizerdes assim, se vos armardes à guerra perante o Senhor;

21 E cada um de vós, armado, passar o Jordão perante o Senhor, até que haja lançado fora os seus inimigos de diante dele,

22 E a terra esteja subjugada perante o Senhor; então voltareis e sereis inculpáveis perante o Senhor e perante Israel; e esta terra vos será por possessão perante o Senhor;

23 E se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor; e sabei que o vosso pecado vos há de achar.

24 Edificai cidades para as vossas crianças, e currais para as vossas ovelhas; e fazei o que saiu da vossa boca.

25 Então falaram os filhos de Gade, e os filhos de Rúben a Moisés, dizendo: Como ordena meu senhor, assim farão teus servos.

26 As nossas crianças, as nossas mulheres, o nosso gado, e todos os nossos animais estarão aí nas cidades de Gileade.

27 Mas os teus servos passarão, cada um armado para a guerra, a pelejar perante o SENHOR, como tem falado o meu senhor.

28 Então Moisés deu ordem acerca deles a Eleazar, o sacerdote, e a Josué filho de Num, e aos cabeças das casas dos pais das tribos dos filhos de Israel.

29 E disse-lhes Moisés: Se os filhos de Gade e os filhos de Rúben passarem convosco o Jordão, armado cada um para a guerra, perante o Senhor, e a terra estiver subjugada diante de vós, em possessão lhes dareis a terra de Gileade.

30 Porém, se não passarem armados convosco, terão possessões entre vós, na terra de Canaã.

31 E responderam os filhos de Gade e os filhos de Rúben, dizendo: O que o Senhor falou a teus servos, isso faremos.

32 Nós passaremos, armados, perante o Senhor, à terra de Canaã, e teremos a possessão de nossa herança aquém do Jordão.

33 Assim deu-lhes Moisés, aos filhos de Gade, e aos filhos de Rúben, e à meia tribo de Manassés, filho de José, o reino de Siom, rei dos amorreus, e o reino de Ogue, rei de Basã; a terra com as suas cidades nos seus termos, e as cidades ao seu redor.

34 E os filhos de Gade edificaram a Dibom, e Atarote, e Aroer;

35 E Atarote-Sofã, e Jazer, e Jogbeá;

36 E Bete-Nimra, e Bete-Harã, cidades fortes; e currais de ovelhas.

37 E os filhos de Rúben edificaram a Hesbom, e Eleale, e Quiriataim;

38 E Nebo, e Baal-Meom, mudando-lhes o nome, e Sibma; e os nomes das cidades que edificaram chamaram por outros nomes.

39 E os filhos de Maquir, filho de Manassés, foram-se para Gileade, e a tomaram; e daquela possessão expulsaram os amorreus que estavam nela.

40 Assim Moisés deu Gileade a Maquir, filho de Manassés, o qual habitou nela.

41 E foi Jair, filho de Manassés, e tomou as suas aldeias; e chamou-as Havote-Jair.

42 E foi Nobá, e tomou a Quenate com as suas aldeias; e chamou-a Nobá, segundo o seu próprio nome.

Números

Os Filhos de Gade e Rúben Desejam a Terra de Gileade

  • Os filhos de Gade e Rúben tinham rebanhos numerosos e ficaram impressionados com a terra de Gileade (v. 1-4).

Moisés Questiona sua Motivação

  • Moisés condenou o pedido deles, lembrando-lhes o fracasso de seus pais em entrar na Terra Prometida por falta de fé (v. 6-15).

Compromisso dos Filhos de Gade e Rúben

  • Eles responderam construindo cidades para suas famílias e se comprometendo a ajudar na conquista da terra (v. 16-27).

Condições de Moisés

  • Moisés concedeu seu pedido com a condição de que eles cumprissem seu compromisso e ajudassem a conquistar a terra (v. 28-33).
  • Eles receberam uma porção de terra em Gileade e construíram várias cidades fortificadas (v. 34-38).## A terra fértil de Gileade (Números 32:1-4)

Os filhos de Rúben e de Gade possuíam vastos rebanhos e, ao verem as pastagens férteis de Gileade, solicitaram a Moisés que lhes concedesse aquela região. Eles argumentaram que a terra era propícia para a criação de gado e que os seus servos eram pastores.

Relutância de Moisés (Números 32:6-15)

Moisés hesitou em conceder a terra, pois temia que isso desmotivasse os israelitas de conquistarem a terra prometida. Ele lembrou-lhes o pecado de seus pais em Cades-Barnéia, quando desanimaram o povo e, como consequência, Deus decretou que eles vagariam pelo deserto por 40 anos. Moisés alertou que, se eles se recusassem a participar da conquista, seriam deixados no deserto novamente.

Compromisso dos filhos de Gade e de Rúben (Números 32:16-27)

Os filhos de Gade e de Rúben reafirmaram seu compromisso em ajudar na conquista da terra prometida. Prometeram edificar currais para o gado e cidades para as famílias, enquanto os homens lutariam à frente das tropas. Eles também declararam que não retornariam para suas casas até que o povo estivesse estabelecido em sua herança.

Herança na margem oriental do Jordão (Números 32:28-42)

Moisés aceitou a proposta dos filhos de Gade e de Rúben, com a condição de que ajudassem na conquista. Ele designou Eleazar, o sacerdote, Josué e os chefes das tribos para supervisionar a distribuição da terra. Os filhos de Gade, de Rúben e de Maquir receberam Gileade como sua herança na margem oriental do Jordão. Eles construíram e fortificaram cidades na região, estabelecendo-se na terra que Deus havia prometido a seus antepassados.## Pedido de Herança na Terra de Gileade (Números 32:1-5)

Os filhos de Rúben e Gade, possuindo rebanhos abundantes, notaram a fertilidade da terra de Gileade. Reconhecendo seu valor para a pecuária, eles pleitearam a Moisés que lhes concedessem essa terra como herança. Eles argumentaram que a área era adequada para seus animais e que eles não precisavam cruzar o Jordão com os israelitas.

Moisés Questiona Sua Motivação (Números 32:6-15)

Moisés se mostrou apreensivo com o pedido deles, pois temia que isso desencorajasse os outros israelitas de conquistar a Terra Prometida. Ele lembrou-os do incidente no Vale de Escol, onde alguns espias desanimaram o povo. Moisés advertiu que se eles não participassem da batalha, isso traria a ira de Deus sobre toda a nação.

Acordo Alcançado (Números 32:16-33)

Para apaziguar Moisés, os filhos de Gade e Rúben propuseram uma solução: eles concordaram em construir currais para seu gado em Gileade, mas seus homens armados cruzariam o Jordão com os israelitas e participariam da conquista. Após a vitória, eles retornariam para suas famílias. Moisés concordou com esse acordo, desde que cumpram sua promessa. Ele então designou a terra de Gileade para as tribos de Gade e Rúben, bem como para a meia tribo de Manassés.

Herança Estabelecida (Números 32:34-42)

As tribos de Gade e Rúben cumpriram sua promessa e ajudaram os israelitas na conquista da Terra Prometida. Eles estabeleceram-se em Gileade e construíram cidades e currais para seus rebanhos. Eles também mudaram os nomes de algumas cidades, deixando sua marca na terra que haviam conquistado. Os filhos de Maquir, filho de Manassés, também se estabeleceram em Gileade e deram seus próprios nomes a algumas aldeias.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo