(Números 32:1-15) (Números 32:16-27) (Números 32:28-32) (Números 32:33) (Números 32:34-38) (Números…

1 As tribos de Rúben e de Gade, donas de numerosos rebanhos, viram que as terras de Jazar e de Gileade eram próprias para a criação de gado.

2 Por isso foram a Moisés, ao sacerdote Eleazar e aos líderes da comunidade, e disseram:

3 “Atarote, Dibom, Jazar, Ninra, Hesbom, Eleale, Sebã, Nebo e Beom,

4 terras que o Senhor subjugou perante a comunidade de Israel, são próprias para a criação de gado, e os seus servos possuem gado”.

5 E acrescentaram: “Se podemos contar com o favor de vocês, deixem que essa terra seja dada a estes seus servos como nossa herança. Não nos façam atravessar o Jordão”.

6 Moisés respondeu aos homens de Gade e de Rúben: “E os seus compatriotas irão à guerra enquanto vocês ficam aqui?

7 Por que vocês desencorajam os israelitas de entrar na terra que o Senhor lhes deu?

8 Foi isso que os pais de vocês fizeram quando os enviei de Cades-Barnéia para verem a terra.

9 Depois de subirem ao vale de Escol e examinarem a terra, desencorajaram os israelitas de entrar na terra que o Senhor lhes tinha dado.

10 A ira do Senhor se acendeu naquele dia, e ele fez este juramento:

11 ‘Como não me seguiram de coração íntegro, nenhum dos homens de vinte anos para cima que saíram do Egito verá a terra que prometi sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó,

12 com exceção de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, e Josué, filho de Num, seguiram ao Senhor com integridade de coração’.

13 A ira do Senhor acendeu-se contra Israel, e ele os fez andar errantes no deserto durante quarenta anos, até que passou toda a geração daqueles que lhe tinham desagradado com seu mau procedimento.

14 “E aí estão vocês, raça de pecadores, pondo-se no lugar dos seus antepassados e acendendo ainda mais a ira do Senhor contra Israel.

15 Se deixarem de segui-lo, de novo ele os abandonará no deserto, e vocês serão o motivo da destruição de todo este povo”.

16 Então se aproximaram dele e disseram: “Gostaríamos de construir aqui currais para o nosso gado e cidades para as nossas mulheres e filhos.

17 Mas nós nos armaremos e estaremos prontos para ir à frente dos israelitas até que os tenhamos levado ao seu lugar. Enquanto isso, nossas mulheres e nossos filhos morarão em cidades fortificadas para se proteger dos habitantes da terra.

18 Não retornaremos aos nossos lares enquanto todos os israelitas não receberem a sua herança.

19 Não receberemos herança alguma com eles do outro lado do Jordão, uma vez que a nossa herança nos seja dada no lado leste do Jordão”.

20 Disse-lhes Moisés: “Se fizerem isso, se perante o Senhor vocês se armarem para a guerra,

21 e se, armados, todos vocês atravessarem o Jordão perante o Senhor até que ele tenha expulsado os seus inimigos da frente dele,

22 então, quando a terra estiver subjugada perante o Senhor, vocês poderão voltar e estarão livres da sua obrigação para com o Senhor e para com Israel. E esta terra será propriedade de vocês perante o Senhor.

23 “Mas, se vocês não fizerem isso, estarão pecando contra o Senhor; e estejam certos de que vocês não escaparão do pecado que cometeram.

24 Construam cidades para as suas mulheres e crianças, e currais para os seus rebanhos, mas façam o que vocês prometeram”.

25 Então os homens de Gade e de Rúben disseram a Moisés: “Nós, seus servos, faremos como o meu senhor ordena.

26 Nossos filhos e mulheres, todos os nossos rebanhos ficarão aqui nas cidades de Gileade.

27 Mas os seus servos, todos os homens armados para a batalha, atravessarão para lutar perante o Senhor, assim como o meu senhor está dizendo”.

28 Moisés deu as seguintes instruções acerca deles ao sacerdote Eleazar, a Josué, filho de Num, e aos chefes de família das tribos israelitas:

29 “Se os homens de Gade e de Rúben, todos eles armados para a batalha, atravessarem o Jordão com vocês perante o Senhor, então, quando a terra for subjugada perante vocês, entreguem-lhes como propriedade a terra de Gileade.

30 Mas, se não atravessarem armados com vocês, terão que aceitar a propriedade deles com vocês em Canaã”.

31 Os homens de Gade e de Rúben responderam: “Os seus servos farão o que o Senhor disse.

32 Atravessaremos o Jordão perante o Senhor e entraremos armados em Canaã, mas a propriedade que vamos herdar estará deste lado do Jordão”.

33 Então Moisés deu às tribos de Gade e de Rúben e à metade da tribo de Manassés, filho de José, o reino de Seom, rei dos amorreus, e o reino de Ogue, rei de Basã, toda a terra com as suas cidades e o território ao redor delas.

34 A tribo de Gade construiu Dibom, Atarote, Aroer,

35 Atarote-Sofã, Jazar, Jogbeá,

36 Bete-Ninra e Bete-Harã como cidades fortificadas, e fez currais para os seus rebanhos.

37 E a tribo de Rúben reconstruiu Hesbom, Eleale e Quiriataim,

38 bem como Nebo e Baal-Meom ( esses nomes foram mudados ) e Sibma. E deu outros nomes a essas cidades.

39 Os descendentes de Maquir, filho de Manassés, foram a Gileade, tomaram posse dela e expulsaram os amorreus que lá estavam.

40 Então Moisés deu Gileade aos maquiritas, descendentes de Manassés, e eles passaram a habitar ali.

41 Jair, descendente de Manassés, conquistou os povoados deles e os chamou Havote-Jair.

42 E Noba conquistou Quenate e os seus povoados e a chamou Noba, de acordo com o seu nome.

Números

As Tribos de Rúben e Gade Solicitam uma Herança Transjordânica (Números 32:1-5)

As tribos de Rúben e Gade, detentoras de grandes rebanhos, identificaram as terras de Jazar e Gileade como adequadas para a criação de gado. Eles se aproximaram de Moisés e dos líderes de Israel, solicitando essas terras como sua herança. Eles enfatizaram que seus rebanhos eram muitos e que seus servos seriam responsáveis pelo gado.

Moisés Questiona suas Motivações (Números 32:6-15)

Moisés questionou as motivações das tribos, alertando-os sobre as consequências de desencorajar os israelitas de entrar na Terra Prometida. Ele lembrou o episódio em que seus ancestrais se recusaram a entrar na terra e como isso resultou em uma jornada de 40 anos no deserto. Moisés advertiu que sua inação atual poderia acender ainda mais a ira do Senhor e levar o povo à destruição.

Os Homens de Gade e Rúben Propõem um Acordo (Números 32:16-27)

Frente às advertências de Moisés, os homens de Gade e Rúben propuseram um acordo. Eles se ofereceriam para lutar na linha de frente na conquista da Terra Prometida, enquanto suas famílias permaneceriam em cidades fortificadas do lado leste do Jordão. Eles receberiam sua herança do outro lado do rio somente após a conquista de toda a terra.

Moisés Aceita o Acordo (Números 32:28-32)

Moisés aceitou o acordo, sob a condição de que os homens de Gade e Rúben cumprissem sua promessa de lutar na conquista. Ele instruiu Eleazar, o sacerdote, e Josué, para garantir que as terras de Gileade fossem providas como herança para essas tribos após a conquista. Os homens de Gade e Rúben reafirmaram seu compromisso e confirmaram sua disposição de cruzar o Jordão armados para ajudar seus irmãos.## Pedido das Tribos de Rúben e Gade (Números 32:1-5)

As tribos de Rúben e Gade, ricas em rebanhos, identificaram as terras de Jazar e Gileade como ideais para a criação de animais. Eles abordaram Moisés, Eleazar e os líderes de Israel, solicitando que essas terras fossem concedidas como sua herança, pois não desejavam cruzar o Jordão e deixar suas famílias desprotegidas.

Resposta de Moisés (Números 32:6-15)

Moisés ficou indignado com a proposta, lembrando-lhes da falta de fé e desobediência de seus pais em Cades-Barnéia. Ele alertou que sua escolha traria ira sobre Israel e resultaria em seu abandono no deserto. Ele os exortou a permanecerem fiéis a Deus e a entrar na Terra Prometida com seus irmãos.

Compromisso das Tribos (Números 32:16-27)

Reconhecendo o erro de sua proposta, Rúben e Gade propuseram uma solução alternativa. Eles ofereceriam sua assistência militar na conquista da terra, enquanto suas famílias e rebanhos permaneceriam nas cidades fortificadas de Gileade. Eles não reivindicariam nenhuma herança do outro lado do Jordão, contanto que sua propriedade ficasse no leste.

Condições de Moisés (Números 32:28-32)

Moisés aceitou sua proposta sob a condição de que todos os homens armados de Rúben e Gade cruzassem o Jordão e lutassem ao lado de seus irmãos israelitas. Ele enfatizou que se eles falhassem em cumprir sua promessa, seriam culpados de pecado e sofreriam as consequências. As tribos concordaram e prometeram fazer conforme Moisés havia ordenado.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo