Neemias 10:1-39

1 E os que selaram foram: Neemias, o governador, filho de Hacalias, e Zedequias,

2 Seraías, Azarias, Jeremias,

3 Pasur, Amarias, Malquias,

4 Hatus, Sebanias, Maluque,

5 Harim, Meremote, Obadias,

6 Daniel, Ginetom, Baruque,

7 Mesulão, Abias, Miamim,

8 Maazias, Bilgai, Semaías; estes eram os sacerdotes.

9 E os levitas: Jesuá, filho de Azanias, Binui, dos filhos de Henadade, Cadmiel,

10 E seus irmãos: Sebanias, Hodias, Quelita, Pelaías, Hanã,

11 Mica, Reobe, Hasabias,

12 Zacur, Serebias, Sebanias,

13 Hodias, Bani e Beninu.

14 Os chefes do povo: Parós, Paate-Moabe, Elão, Zatu, Bani,

15 Buni, Azgade, Bebai,

16 Adonias, Bigvai, Adim,

17 Ater, Ezequias, Azur,

18 Hodias, Hasum, Bezai,

19 Harife, Anatote, Nebai,

20 Magpias, Mesulão, Hezir,

21 Mesezabeel, Zadoque, Jadua,

22 Pelatias, Hanã, Anaías,

23 Oséias, Hananias, Hassube,

24 Haloés, Pilha, Sobeque,

25 Reum, Hasabná, Maaséias,

26 E Aías, Hanã, Anã,

27 Maluque, Harim e Baaná.

28 E o restante do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os servidores do templo, todos os que se tinham separado dos povos das terras para a lei de Deus, suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todos os que tinham conhecimento e entendimento,

29 Firmemente aderiram a seus irmãos os mais nobres dentre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos;

30 E que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra, nem tomaríamos as filhas deles para os nossos filhos.

31 E que, trazendo os povos da terra no dia de sábado qualquer mercadoria, e qualquer grão para venderem, nada compraríamos deles no sábado, nem no dia santificado; e no sétimo ano deixaríamos descansar a terra, e perdoaríamos toda e qualquer cobrança.

32 Também sobre nós pusemos preceitos, impondo-nos cada ano a terça parte de um siclo, para o ministério da casa do nosso Deus;

33 Para os pães da proposição, para a contínua oferta de alimentos, e para o contínuo holocausto dos sábados, das luas novas, para as festas solenes, para as coisas sagradas, e para os sacrifícios pelo pecado, para expiação de Israel, e para toda a obra da casa do nosso Deus.

34 Também lançamos sortes entre os sacerdotes, levitas, e o povo, acerca da oferta da lenha que se havia de trazer à casa do nosso Deus, segundo as casas de nossos pais, a tempos determinados, de ano em ano, para se queimar sobre o altar do Senhor nosso Deus, como está escrito na lei.

35 Que também traríamos as primícias da nossa terra, e as primícias de todos os frutos de todas as árvores, de ano em ano, à casa do Senhor.

36 E os primogênitos dos nossos filhos, e os do nosso gado, como está escrito na lei; e que os primogênitos do nosso gado e das nossas ovelhas traríamos à casa do nosso Deus, aos sacerdotes, que ministram na casa do nosso Deus.

37 E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura.

38 E que o sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro.

39 Porque àquelas câmaras os filhos de Israel e os filhos de Levi devem trazer ofertas alçadas do grão, do mosto e do azeite; porquanto ali estão os vasos do santuário, como também os sacerdotes que ministram, os porteiros e os cantores; e que assim não desampararíamos a casa do nosso Deus.

Neemias

A Aliança Renovada (Neemias 10:1-39)

Os líderes e o povo renovaram sua aliança com Deus, prometendo seguir Sua lei e manter Seus preceitos. Eles selaram este acordo com uma promessa solene e um juramento (v. 28-29).

Compromissos Sociais (Neemias 10:30-31)

A aliança incluía compromissos sociais, como evitar casamentos mistos e obedecer à santidade do sábado (v. 30-31). Eles também concordaram em deixar a terra descansar no sétimo ano, perdoando as dívidas (v. 31).

Apoio Financeiro ao Templo (Neemias 10:32-33)

Eles se comprometeram a fornecer apoio financeiro ao templo, impondo sobre si uma contribuição anual de um terço de um siclo (v. 32). Isso cobriria despesas como pães da proposição, sacrifícios e obras de manutenção (v. 33).

Responsabilidades Específicas (Neemias 10:34-39)

Cada grupo tinha responsabilidades específicas: os sacerdotes cuidavam do santuário e dos sacrifícios, os levitas auxiliavam os sacerdotes e recebiam os dízimos, e o povo fornecia ofertas e contribuições (v. 34-37). O sacerdote-chefe supervisionava os levitas na coleta dos dízimos, que eram trazidos para as câmaras do templo (v. 38-39).## Os Líderes do Povo (Neemias 10:1-13)

A liderança do povo, composta por Neemias, Zedequias e vários sacerdotes e levitas, selou o convênio com um anátema e um juramento, comprometendo-se a observar a lei de Deus e guardá-la. Entre os signatários estavam nomes como Seraías, Azarias, Meremote, Jesuá, Binui e Zacur.

O Compromisso do Povo (Neemias 10:28-39)

O resto do povo, incluindo sacerdotes, levitas, porteiros, cantores e servidores do templo, juntou-se aos seus líderes, comprometendo-se firmemente a andar na lei de Deus e obedecer aos seus mandamentos. Eles se comprometeram a não se casar com pessoas das nações vizinhas, a observar o sábado, a perdoar as dívidas no sétimo ano e a contribuir com um terço de um siclo anualmente para a manutenção do templo.

Ofertas e Suprimento do Templo (Neemias 10:32-39)

O povo estabeleceu regulamentações detalhadas para o abastecimento do templo. Eles providenciariam lenha, primícias, primogênitos e ofertas de grãos, mosto, azeite e massa. Os levitas, por sua vez, receberiam os dízimos e os trariam para as câmaras do templo, supervisionados pelo sacerdote, filho de Arão. O propósito era garantir que o ministério do templo fosse adequadamente sustentado e que a casa de Deus não fosse negligenciada.Os Signatários do Pacto (v. 1-27)

O versículo 1 identifica os principais líderes que selaram o pacto: Neemias, o governador, e Zedequias, o chefe da casa real. Os versículos seguintes listam os nomes de 23 sacerdotes e treze levitas que também assinaram o documento. Os chefes do povo, listados nos versículos 14-27, representavam famílias e clãs respeitados dentro da comunidade judaica.

Os Termos do Pacto (v. 28-39)

Os versículos 28-29 descrevem os termos gerais do pacto, que exigia que o povo se separasse das práticas dos povos pagãos e vivesse de acordo com a Lei de Deus. Isso incluía a observância do sábado e do ano sabático (v. 31).

Os versículos 32-33 estabelecem contribuições financeiras regulares para o Templo e seus serviços. Os versículos 34-39 delineiam as responsabilidades específicas de fornecer lenha, ofertas e dízimos. O objetivo era garantir que o culto do Templo e seus sacerdotes fossem adequadamente sustentados. Ao observar esses termos, o povo prometia honrar a Deus e manter a santidade do Templo e seu ministério.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo