Não Julgue: Visão Clara para Julgamentos Justos (Mateus 7:1-5)

1 “Não julguem, para que vocês não sejam julgados.

2 Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

3 “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?

4 Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?

5 Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

Mateus

“Não Julguem, para que vocês não sejam Julgados” (Mateus 7:1)

O primeiro versículo nos adverte a sermos cuidadosos com nossos julgamentos, pois eles podem ter consequências para nós. O julgamento é uma ferramenta poderosa que pode prejudicar os outros e também a nós mesmos. Quando julgamos, colocamos um fardo sobre os outros e também sobre nossa própria consciência. Devemos ser cuidadosos para não usar o julgamento de forma leviana ou injusta.

“Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados” (Mateus 7:2)

Este versículo nos ensina que colheremos o que semeamos. Se formos rápidos em julgar os outros, seremos julgados da mesma forma. Se formos misericordiosos e compassivos, seremos tratados com misericórdia e compaixão. A maneira como tratamos os outros é um reflexo de nosso próprio coração e caráter.

“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?” (Mateus 7:3)

Este versículo nos lembra que muitas vezes somos rápidos em apontar as falhas dos outros, mas cegos para nossas próprias. É fácil ver os erros dos outros, mas é muito mais difícil admitir nossos próprios. Devemos ser honestos conosco mesmos sobre nossas próprias falhas e trabalhar para superá-las antes de tentarmos ajudar os outros.

“Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?” (Mateus 7:4)

Este versículo nos ensina que não podemos ajudar os outros a superar suas falhas até que primeiro tenhamos superado as nossas. É hipócrita tentar ajudar alguém com um problema que nós mesmos temos. Devemos primeiro trabalhar em nós mesmos antes de tentarmos ajudar os outros.### Não Condenar, Mas Corrigir

Mateus 7:1 “Não julguem, para que vocês não sejam julgados.”

Deus enfatiza a importância de evitar julgamentos precipitados ou injustos. Todos serão responsabilizados por suas ações, e o mesmo padrão de julgamento que aplicam aos outros será aplicado a eles.

Autoexame Antes de Criticar

Mateus 7:3 “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?”

Antes de criticarmos os outros, devemos examinar nossos próprios erros e imperfeições. É fácil ver as falhas dos outros, mas ignoramos nossas próprias. Esta tendência cega nosso julgamento e nos impede de ajudar verdadeiramente o nosso próximo.

Hipocrisia e Ação

Mateus 7:5 “Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”

Jesus condena a hipocrisia de julgar os outros por coisas que também fazemos. Ele nos instrui a lidar com nossas próprias falhas primeiro. Uma vez que nos purificamos, estaremos mais aptos a ajudar os outros com amor e compreensão.

Julgamento Temperado com Misericórdia

Enquanto Jesus nos adverte contra julgamentos precipitados, Ele não nos proíbe de confrontar o erro. No entanto, Ele nos chama a fazê-lo com amor, humildade e um desejo de restauração. Devemos buscar ajudar os outros a remover a “viga” de seus próprios olhos, guiando-os com paciência e compaixão.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo