1 O ancião à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade,
2 Por amor da verdade que está em nós, e para sempre estará conosco:
3 Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na verdade e amor.
4 Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai.
5 E agora, senhora, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.
6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele.
7 Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
8 Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.
9 Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
10 Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
11 Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.
12 Tendo muito que escrever-vos, não quis fazê-lo com papel e tinta; mas espero ir ter convosco e falar face a face, para que o nosso gozo seja cumprido.
13 Saúdam-te os filhos de tua irmã, a eleita. Amém.
2 João
O Amor e a Verdade: A Base da Fé (2 João 1:1-3)
O versículo de abertura da carta de 2 João estabelece o fundamento da fé cristã: amor e verdade. O autor, o ancião, expressa seu amor por seus destinatários e por todos aqueles que conhecem a verdade. A verdade à qual ele se refere é aquela revelada em Jesus Cristo, o Filho de Deus.
A Importância do Amor (2 João 1:4-6)
O ancião enfatiza a importância do amor, que é o mandamento fundamental que os crentes devem seguir. Ele os exorta a andar na verdade e de acordo com os mandamentos de Deus. O amor não é meramente uma emoção, mas uma ação que se manifesta na obediência aos mandamentos de Deus.
Os Perigos dos Falsos Ensinamentos (2 João 1:7-9)
O ancião alerta sobre os perigos dos falsos ensinamentos que negam a encarnação de Jesus Cristo. Ele os chama de “enganadores” e “anticristo”. Aqueles que abandonam a verdadeira doutrina de Cristo perdem a comunhão com Deus, enquanto aqueles que perseveram nela têm tanto ao Pai quanto ao Filho.
Protegendo a Fé (2 João 1:10-13)
O ancião instrui os crentes a não receber ou saudar aqueles que trazem falsos ensinamentos. Ele enfatiza a importância de proteger a fé contra influências nocivas. Ele expressa seu desejo de visitá-los pessoalmente para fortalecer sua comunhão e encorajá-los a permanecer na verdade.## Um Amor Fundamentado na Verdade (2 João 1:1-3)
O ancião inicia a carta expressando seu profundo amor por “a senhora eleita e seus filhos”, um amor baseado na verdade compartilhada. Ele enfatiza que este amor não é exclusivo, pois “todos os que têm conhecido a verdade” compartilham esse vínculo. O amor é inseparável da verdade, pois são conceitos fundamentais na mensagem cristã.
Amor na Prática (2 João 1:4-6)
O ancião elogia a senhora por seus filhos estarem “andando na verdade”. Este andar na verdade é sinônimo de viver de acordo com os mandamentos de Deus, o amor sendo o principal desses mandamentos. O amor deve ser manifestado em ações, seguindo as instruções divinas.
O Perigo dos Enganadores (2 João 1:7-9)
O ancião adverte sobre “enganadores” que negam a encarnação de Jesus. Esses indivíduos são “anticristos” e devem ser evitados. Os cristãos devem permanecer firmes na doutrina de Cristo, pois abandonar essa verdade é abandonar a Deus.
Rejeitando os Falsos Mestres (2 João 1:10-11)
O ancião orienta a senhora a não receber ou saudar aqueles que “não trazem esta doutrina”. Ao fazer isso, os cristãos evitam se associar às obras malignas desses falsos mestres.Amor e Verdade: O Mandamento de Amar (2 João 1:5-6)
Deus nos ordenou que nos amemos uns aos outros como o próprio Cristo nos amou. Esse amor não é mera emoção, mas ação prática que se manifesta em obediência aos seus mandamentos. Andar no amor é viver de acordo com os ensinamentos de Deus, seguindo seu exemplo de compaixão, perdão e sacrifício.
Protegendo-se dos Falsos Ensinamentos (2 João 1:7-11)
Satanás envia enganadores ao mundo que negam a encarnação de Cristo e espalham heresias. Devemos ser vigilantes e rejeitar esses falsos ensinamentos, pois quem os abraça participa das obras malignas dos enganadores. Além disso, devemos nos afastar daqueles que promovem tais heresias, pois saudá-los significa aprovar suas ações.
Perseverando na Doutrina (2 João 1:9)
Aqueles que se desviam da doutrina de Cristo não têm comunhão com Deus. Permanecer firme na fé é essencial para receber a vida eterna. Persevere na doutrina verdadeira, seguindo fielmente os ensinamentos do Senhor e rejeitando heresias e ensinamentos falsos.
Esperança de Alegria Futura (2 João 1:12-13)
O autor anseia pelo dia em que se encontrará pessoalmente com os crentes e sua alegria será completa. A obra de Deus em nossas vidas nos leva a um futuro de comunhão, gozo e bênçãos. Esperamos ansiosamente esse momento, vivendo fielmente em amor, verdade e obediência a Deus.