2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
1 Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
14 Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.
4 Porque a tua benignidade se estende até aos céus, e a tua verdade chega até às mais altas nuvens.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha.
11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
27 Então os sacerdotes e os levitas se levantaram e abençoaram o povo; e a sua voz foi ouvida; porque a sua oração chegou até à santa habitação de Deus, até aos céus.
11 Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.
31 Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; e diga-se entre as nações: O Senhor reina.
19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
12 Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.
45 Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
28 Por isto lamentará a terra, e os céus em cima se enegrecerão; porquanto assim o disse, assim o propus, e não me arrependi nem me desviarei disso.
29 Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
2 O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;
19 O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.
15 E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
4 Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
5 A tua misericórdia, Senhor, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens.
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
26 Louvai ao Deus dos céus; porque a sua benignidade dura para sempre.
47 Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
1 Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
12 E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
40 Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.
23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
5 Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o Senhor fez os céus.
5 Aquele que por entendimento fez os céus; porque a sua benignidade dura para sempre.
26 Porque todos os deuses dos povos são ídolos; porém o Senhor fez os céus.
11 Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
14 Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?
31 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;
11 E vós vos chegastes, e vos pusestes ao pé do monte; e o monte ardia em fogo até ao meio dos céus, e havia trevas, e nuvens e escuridão;
24 Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.
8 Então se abalou e tremeu a terra, os fundamentos dos céus se moveram e abalaram, porque ele se irou.
3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
10 Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.
9 E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
33 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.
52 E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.
13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
16 Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
23 Tudo quanto se ordenar, segundo o mandado do Deus do céu, prontamente se faça para a casa do Deus dos céus; pois, para que haveria grande ira sobre o reino do rei e de seus filhos?
9 E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.
2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá.
33 Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
34 Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
50 Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.
26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
20 Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.
28 Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.
15 E orou Ezequias perante o Senhor e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
44 Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
48 E os céus e a terra, com tudo quanto neles há, jubilarão sobre babilônia; porque do norte lhe virão os destruidores, diz o SENHOR.
20 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
5 Porque a minha espada se embriagou nos céus; eis que sobre Edom descerá, e sobre o povo do meu anátema para exercer juízo.
2 Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações.
19 Porque quebrarei a soberba da vossa força; e farei que os vossos céus sejam como ferro e a vossa terra como cobre.
4 Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.
2 E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu nào vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
41 Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas.
6 Levantai os vossos olhos para os céus, e olhai para a terra em baixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra se envelhecerá como roupa, e os seus moradores morrerão semelhantemente; porém a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será abolida.
17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.
13 Exultai, ó céus, e alegra-te, ó terra, e vós, montes, estalai com júbilo, porque o Senhor consolou o seu povo, e dos seus aflitos se compadecerá.
6 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca;
10 Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz.
2 Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.
12 Disse mais Hirão: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que fez os céus e a terra; o que deu ao rei Davi um filho sábio, de grande prudência e entendimento, que edifique casa ao Senhor, e para o seu reino.
28 Porque o reino é do Senhor, e ele domina entre as nações.
17 Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
9 Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma.
17 Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.
3 Porque visitá-los-ei com quatro gêneros de males, diz o Senhor: com espada para matar, e com cães, para os arrastarem, e com aves dos céus, e com animais da terra, para os devorarem e destruírem.
35 E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porque Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel.
32 Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.
13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
22 Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino.
14 Porque um sai do cárcere para reinar; enquanto outro, que nasceu em seu reino, torna-se pobre.
1 Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
14 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Como pensei fazer-vos mal, quando vossos pais me provocaram à ira, diz o Senhor dos Exércitos, e não me arrependi,
21 Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.
6 E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir.
20 Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.
11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
25 Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
3 Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha derrubado; e levantou altares aos Baalins, e fez bosques, e prostrou-se diante de todo o exército dos céus, e o serviu.
34 Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente.
O Reino dos Céus em Mateus
Arrependimento e o Reino (Mateus 4:17)
O arrependimento é um pré-requisito para entrar no reino dos céus. Significa reconhecer os próprios pecados, afastar-se deles e buscar a misericórdia de Deus. Somente aqueles que se arrependem genuinamente podem experimentar a salvação e desfrutar das bênçãos do reino.
O Reino É Próximo (Mateus 10:7)
O reino dos céus está próximo de todos aqueles que o buscam. Não é um reino distante ou futuro, mas uma realidade presente disponível para aqueles que acreditam. Precisamos ter fé e humildade para recebê-lo e experimentar sua plenitude.
A Bendita Pobreza (Mateus 5:3)
A pobreza de espírito refere-se a uma profunda consciência de nossa dependência de Deus. Reconhecemos nossa necessidade de Sua graça e Sua salvação. Aqueles que abraçam sua pobreza de espírito serão recompensados com o reino dos céus.
O Maior no Reino (Mateus 18:1)
A grandeza no reino dos céus não é medida por status social, poder ou riqueza. Pelo contrário, é humildade e uma atitude de servir. Quem se torna semelhante a uma criança, dependente e receptivo, será o maior no reino.## Regozijo pelos Sofrimentos de Cristo
(Apocalipse 3:10-13)
Os cristãos da igreja em Filadélfia haviam permanecido fiéis mesmo em meio à perseguição. Cristo os elogia por guardarem sua palavra e não negarem seu nome, prometendo protegê-los da hora da tentação que virá sobre o mundo. Ele os encoraja a manter sua fidelidade, prometendo fazer deles “colunas no templo do meu Deus” e escrever sobre eles o nome de Deus, o nome da nova Jerusalém e o nome de Cristo.
A Soberania de Deus sobre os Reinos da Terra
(Daniel 2:20-22)
O rei Nabucodonosor sonhou com uma estátua colossal, que representava o domínio dos impérios mundiais até o fim dos tempos. Daniel explica o sonho, revelando que a cabeça de ouro representava o império babilônico, enquanto as outras partes representavam os impérios medo-persa, grego e romano. A pedra que esmagou a estátua simboliza o reino de Deus, que quebraria e consumiria todos os outros reinos, estabelecendo seu domínio eterno.
A Oração dos Humildes
(Mateus 5:3)
Jesus ensina que os pobres em espírito, aqueles que reconhecem sua necessidade espiritual, são abençoados porque deles é o reino dos céus. A humildade permite que as pessoas recebam a graça de Deus e entrem em seu reino. Jesus ressalta que os humildes encontrarão realização e bem-aventurança no reino que ele veio estabelecer.
Os Anjos e o Reino dos Céus
(Mateus 18:10)
Os anjos de Deus estão constantemente na presença do Pai celestial. Eles se interessam pelos assuntos dos homens e se alegram quando um pecador se arrepende. Os anjos protegem e guiam os filhos de Deus, ajudando-os a permanecer fiéis ao reino dos céus.## 2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
A Reproximação do Reino dos Céus
Esta proclamação marca o início do ministério de Jesus, enfatizando a proximidade do reino dos céus. Jesus chama as pessoas ao arrependimento, um reconhecimento de seu pecado e necessidade de mudança, preparando-as para receber o reino que estava por vir.
Arrependimento e Entrada no Reino
O arrependimento é essencial para entrar no reino dos céus. Não é apenas uma mudança externa de comportamento, mas uma transformação interior, um afastamento do pecado e uma busca por Deus. Aqueles que verdadeiramente se arrependem estão prontos para receber a salvação e o perdão que o reino oferece.
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
A Humildade e o Reino dos Céus
Esta bem-aventurança destaca a importância da humildade para entrar no reino dos céus. Os pobres de espírito são aqueles que reconhecem sua própria fraqueza e dependência de Deus. Eles não confiam em sua própria justiça ou realizações, mas confiam na graça e na misericórdia de Deus.
Pobreza de Espírito e Benções
A pobreza de espírito não é sinônimo de pobreza material, mas é uma atitude de coração que reconhece a necessidade de Deus. Jesus promete que aqueles que são pobres de espírito receberão o reino dos céus, pois eles são prontos para receber a salvação e as bênçãos que Deus oferece.