(Mateus 25:31-46)

31 “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

32 Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.

33 E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.

34 “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

35 Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;

36 necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.

37 “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?

38 Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?

39 Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’

40 “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

41 “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

42 Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;

43 fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’.

44 “Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’

45 “Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.

46 “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

Mateus

A Separação das Nações (Mateus 25:31-33)

Este versículo descreve a separação final das nações diante de Jesus, onde ele separa as pessoas justas das injustas. Esta separação é feita com base nas ações das pessoas em relação aos outros, particularmente aos necessitados.

Os Justos (Mateus 25:34-40)

Os justos são aqueles que atenderam às necessidades dos outros, dando-lhes comida, bebida, abrigo, roupas, cuidados e visitas. Jesus enfatiza que essas ações são feitas para ele, demonstrando que servir aos outros é equivalente a servir a Deus.

Os Injustos (Mateus 25:41-46)

Os injustos são aqueles que negligenciaram as necessidades dos outros. Eles não forneceram comida, bebida, abrigo, roupas, cuidados ou visitas a quem precisava. Jesus os condena por sua omissão, enfatizando que tudo o que deixaram de fazer pelos menores é como se tivessem feito a ele.

O Julgamento Final (Mateus 25:46)

O versículo final descreve o destino eterno dos justos e injustos. Os justos herdarão o reino preparado para eles desde o início do mundo, enquanto os injustos serão lançados no fogo eterno. Este julgamento é baseado nas ações das pessoas, revelando a importância do amor e do serviço aos outros.## A Separação das Nações (Mateus 25:31-33)

No retorno de Cristo, Ele separará as nações como um pastor separa as ovelhas dos bodes. As ovelhas representam os justos que O seguiram, enquanto os bodes representam os ímpios que O rejeitaram.

As Obras dos Justos (Mateus 25:34-40)

Cristo elogiará os justos por suas obras de compaixão e serviço. Eles alimentaram os famintos, deram água aos sedentos, acolheram os estrangeiros, vestiram os necessitados, cuidaram dos enfermos e visitaram os prisioneiros. Ele enfatiza que estas ações feitas aos mais necessitados são feitas a Ele.

As Obras dos Ímpios (Mateus 25:41-46)

Ao contrário dos justos, os ímpios serão condenados por sua negligência para com os necessitados. Eles não alimentaram os famintos, não deram água aos sedentos, não acolheram os estrangeiros, não vestiram os necessitados, não cuidaram dos enfermos e não visitaram os prisioneiros. Cristo declara que o que eles deixaram de fazer aos menores de Seus irmãos, também deixaram de fazer a Ele.## O Julgamento das Nações (Mateus 25:31-33)

Jesus descreve a cena do julgamento final, onde Ele virá em glória e separará as nações como um pastor separa as ovelhas dos bodes. As ovelhas (justos) serão colocadas à sua direita, enquanto os bodes (injustos) serão colocados à sua esquerda.

As Bem-aventuranças das Ovelhas (Mateus 25:34-40)

Jesus abençoa as ovelhas, reconhecendo seus atos de bondade para com Ele. Ele enfatiza que quando eles fizeram essas coisas aos “menos” de seus irmãos, eles também o fizeram a Ele. Essas ações incluem alimentar os famintos, saciar a sede, abrigar os necessitados, vestir os nus, cuidar dos enfermos e visitar os prisioneiros.

As Condenações dos Bodes (Mateus 25:41-46)

Em contraste, Jesus condena os bodes por sua indiferença para com Ele em seus irmãos necessitados. Ele os repreende por negligenciarem alimentar, abrigar, vestir e visitar os menos afortunados. Ele declara que sua negligência em relação aos “mais pequeninos” também foi negligência para com Ele.

As Consequências Eternas (Mateus 25:46)

O julgamento das nações resulta em consequências eternas. As ovelhas, que mostraram compaixão para com os menos afortunados, receberão a vida eterna. Os bodes, que foram indiferentes às necessidades dos outros, serão condenados ao castigo eterno.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo