26 Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
22 Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto.
2 Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.
17 Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz.
6 Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.
26 Porque o rei, diante de quem também falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.
27 E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram.
4 Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.
35 Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas.
4 Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.
18 (O que os sábios anunciaram, ouvindo-o de seus pais, e o não ocultaram;
16 Ou como aborto oculto, não existiria; como as crianças que não viram a luz.
4 Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
4 E disse-lhes Jeremias, o profeta: Eu vos tenho ouvido; eis que orarei ao Senhor vosso Deus conforme as vossas palavras; e seja o que for que o Senhor vos responder eu vo-lo declararei; não vos ocultarei uma só palavra.
24 Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.
4 A fim de atirarem em lugar oculto ao que é íntegro; disparam sobre ele repentinamente, e não temem.
18 E o príncipe não tomará nada da herança do povo por opressão, defraudando-os da sua possessão; da sua própria possessão deixará herança a seus filhos, para que o meu povo não seja separado, cada um da sua possessão.
21 Que esperam a morte, e ela não vem; e cavam em procura dela mais do que de tesouros ocultos;
21 E eis que mandarei o moço dizendo: Anda, busca as flechas. Se eu expressamente disser ao moço: Olha que as flechas estão para cá de ti; toma-o contigo, e vem, porque há paz para ti, e não há nada, vive o Senhor.
1 Não julgueis, para que não sejais julgados.
10 Quem há também entre vós que feche as portas por nada, e não acenda debalde o fogo do meu altar? Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos Exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão.
3 Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela?
13 De maneira que algum homem se tenha deitado com ela, e for oculto aos olhos de seu marido, e ela o tiver ocultado, havendo-se ela contaminado, e contra ela não houver testemunha, e no feito não for apanhada,
25 Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se.
17 Ah Senhor DEUS! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil;
35 E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?
18 Porquanto há furor, guarda-te de que não sejas atingido pelo castigo violento, pois nem com resgate algum te livrarias dele.
11 Se fiz algum agravo, ou cometi alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas, se nada há das coisas de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles; apelo para César.
12 Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.
30 O leão, o mais forte entre os animais, que não foge de nada;
9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
26 Toda a escuridão se ocultará nos seus esconderijos; um fogo não assoprado o consumirá, irá mal com o que ficar na sua tenda.
9 Guarda-te, que não haja palavra perversa no teu coração, dizendo: Vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão; e que o teu olho seja maligno para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao Senhor, e que haja em ti pecado.
27 Por que fugiste ocultamente, e lograste-me, e não me fizeste saber, para que eu te enviasse com alegria, e com cânticos, e com tamboril e com harpa?
11 Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
2 Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede,
21 Nada lhe sobejará do que coma; por isso as suas riquezas não durarão.
80 Seja reto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido.
24 Castiga-me, ó Senhor, porém com juízo, não na tua ira, para que não me reduzas a nada.
26 Para chover sobre a terra, onde não há ninguém, e no deserto, em que não há homem;
43 E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.
16 Enviai um dentre vós, que traga vosso irmão, mas vós ficareis presos, e vossas palavras sejam provadas, se há verdade convosco; e se não, pela vida de Faraó, vós sois espias.
16 Do ouro, da prata, e do cobre, e do ferro não há conta. Levanta-te, pois, e faze a obra, e o Senhor seja contigo.
18 Ah! terra, não cubras o meu sangue e não haja lugar para ocultar o meu clamor!
2 E Salomão lhe respondeu a todas as suas questões; e não houve nada que não lhe pudesse esclarecer.
29 Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.
18 Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam.
6 Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura não o anunciareis? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conheceste.
4 Vós, porém, sois inventores de mentiras, e vós todos médicos que não valem nada.
4 O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá.
6 Viva Rúben, e não morra, e que os seus homens não sejam poucos.
17 Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo?
36 Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos aplaqueis e nada façais temerariamente;
2 Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
13 Mas, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância, e o erro for oculto aos olhos do povo, e se fizerem contra alguns dos mandamentos do Senhor, aquilo que não se deve fazer, e forem culpados,
13 O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.
8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
9 E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
9 Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto.
25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
19 Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.
47 Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.
3 Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;
17 Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte.
2 Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
34 E eles nada disto entendiam, e esta palavra lhes era encoberta, não percebendo o que se lhes dizia.
3 E Salomão lhe deu resposta a todas as suas perguntas, nada houve que não lhe pudesse esclarecer.
20 Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenhas os ouvidos abertos, nada ouves.
22 Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?
33 Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
19 O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
6 Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes.
5 Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.
7 Porque não sabe o que há de suceder, e quando há de ser, quem lho dará a entender?
20 Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas,
21 E não vos desvieis; pois seguiríeis as vaidades, que nada aproveitam, e tampouco vos livrarão, porque vaidades são.
9 O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.
8 Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta.
13 Vós que vos alegrais do nada, vós que dizeis: Não é assim que por nossa própria força nos temos tornado poderosos?
33 Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos.
15 Assim como o olho do adúltero aguarda o crepúsculo, dizendo: Não me verá olho nenhum; e oculta o rosto,
5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;
42 Não subais, pois o Senhor não estará no meio de vós, para que não sejais feridos diante dos vossos inimigos.
7 Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no Senhor nosso Deus iniqüidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno.
12 Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.
16 Seja mudado o seu coração, para que não seja mais coração de homem, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ele sete tempos.
5 Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia.
14 Mas nada quis fazer sem o teu parecer, para que o teu benefício não fosse como por força, mas, voluntário.
3 Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; propus que a minha boca não transgredirá.
20 Não suspires pela noite, em que os povos sejam tomados do seu lugar.
2 E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.
3 Ou, quando tocar a imundícia de um homem, seja qualquer que for a sua imundícia, com que se faça imundo, e lhe for oculto, e o souber depois, será culpado.
1 Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniqüidade; não há ninguém que faça o bem.
6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
16 Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue,
9 Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.
10 Isto ainda seria a minha consolação, e me refrigeraria no meu tormento, não me poupando ele; porque não ocultei as palavras do Santo.
Segredos e Revelações
(Mateus 10:26)
Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
O versículo enfatiza a natureza transitória de todos os segredos. Tudo o que está oculto acabará sendo revelado, não importa quão cuidadosamente seja guardado. Isso nos lembra que não devemos temer falar a verdade, pois ela sempre prevalecerá sobre a falsidade.
(Marcos 4:22)
Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto.
Este versículo reforça a ideia de que tudo o que é oculto será eventualmente trazido à luz. Jesus nos adverte contra tentar esconder nossas ações, pois elas acabarão sendo reveladas. Isso nos encoraja a viver com integridade e transparência, sem medo de sermos expostos.
(Lucas 8:17)
Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz.
Esse versículo nos lembra que Deus conhece todos os nossos pensamentos e ações, mesmo aqueles que tentamos manter em segredo. Devemos buscar viver nossas vidas de acordo com a vontade de Deus, pois Ele conhece todos os nossos caminhos.## O Conceito de Revelação
A Revelação do Oculto (Mateus 10:26, Marcos 4:22, Lucas 8:17)
Nosso Senhor Jesus ensinou que nada está verdadeiramente oculto, pois tudo será revelado. Isso nos lembra da onisciência de Deus e da importância da transparência e honestidade em nossas vidas. Devemos buscar viver de forma que nossas ações e pensamentos sejam alinhados com a verdade, sabendo que Deus os conhece.
A Manifestação do Conhecido (João 3:21, Provérbios 30:6)
Além disso, a Escritura também nos diz que o que é conhecido não deve ser alterado ou ocultado. Devemos evitar adicionar ou subtrair palavras das Escrituras e sermos fiéis em transmitir a verdade como ela foi revelada a nós. Isso enfatiza a importância de preservar a integridade da mensagem bíblica e de respeitar a autoridade da Palavra de Deus.
O Desmascaramento da Hipócrita (Atos 26:26, 27)
O apóstolo Paulo reconheceu que o rei Agripa estava ciente dos eventos que ele descrevia, pois não eram feitos em segredo. Isso contrasta com os falsos profetas e líderes religiosos que operavam nas sombras, tentando ocultar suas verdadeiras intenções e motivos. Devemos ser cautelosos com aqueles que afirmam conhecer a verdade, mas cujas ações não correspondem às suas palavras.
A Importância da Transparência
A Luz da Verdade (João 1:4)
A Palavra de Deus é como uma luz que ilumina a escuridão, expondo o erro e revelando a verdade. Isso nos ajuda a distinguir entre o certo e o errado e a fazer escolhas que honram a Deus. Devemos abraçar a luz da verdade e permitir que ela guie nossos caminhos.## A Verdadeira Natureza da Luz e Trevas
(Mateus 10:26)
(Lucas 8:17)
(Marcos 4:22)
(João 3:21)
Pois nada existe escondido que não deva ser revelado; nem oculto que não deva ser conhecido.
Deus é a luz que ilumina o mundo e expõe as trevas do engano e da maldade. Ele revela a verdade para que possamos viver na justiça e na retidão. Nada pode permanecer escondido para sempre, pois Deus traz à luz tudo o que está oculto, revelando segredos e expondo a hipocrisia.
O Julgamento Final
(Atos 26:26)
(Mateus 10:26)
(Lucas 8:17)
(Marcos 4:22)
(João 3:21)
O próprio templo da grande deusa Diana será estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram.
O julgamento de Deus virá sobre todos, incluindo aqueles que adoram ídolos e confiam em práticas pagãs. Nada pode resistir à sua ira justa, e aqueles que rejeitam a verdade enfrentarão as consequências eternas.
O Poder da Palavra de Deus
(Atos 26:26)
(Atos 26:27)
(João 10:35)
Porque o rei, diante de quem também falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.
A Palavra de Deus é viva e poderosa, e penetra até a divisão da alma e do espírito. Ela expõe os pensamentos e intenções secretas do coração e revela a verdade que pode libertar e transformar.