(Lucas 16:1-2) (Lucas 16:3-4) (Lucas 16:5-7) (Lucas 16:9-13) (Lucas 16:14-15) (Lucas…

1 Jesus disse aos seus discípulos: “O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens.

2 Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador’.

3 “O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força, e tenho vergonha de mendigar…

4 Já sei o que vou fazer para que, quando perder o meu emprego aqui, as pessoas me recebam em suas casas’.

5 “Então chamou cada um dos devedores do seu senhor. Perguntou ao primeiro: ‘Quanto você deve ao meu senhor? ’

6 ‘Cem potes de azeite’, respondeu ele. “O administrador lhe disse: ‘Tome a sua conta, sente-se depressa e escreva cinqüenta’.

7 “A seguir ele perguntou ao segundo: ‘E você, quanto deve? ’ ‘Cem tonéis de trigo’, respondeu ele. “Ele lhe disse: ‘Tome a sua conta e escreva oitenta’.

8 “O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz.

9 Por isso, eu lhes digo: usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas.

10 “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.

11 Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?

12 E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?

13 “Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

14 Os fariseus, que amavam o dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus.

15 Ele lhes disse: “Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus”.

16 “A Lei e os Profetas profetizaram até João. Desse tempo em diante estão sendo pregadas as boas novas do Reino de Deus, e todos tentam forçar sua entrada nele.

17 É mais fácil o céu e a terra desaparecerem do que cair da Lei o menor traço.

18 “Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada do seu marido estará cometendo adultério”.

19 “Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.

20 Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas;

21 este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Em vez disso, os cães vinham lamber as suas feridas.

22 “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.

23 No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.

24 Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’.

25 “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.

26 E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’.

27 “Ele respondeu: ‘Então eu lhe suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai,

28 pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’.

29 “Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.

30 ” ‘Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam’.

31 “Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ “.

Lucas

O Administrador Infiel e as Riquezas Mundanas (Lucas 16:1-13)

O Administrador Infiel: Jesus conta a parábola de um administrador acusado de desperdiçar os bens de seu senhor. Diante do questionamento de seu senhor, o administrador percebe que será demitido e, astutamente, usa seu cargo para fazer amigos que o receberão em suas casas após sua demissão.

Riquezas Mundanas vs. Verdadeiras Riquezas: O elogio do senhor ao administrador infiel devido à sua astúcia revela a sabedoria dos “filhos deste mundo” em relação às coisas terrenas. No entanto, Jesus adverte que os discípulos devem usar as riquezas terrenas para “ganhar amigos” para a eternidade, pois são mais valiosas do que as posses temporárias.

Deus e o Dinheiro (Lucas 16:14-18)

O Perigo de Amar o Dinheiro: Os fariseus, conhecidos por sua riqueza, zombam de Jesus ao ouvir seus ensinamentos sobre as riquezas. Jesus os confronta, enfatizando que Deus conhece seus corações e que a busca das riquezas terrenas é detestável aos seus olhos. Ele também declara que ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro simultaneamente.

A Lei, o Reino de Deus e o Matrimônio (Lucas 16:19-31)

A Parábola do Rico e Lázaro: Jesus conta uma parábola sobre um homem rico e um mendigo chamado Lázaro. Após suas mortes, Lázaro é recebido no céu, enquanto o homem rico é atormentado no inferno. O homem rico implora por misericórdia, mas Abraão lhe lembra que ele recebeu boas coisas em sua vida, enquanto Lázaro sofreu. Uma grande lacuna separa os dois, e o homem rico é negado seu pedido de enviar Lázaro para avisar seus irmãos.

A Autoridade das Escrituras: Abraão afirma que os irmãos do homem rico têm a Lei e os Profetas, que já lhes dão instrução suficiente. O homem rico argumenta que um testemunho direto de alguém que ressuscitou dos mortos seria mais eficaz, mas Abraão enfatiza que aqueles que não acreditam nas Escrituras também não se deixarão persuadir por um milagre dessa natureza.## O Administrador Desonesto (Lucas 16:1-9)

Um homem rico tinha um administrador que estava sendo acusado de desperdiçar seus bens. O senhor chamou-o e questionou-o sobre as acusações, e o administrador percebeu que seria demitido. Desesperado, ele buscou uma forma de garantir seu sustento futuro. Ele convocou os devedores de seu senhor e alterou suas dívidas, reduzindo-as significativamente. Ao fazer isso, esperava ganhar o favor deles e garantir um lugar para ficar após sua demissão.

A Parábola das Riquezas (Lucas 16:9-13)

Jesus ensinou a parábola do administrador desonesto para ilustrar o uso sábio das riquezas. Ele exortou seus discípulos a usar as riquezas temporais para ganhar amigos espirituais, aqueles que os receberiam nas “moradas eternas”. Destacou que a fidelidade nas pequenas coisas se estende às grandes, enquanto a desonestidade se perpetua, questionando se aqueles que não eram confiáveis com as riquezas mundanas poderiam ser confiáveis com as verdadeiras riquezas. Jesus também advertiu que é impossível servir a Deus e ao Dinheiro simultaneamente.

O Homem Rico e Lázaro (Lucas 16:19-31)

Jesus contou a parábola do homem rico e Lázaro para ilustrar as consequências da riqueza egoísta. O homem rico ignorou o pobre Lázaro que estava à sua porta, vivendo em extrema pobreza e sofrimento. Quando ambos morreram, Lázaro foi levado ao céu, enquanto o homem rico foi atormentado no Hades. O homem rico implorou por misericórdia, mas foi-lhe negada, pois não havia mostrado misericórdia enquanto estava vivo. A parábola ensina que a riqueza material não pode trazer felicidade ou salvação eternas, e que a compaixão e a preocupação pelos outros são essenciais para uma vida eterna abençoada.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo