1 Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.)
2 Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação.
3 Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.
4 Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com eqüidade, e governarás as nações sobre a terra. (Selá.)
5 Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.
6 Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará.
7 Deus nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão.
Salmos
Louvor e Bênçãos Divinas (Salmos 67:1-7) Continuação
1. Misericórdia e Luz Divina (Salmos 67:1)
“Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós…”
Deus é um Pai amoroso e misericordioso que deseja nos abençoar e guiar. Quando pedimos Sua misericórdia, Ele ilumina nossos caminhos e nos torna merecedores de Suas bênçãos.
2. O Caminho do Senhor (Salmos 67:2)
“Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação.”
O salmista ora para que o caminho de Deus seja conhecido em toda a Terra e que todas as nações experimentem Sua salvação. Esta oração reflete o desejo profundo de que o Evangelho seja pregado a toda a humanidade, levando à salvação por meio de Jesus Cristo.
3. Louvor Universal (Salmos 67:3, 5)
“Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.”
Os povos de todas as nações são convocados a louvar a Deus pelo Seu amor, poder e bondade. O louvor é um ato de adoração que reconhece a grandeza de Deus e expressa nossa gratidão por Suas bênçãos.## Pedido de Misericórdia e Bênção (Salmo 67:1)
O salmo inicia com um clamor por misericórdia e bênção divina. Os adoradores reconhecem sua necessidade da graça de Deus e pedem que Ele estenda Seu favor sobre eles, fazendo Seu rosto brilhar sobre eles como um sinal de bênção.
Conhecimento do Caminho de Deus (Salmo 67:2)
O segundo versículo expressa o desejo de que o caminho de Deus seja conhecido em toda a terra e Sua salvação seja proclamada entre todas as nações. Os adoradores reconhecem que o conhecimento de Deus e Seus planos é essencial para a orientação e esperança da humanidade.
Adoração Universal (Salmo 67:3-5)
Os versículos 3 e 5 enfatizam a adoração universal que deveria ser prestada a Deus. Os povos de todas as nações são chamados a louvar e exaltar o Senhor, reconhecendo Sua grandeza e soberania.
Julgamento e Governo Justo (Salmo 67:4)
O versículo 4 declara que Deus julgará as nações com justiça e governará a terra com retidão. Os adoradores expressam sua alegria e regozijo diante da expectativa do justo julgamento de Deus e Sua liderança sobre todas as coisas.## Versículo 1: Misericórdia e Bênção (Salmos 67:1)
Este versículo inicia o salmo com uma súplica a Deus por Sua misericórdia e bênção. A misericórdia de Deus é Seu favor imerecido, Sua compaixão e perdão, enquanto Sua bênção é Sua benevolência e Sua graça. O salmista pede que Deus resplandeça Seu rosto sobre eles, uma metáfora para a Sua aprovação e favor.
Versículo 2: Conhecimento do Caminho de Deus (Salmos 67:2)
O versículo 2 expressa o desejo de que o caminho de Deus seja conhecido na terra e Sua salvação entre todas as nações. O caminho de Deus refere-se aos Seus mandamentos, leis e preceitos, que guiam e direcionam a vida de Seus seguidores. A salvação de Deus é a libertação do pecado e da morte, oferecida por meio da fé em Jesus Cristo.
Versículo 3: Louvor Universal (Salmos 67:3)
Nos versículos 3 e 5, o salmista conclama todos os povos a louvar a Deus. O louvor é uma expressão de gratidão, adoração e reconhecimento da grandeza e bondade de Deus. O salmista encoraja todas as nações a se unirem em louvor ao único Deus verdadeiro.
Versículos 4 e 7: Julgamento Equitativo e Temor (Salmos 67:4, 7)
Os versículos 4 e 7 falam do justo julgamento de Deus e do temor que Ele inspira. Deus julgará as nações com equidade, recompensando os justos e punindo os ímpios. Seu julgamento estabelecerá a Sua justiça e autoridade soberana. O temor a Deus é uma resposta apropriada ao Seu poder e autoridade, levando à obediência e ao respeito.