Litígios entre Irmãos e Julgamento Final (1 Coríntios 6:1-20)

1 Se algum de vocês tem queixa contra outro irmão, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos ímpios, em vez de levá-la aos santos?

2 Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?

3 Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

4 Portanto, se vocês têm questões relativas às coisas desta vida, designem para juízes os que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes.

5 Digo isso para envergonhá-los. Acaso não há entre vocês alguém suficientemente sábio para julgar uma causa entre irmãos?

6 Mas, ao invés disso, um irmão vai ao tribunal contra outro irmão, e isso diante de descrentes!

7 O fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo?

8 Em vez disso vocês mesmos causam injustiças e prejuízos, e isso contra irmãos!

9 Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

10 nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

11 Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

12 “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine.

13 “Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

14 Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.

15 Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum!

16 Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: “Os dois serão uma só carne”.

17 Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.

18 Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.

19 Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

20 Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

1 Coríntios

Os Santos Julgarão o Mundo (1 Coríntios 6:1-3)

A passagem afirma que os cristãos, os “santos”, julgarão o mundo e até mesmo os anjos. Isso ressalta a autoridade e o poder conferidos aos seguidores de Cristo, mesmo em assuntos mundanos, pois eles serão responsáveis por julgar os ímpios e decidir sobre seu destino final.

A Vergonha dos Litígios entre Irmãos (1 Coríntios 6:5-7)

O apóstolo repreende os coríntios por recorrerem aos tribunais seculares para resolver disputas entre irmãos. Ele os acusa de “derrota” por falharem em viver de acordo com os padrões éticos e espirituais de sua fé. Os cristãos devem buscar resolver seus problemas dentro da comunidade da igreja, evitando o envolvimento de pessoas externas.

O Corpo como Templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:12-20)

Paulo enfatiza que os corpos dos cristãos não são seus, mas “sant[uários] do Espírito Santo”. Eles foram comprados por um alto preço, o sangue de Jesus, e devem ser usados para glorificar a Deus. O apóstolo exorta os fiéis a “fugir[em] da imoralidade sexual”, pois isso profana o corpo e envergonha o Espírito Santo.## Lidando com Litígios entre Irmãos: A Perspectiva Divina (1 Coríntios 6:1-6)

A Palavra de Deus nos adverte contra a prática de levar disputas entre irmãos para tribunais seculares (v. 1). Isso ocorre porque Deus designou os santos para julgar as questões terrenas (v. 2) e até mesmo os anjos (v. 3). Apresentar tais casos diante dos ímpios não apenas traz vergonha sobre a igreja (v. 5), mas também questiona a sabedoria e a capacidade de julgamento dos santos (v. 5).

As Consequências da Contenda entre Irmãos (1 Coríntios 6:7-8)

A própria existência de litígios entre irmãos é uma derrota (v. 7). Em vez de buscar justiça por meio da vingança, somos chamados a suportar injustiças e perdas (v. 7). O envolvimento em ações judiciais não apenas prejudica relacionamentos fraternais, mas também perpetua a injustiça e o dano entre os crentes (v. 8).

O Destino dos Perversos e a Transformação dos Crentes (1 Coríntios 6:9-11)

Deus não tolerará aqueles que persistem em pecados como imoralidade, idolatria, adultério e roubo (v. 9). No entanto, para aqueles que foram lavados e santificados através do sangue de Jesus, há esperança (v. 11). A graça transformadora de Deus perdoa e purifica, capacitando os crentes a viver vidas justas e piedosas.

O Corpo como Templo de Deus e a Importância da Fuga da Imoralidade (1 Coríntios 6:12-20)

Apesar da liberdade que os crentes têm em Cristo, certos comportamentos não são apropriados (v. 12). O corpo, sendo um templo do Espírito Santo, deve ser honrado e dedicado ao uso santo (vv. 13-19). A imoralidade sexual é particularmente destrutiva, pois viola nosso próprio corpo e profana o templo de Deus (v. 18). Portanto, somos exortados a fugir da imoralidade e a viver vidas que glorifiquem a Deus (v. 20).## Testemunho dos Santos (v 1-3)

O apóstolo Paulo adverte contra buscar julgamento no sistema ímpio, pois os santos julgarão o mundo (v. 2). Ele enfatiza o alto chamado dos crentes, que julgarão até mesmo os anjos (v. 3), demonstrando sua autoridade e responsabilidade como representantes de Cristo.

Resolução de Litígios na Igreja (v 4-8)

Paulo exorta os crentes a resolver litígios dentro da igreja, mesmo entre os menos importantes (v. 4). Ele os lembra de sua derrota espiritual ao buscar julgamento externo (v. 7). Ele condena os que infligem injustiças contra os irmãos, enfatizando que tais ações não herdarão o Reino de Deus (v. 8).

Julgamento e Herança (v 9-11)

O apóstolo lista vários pecados que impedem a herança do Reino de Deus, incluindo imoralidade, idolatria, adultério e homossexualidade (v. 9). Ele lembra os crentes que eles foram lavados, santificados e justificados em Cristo (v. 11), enfatizando sua nova identidade em Deus.

Liberdade Cristã e Limitações (v. 12-14)

Paulo reconhece a liberdade cristã (v. 12), mas enfatiza que ela não deve levar ao domínio (v. 12). Ele lembra os crentes que seus corpos são templos do Espírito Santo (v. 19), que precisam ser glorificados a Deus. Ele declara a futura ressurreição dos justos (v. 14), ressaltando a esperança e o propósito da vida cristã.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo