Liberdade em Cristo: (Gálatas 1:1-31)

1 Digo porém que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo.

2 No entanto, ele está sujeito a guardiães e administradores até o tempo determinado por seu pai.

3 Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo.

4 Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

5 a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.

6 E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

7 Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.

8 Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses.

9 Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?

10 Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos!

11 Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis.

12 Eu lhes suplico, irmãos, que se tornem como eu, pois eu me tornei como vocês. Em nada vocês me ofenderam;

13 como sabem, foi por causa de uma doença que lhes preguei o evangelho pela primeira vez.

14 Embora a minha doença lhes tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo ou desdém; pelo contrário, receberam-me como se eu fosse um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.

15 Que aconteceu com a alegria de vocês? Tenho certeza que, se fosse possível, vocês teriam arrancado os próprios olhos para dá-los a mim.

16 Tornei-me inimigo de vocês por lhes dizer a verdade?

17 Os que fazem tanto esforço para agradá-los, não agem bem, mas querem isolá-los a fim de que vocês também mostrem zelo por eles.

18 É bom sempre ser zeloso pelo bem, e não apenas quando estou presente.

19 Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês.

20 Eu gostaria de estar com vocês agora e mudar o meu tom de voz, pois estou perplexo quanto a vocês.

21 Digam-me vocês, os que querem estar debaixo da lei: Acaso vocês não ouvem a lei?

22 Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.

23 O filho da escrava nasceu de modo natural, mas o filho da livre nasceu mediante promessa.

24 Isso é usado aqui como uma ilustração; estas mulheres representam duas alianças. Uma aliança procede do monte Sinai e gera filhos para a escravidão: esta é Hagar.

25 Hagar representa o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à atual cidade de Jerusalém, que está escravizada com os seus filhos.

26 Mas a Jerusalém do alto é livre, e essa é a nossa mãe.

27 Pois está escrito: “Regozije-se, ó estéril, você que nunca teve um filho; grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido”.

28 Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaque.

29 Naquele tempo, o filho nascido de modo natural perseguia o filho nascido segundo o Espírito. O mesmo acontece agora.

30 Mas o que diz a Escritura? “Mande embora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava jamais será herdeiro com o filho da livre”.

31 Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.

Gálatas

Filhos da Escrava e da Livre (Gálatas 4:21-31)

Paulo compara a antiga aliança, representada por Hagar e pelo Monte Sinai, à nova aliança, representada por Sara e pela Jerusalém celestial. A antiga aliança gera escravidão, enquanto a nova aliança concede liberdade. Os que buscam a justificação pela antiga aliança estão ainda sob o jugo da escravidão, mas os que creem em Cristo são filhos da promessa e herdeiros da liberdade.

A Alegria Perdida (Gálatas 4:12-20)

Paulo expressa sua preocupação com os gálatas, que estão abandonando o evangelho da graça e se voltando para a lei. Ele teme que seus esforços tenham sido em vão. Ele os exorta a retornarem à alegria do evangelho e a não serem escravizados novamente pelos princípios elementares do mundo.

O Evangelho da Verdade (Gálatas 4:16-18)

Paulo se defende contra a acusação de ser um inimigo dos gálatas. Ele insiste que está pregando a verdade, mesmo que seja impopular. Ele os encoraja a sempre zelar pelo bem e a não se deixarem influenciar por falsos mestres que os isolam.

Dores de Parto Espirituais (Gálatas 4:19-20)

Paulo expressa sua angústia por causa da imaturidade espiritual dos gálatas. Ele deseja estar presente com eles para corrigir sua compreensão do evangelho. Ele os exorta a permitir que Cristo seja formado em seus corações para que possam alcançar a maturidade espiritual.## A Liberdade do Herdeiro (Gálatas 1:1-3)

O apóstolo Paulo afirma que um herdeiro, embora possuidor de riquezas, é equiparado a um escravo até atingir a maioridade. Da mesma forma, os crentes, antes de sua redenção, eram escravos das leis mundanas. No entanto, com a vinda de Cristo, eles foram libertados da servidão e adotados como filhos de Deus.

A Adoção de Filhos (Gálatas 1:4-7)

Quando o tempo se cumpriu, Deus enviou Seu Filho, nascido sob a lei, para resgatar aqueles que estavam sujeitos a ela. Ao fazer isso, os crentes receberam o Espírito de Deus, clamando por “Pai”. Essa adoção transformou-os de escravos em filhos, herdeiros da herança de Deus.

A Retorno à Servidão (Gálatas 1:8-11)

Paulo expressa preocupação com a possibilidade de os gálatas retornarem às práticas legalistas, que os reescravizariam. Ele os adverte contra a observância de dias especiais e celebrações, pois isso anula a liberdade que receberam por meio de Cristo.

O Exemplo de Abraão (Gálatas 1:22-31)

Paulo usa a história de Abraão e seus dois filhos, Ismael e Isaque, como uma alegoria para ilustrar a diferença entre a lei e a graça. Ismael, nascido de Hagar, representa o monte Sinai e o sistema legal que gera escravidão. Isaque, nascido de Sara, representa a Jerusalém celestial e a liberdade que vem por meio da promessa. Paulo afirma que os crentes são filhos da promessa e não devem retornar à escravidão da lei.## A Liberdade da Adoção (Gálatas 4:1-7)

De acordo com Paulo, enquanto menores de idade espiritualmente, os crentes são limitados como escravos, apesar de serem herdeiros de todas as coisas. No entanto, quando Cristo veio, Ele os redimiu da lei, concedendo-lhes a adoção como filhos. Agora, eles não são mais escravos, mas filhos, herdeiros por meio de Cristo. O Espírito Santo clama dentro deles, “Aba, Pai”, confirmando sua filiação.

Um Apelo à Firmeza (Gálatas 4:8-11)

Antes de conhecerem a Deus, os crentes eram escravos de falsos deuses. Agora, eles retornaram a esses princípios elementares, observando dias especiais e ocasiões religiosas. Paulo teme que seus esforços em proclamar o evangelho tenham sido em vão devido à reversão deles. Ele implora que eles se tornem firmes em sua liberdade em Cristo, não voltando à escravidão.

A Alegria Perdida (Gálatas 4:12-16)

Paulo lembra aos Gálatas de como eles o receberam calorosamente no passado, mesmo durante sua enfermidade. Ele se pergunta o que aconteceu com a alegria deles e por que eles agora o vêem como um inimigo por falar a verdade. Ele percebe que aqueles que os estão desviando não agem com boas intenções, mas buscam isolá-los.

O Parto pela Fé (Gálatas 4:17-20)

Paulo fala sobre a dor de parto espiritual que ele experimenta por eles, desejando que Cristo seja formado em suas vidas. Ele anseia por estar presente entre eles para falar claramente sobre suas preocupações. Ele questiona aqueles que querem estar sob a lei se eles realmente ouviram a lei.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo