Liberdade em Cristo e Firmeza na Fé (Gálatas 5:1-26)

1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

2 Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 3 De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. 4 De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. 5 Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. 6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor. 7 Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? 8 Esta persuasão não vem daquele que vos chama. 9 Um pouco de fermento leveda toda a massa. 10 Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação. 11 Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz. 12 Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia.

13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. 14 Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber:

Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos.

16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. 26 Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.

Gálatas

Avivamento da Liberdade em Cristo (Gálatas 5:1-12)

Paulo enfatiza a liberdade encontrada em Cristo e adverte contra a escravidão da lei. A circuncisão, uma prática judaica, não pode conceder salvação ou justiça (v. 2-3). Seguir a lei leva à queda da graça (v. 4). O Espírito Santo nos capacita a andar em liberdade, aguardando a justiça pela fé (v. 5). Paulo exorta a permanecer firme e não se deixar prender novamente pelo jugo da escravidão (v. 1).

O Contraste entre a Carne e o Espírito (Gálatas 5:13-26)

Paulo contrasta a carne, com suas obras pecaminosas (v. 19-21), com o Espírito, que produz frutos de amor, alegria e paz (v. 22-23). Ele enfatiza que os crentes devem crucificar sua natureza carnal (v. 24) e andar no Espírito (v. 16, 25). A liberdade em Cristo não deve ser usada como desculpa para a indulgência, mas sim para servir uns aos outros em amor (v. 13-14). Paulo adverte contra as divisões e conflitos dentro da comunidade cristã (v. 15-16).

Cumprimento da Lei pelo Amor (Gálatas 5:14)

Paulo ressalta que toda a lei é resumida no amor ao próximo (v. 14). O amor é o cumprimento da lei porque reflete a natureza de Deus (1 João 4:8). Ao amar uns aos outros, os crentes demonstram a liberdade em Cristo e honram sua lei. Ao contrário, aqueles que causam divisões e conflitos na igreja estão violando o preceito do amor e correm o risco de destruição mútua (v. 15).Liberdade e Permanência em Cristo (Gálatas 5:1-4)

A liberdade em Cristo nos liberta da escravidão da lei e do pecado. Devemos permanecer firmes nesta liberdade e não retornar ao jugo da escravidão. A circuncisão, uma prática simbólica da lei, não tem valor em Cristo. Aqueles que se apoiam na lei para justificação se separam de Cristo e da graça.

Esperança pela Fé (Gálatas 5:5-6)

A esperança da justiça vem por meio da fé no Espírito Santo. Em Cristo, a circuncisão externa e a incircuncisão são irrelevantes. O que importa é a fé que opera por meio do amor.

Obstáculos na Corrida da Fé (Gálatas 5:7-10)

Alguns foram desviados da verdade. Essa influência externa não vem de Deus. Mesmo uma pequena quantidade de erro pode corromper toda a fé. Devemos confiar no Senhor para nos manter firmes na verdade e denunciar aqueles que causam divisão.

Uso Correto da Liberdade (Gálatas 5:11-15)

A liberdade em Cristo não deve ser usada como desculpa para a pecaminosidade. Devemos servir uns aos outros em amor, cumprindo a lei de Deus através do amor ao próximo. As divisões e conflitos entre os crentes podem ser destrutivos.## Liberdade em Cristo e Firmeza na Fé: Gálatas 5:1-12

Permanecendo na Liberdade (v. 1-6)

Paulo enfatiza que Cristo nos libertou da escravidão do pecado e da lei (v. 1). Ele adverte contra retornar ao judaísmo, pois isso anula a obra salvadora de Cristo (v. 2-4). Em vez disso, devemos viver pela fé, aguardando a justiça prometida (v. 5-6).

Circuncisão e a Lei (v. 2-4)

Paulo condena a circuncisão como uma prática que obriga as pessoas a guardar toda a lei (v. 3). Aqueles que buscam justificação na lei estão separados de Cristo e caíram da graça (v. 4).

Influências Malignas (v. 7-12)

Paulo repreende os gálatas por se desviarem do caminho da verdade (v. 7). Ele atribui sua persuasão a uma fonte maligna (v. 8). Mesmo um pouco de fermento pode contaminar toda a massa (v. 9), então Paulo confia que eles rejeitarão as falsas doutrinas (v. 10). Ele questiona por que ainda enfrenta perseguição se prega a circuncisão (v. 11-12).

Liberdade e Responsabilidade: Gálatas 5:13-26

Usando a Liberdade com Sabedoria (v. 13-15)

Paulo exorta os gálatas a usar sua liberdade para servir uns aos outros em amor (v. 13). Ele resume a lei em um mandamento: amar o próximo como a si mesmo (v. 14). No entanto, eles devem evitar conflitos e divisões internas (v. 15).

Andando no Espírito (v. 16-26)

Andar no Espírito significa ser guiado por Ele (v. 16). Isso envolve resistir às tentações da carne (v. 17) e viver de acordo com o fruto do Espírito (v. 22-23). Aqueles que são de Cristo crucificaram suas naturezas pecaminosas (v. 24). Paulo exorta os gálatas a viverem no Espírito e a evitar a vanglória e a inveja (v. 25-26).

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo