1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
11 E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Romanos
A Libertação da Lei do Pecado e da Morte (Romanos 8:2)
Versículo 2: “Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.”
A lei do Espírito é a lei de Deus do amor e da vida, revelada através de Jesus Cristo. Esta lei liberta os crentes da lei do pecado e da morte, que os condenava antes. A morte é a separação de Deus, enquanto a vida é a comunhão com Ele. Esta libertação é possível porque Cristo morreu na cruz para remover a condenação do pecado.
A Inclinação das Duas Naturezas (Romanos 8:5-8)
Versículo 5: “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.”
A natureza carnal inclina-se para os desejos egoístas e mundanos, enquanto a natureza espiritual direciona-nos para as coisas de Deus. Esta luta interna é uma realidade constantes, mas os crentes devem escolher seguir o Espírito e resistir aos desejos da carne.
Versículo 8: “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.”
Aqueles que vivem segundo a carne estão sob o domínio do pecado e são incapazes de agradar a Deus. Eles estão alienados de Deus e não podem receber a Sua aprovação.
A Vida no Espírito e a Ressurreição (Romanos 8:10-11)
Versículo 10: “E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.”
O corpo físico dos crentes é mortal por causa do pecado, mas o seu espírito é vivificado pelo Espírito de Deus. Isto significa que, embora possam experimentar a fragilidade física, os seus espíritos estão cheios de vida e justiça.
Versículo 11: “E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.”
O mesmo Espírito que ressuscitou a Cristo dos mortos também dará vida aos corpos mortais dos crentes. Esta ressurreição é uma esperança garantida para todos aqueles que têm o Espírito de Deus habitando neles.## Liberdade da Lei do Pecado e da Morte (Romanos 8:2-4)
A lei do Espírito de vida liberta os crentes da lei do pecado e da morte. A lei (grego: nomos), que era incapaz de justificar os pecadores, agora serve como um guia para aqueles que andam no Espírito. A vida em Cristo supera o domínio do pecado e da morte, concedendo a justiça que a lei exigia, mas não conseguia produzir.
Natureza Carnal e Espiritual (Romanos 8:5-8)
Os carnais buscam as coisas da carne, enquanto os espirituais almejam as coisas do Espírito. Essa inclinação da carne para o pecado é inimiga de Deus, enquanto a do Espírito é vida e paz. Aqueles dominados pela carne são incapazes de agradar a Deus porque a natureza pecaminosa resiste à Sua lei.
Presença do Espírito Santo (Romanos 8:9-11)
O Espírito de Deus habita nos crentes, tornando-os espirituais. A presença de Cristo em nós mortifica o corpo (inclinações pecaminosas), enquanto vivifica o espírito (natureza espiritual). O Espírito que ressuscitou Jesus ressuscitará também nossos corpos mortais.
Obrigações e Consequências (Romanos 8:12-13)
Somos devedores ao Espírito, não à carne. Viver segundo a carne leva à morte espiritual, enquanto mortificar as obras do corpo pelo Espírito conduz à vida. Os guiados pelo Espírito são filhos de Deus, com o Espírito testemunhando dentro deles.