Leis sobre Impureza e Ciúmes (Números 5:1-31)

1 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

2 Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto.

3 Desde o homem até a mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis; para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito.

4 E os filhos de Israel fizeram assim, e os lançaram fora do arraial; como o Senhor falara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.

5 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

6 Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher fizer algum de todos os pecados humanos, transgredindo contra o Senhor, tal alma culpada é.

7 E confessará o seu pecado que cometeu; pela sua culpa, fará plena restituição, segundo a soma total, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e a dará àquele contra quem se fez culpado.

8 Mas, se aquele homem não tiver resgatador, a quem se restitua a culpa, então a culpa que se restituir ao Senhor será do sacerdote, além do carneiro da expiação pelo qual por ele se fará expiação.

9 Semelhantemente toda a oferta de todas as coisas santificadas dos filhos de Israel, que trouxerem ao sacerdote, será sua.

10 E as coisas santificadas de cada um serão suas; o que alguém der ao sacerdote será seu.

11 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

12 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando a mulher de alguém se desviar, e transgredir contra ele,

13 De maneira que algum homem se tenha deitado com ela, e for oculto aos olhos de seu marido, e ela o tiver ocultado, havendo-se ela contaminado, e contra ela não houver testemunha, e no feito não for apanhada,

14 E o espírito de ciúmes vier sobre ele, e de sua mulher tiver ciúmes, por ela se haver contaminado, ou sobre ele vier o espírito de ciúmes, e de sua mulher tiver ciúmes, não se havendo ela contaminado,

15 Então aquele homem trará a sua mulher perante o sacerdote, e juntamente trará a sua oferta por ela; uma décima de efa de farinha de cevada, sobre a qual não deitará azeite, nem sobre ela porá incenso, porquanto é oferta de alimentos por ciúmes, oferta memorativa, que traz a iniqüidade em memória.

16 E o sacerdote a fará chegar, e a porá perante a face do Senhor.

17 E o sacerdote tomará água santa num vaso de barro; também tomará o sacerdote do pó que houver no chão do tabernáculo, e o deitará na água.

18 Então o sacerdote apresentará a mulher perante o Senhor, e descobrirá a cabeça da mulher; e a oferta memorativa, que é a oferta por ciúmes, porá sobre as suas mãos, e a água amarga, que traz consigo a maldição, estará na mão do sacerdote.

19 E o sacerdote a fará jurar, e dirá àquela mulher: Se ninguém contigo se deitou, e se não te apartaste de teu marido pela imundícia, destas águas amargas, amaldiçoantes, serás livre.

20 Mas, se te apartaste de teu marido, e te contaminaste, e algum homem, fora de teu marido, se deitou contigo,

21 Então o sacerdote fará jurar à mulher com o juramento da maldição; e o sacerdote dirá à mulher: O Senhor te ponha por maldição e por praga no meio do teu povo, fazendo-te o Senhor consumir a tua coxa e inchar o teu ventre.

22 E esta água amaldiçoante entre nas tuas entranhas, para te fazer inchar o ventre, e te fazer consumir a coxa. Então a mulher dirá: Amém, Amém.

23 Depois o sacerdote escreverá estas mesmas maldições num livro, e com a água amarga as apagará.

24 E a água amarga, amaldiçoante, dará a beber à mulher, e a água amaldiçoante entrará nela para amargurar.

25 E o sacerdote tomará a oferta por ciúmes da mão da mulher, e moverá a oferta perante o Senhor; e a oferecerá sobre o altar.

26 Também o sacerdote tomará um punhado da oferta memorativa, e sobre o altar a queimará; e depois dará a beber a água à mulher.

27 E, havendo-lhe dado a beber aquela água, será que, se ela se tiver contaminado, e contra seu marido tiver transgredido, a água amaldiçoante entrará nela para amargura, e o seu ventre se inchará, e consumirá a sua coxa; e aquela mulher será por maldição no meio do seu povo.

28 E, se a mulher se não tiver contaminado, mas estiver limpa, então será livre, e conceberá filhos.

29 Esta é a lei dos ciúmes, quando a mulher, em poder de seu marido, se desviar e for contaminada;

30 Ou quando sobre o homem vier o espírito de ciúmes, e tiver ciúmes de sua mulher, apresente a mulher perante o Senhor, e o sacerdote nela execute toda esta lei.

31 E o homem será livre da iniqüidade, porém a mulher levará a sua iniqüidade.

Números

Impureza e Ciúmes

Impureza e Exclusão (Números 5:1-4)

Em tempos antigos, manter o acampamento limpo era crucial. Pessoas com doenças, secreções ou que tivessem tocado em cadáveres deveriam ser removidas para evitar a contaminação. Isso simbolizava a necessidade de santidade e separação do pecado.

Confissão e Restituição (Números 5:5-10)

Pecados contra Deus exigiam confissão, restituição integral e um acréscimo de 20% como compensação pelo mal causado. Se a restituição não fosse possível, o sacerdote recebia o pagamento, enfatizando a gravidade do pecado. Da mesma forma, as ofertas sagradas pertenciam ao sacerdote, reconhecendo seu papel como mediador entre Deus e o povo.

Teste de Ciúmes (Números 5:11-31)

Quando um marido suspeitava de infidelidade, sua esposa era submetida a um teste amargo. Se ela fosse inocente, a água não causaria dano. No entanto, se ela fosse culpada, a água a amaldiçoaria, causando infertilidade e uma morte dolorosa. Este teste severo refletia a seriedade do adultério e a importância da fidelidade no casamento.## O Julgamento dos Leprosos e Impuros (Números 5:1-4)

Deus ordena que os leprosos, aqueles com fluxo e os impuros por contato com a morte sejam afastados do acampamento para manter a sua santidade. Os israelitas obedeceram a essa ordem, demonstrando seu compromisso em seguir as instruções de Deus.

A Confissão e Restituição de Pecados (Números 5:5-10)

Deus estabelece que aqueles que cometem pecados devem confessá-los e fazer restituições aos prejudicados. Se não houvesse um resgatador, o sacerdote receberia a restituição, além do carneiro da expiação. Todas as ofertas santificadas também pertenciam ao sacerdote.

A Lei dos Ciúmes (Números 5:11-31)

Deus estabelece uma lei para lidar com o ciúme dos maridos. Se uma mulher fosse acusada de adultério e não houvesse testemunhas, o marido poderia trazê-la ao sacerdote para um julgamento. O sacerdote daria à mulher uma oferta por ciúmes e água amarga que, se ela fosse culpada, a amaldiçoaria e causaria inchaço e infertilidade. Se ela fosse inocente, ela seria livre e capaz de conceber filhos.

Consequências do Ciúmes (Números 5:31)

O marido era livre da culpa de ciúme infundado, mas a mulher carregava a sua própria culpa se fosse culpada. Esta lei enfatizava a importância da confiança e fidelidade no casamento e protegia os direitos tanto do marido quanto da esposa.## Exclusão dos Impuros do Acampamento (Números 5:1-4)

Deus ordenou a remoção de todos os leprosos, enfermos e contaminados por mortos do acampamento. Essa medida visava preservar a santidade do povo e evitar o contágio de impurezas.

Confissão e Restituição (Números 5:5-10)

Quando alguém cometia um pecado, era obrigado a confessá-lo e restituir o dano causado. A restituição incluía o pagamento de uma quinta parte do valor total ao ofendido. Se o pecador não tivesse condições de restituir, a oferta era entregue ao sacerdote.

Lei dos Ciúmes (Números 5:11-31)

Essa lei regulamentava as suspeitas de infidelidade de uma mulher casada. O marido suspeito trazia sua esposa diante do sacerdote, que oferecia uma oferta de ciúmes. A mulher bebia uma água amaldiçoada, que causaria efeitos físicos se ela fosse culpada. Se inocente, ela permaneceria livre e poderia conceber filhos.

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