Leis de Pureza Ritual (Levítico 15:1-33)

1 Falou mais o SENHOR a Moisés e a Arão dizendo:

2 Falai aos filhos de Israel, e dizei-lhes: Qualquer homem que tiver fluxo da sua carne, será imundo por causa do seu fluxo.

3 Esta, pois, será a sua imundícia, por causa do seu fluxo; se a sua carne vasa o seu fluxo ou se a sua carne estanca o seu fluxo, esta é a sua imundícia.

4 Toda a cama, em que se deitar o que tiver fluxo, será imunda; e toda a coisa, sobre o que se assentar, será imunda.

5 E qualquer que tocar a sua cama, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.

6 E aquele que se assentar sobre aquilo em que se assentou o que tem o fluxo, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.

7 E aquele que tocar a carne do que tem o fluxo, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.

8 Quando também o que tem o fluxo cuspir sobre um limpo, então lavará este as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.

9 Também toda a sela, em que cavalgar o que tem o fluxo, será imunda.

10 E qualquer que tocar em alguma coisa que esteve debaixo dele, será imundo até à tarde; e aquele que a levar, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.

11 Também todo aquele em quem tocar o que tem o fluxo, sem haver lavado as suas mãos com água, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.

12 E o vaso de barro, que tocar o que tem o fluxo, será quebrado; porém, todo o vaso de madeira será lavado com água.

13 Quando, pois, o que tem o fluxo, estiver limpo do seu fluxo, contar-se-ão sete dias para a sua purificação, e lavará as suas roupas, e banhará a sua carne em águas correntes; e será limpo.

14 E ao oitavo dia tomará duas rolas ou dois pombinhos, e virá perante o Senhor, à porta da tenda da congregação e os dará ao sacerdote;

15 E o sacerdote oferecerá um para expiação do pecado, e o outro para holocausto; e assim o sacerdote fará por ele expiação do seu fluxo perante o Senhor.

16 Também o homem, quando sair dele o sêmen da cópula, toda a sua carne banhará com água, e será imundo até à tarde.

17 Também toda a roupa, e toda a pele em que houver sêmen da cópula se lavará com água, e será imundo até à tarde.

18 E também se um homem se deitar com a mulher e tiver emissão de sêmen, ambos se banharão com água, e serão imundos até à tarde.

19 Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde.

20 E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua separação, será imundo; e tudo sobre o que se assentar, será imundo.

21 E qualquer que tocar na sua cama, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.

22 E qualquer que tocar alguma coisa, sobre o que ela se tiver assentado, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.

23 Se também tocar alguma coisa que estiver sobre a cama ou sobre aquilo em que ela se assentou, será imundo até à tarde.

24 E se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundícia estiver sobre ele, imundo será por sete dias; também toda a cama, sobre que se deitar, será imunda.

25 Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação.

26 Toda a cama, sobre que se deitar todos os dias do seu fluxo, ser-lhe-á como a cama da sua separação; e toda a coisa, sobre que se assentar, será imunda, conforme a imundícia da sua separação.

27 E qualquer que a tocar será imundo; portanto lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.

28 Porém quando for limpa do seu fluxo, então se contarão sete dias, e depois será limpa.

29 E ao oitavo dia tomará duas rolas, ou dois pombinhos, e os trará ao sacerdote, à porta da tenda da congregação.

30 Então o sacerdote oferecerá um para expiação do pecado, e o outro para holocausto; e o sacerdote fará por ela expiação do fluxo da sua imundícia perante o Senhor.

31 Assim separareis os filhos de Israel das suas imundícias, para que não morram nas suas imundícias, contaminando o meu tabernáculo, que está no meio deles.

32 Esta é a lei daquele que tem o fluxo, e daquele de quem sai o sêmen da cópula, e que fica por eles imundo;

33 Como também da mulher enferma na sua separação, e daquele que padece do seu fluxo, seja homem ou mulher, e do homem que se deita com mulher imunda.

Levítico

Fluxo Masculino e Imunidez

(Levítico 15:2-12)

A lei enumera os regulamentos de pureza para homens com fluxo, que os tornam impuros e transmitem essa impureza a qualquer objeto ou pessoa que entre em contato com eles ou com seus fluidos corporais. Isso inclui lavagem de roupas, banho e purificação por sete dias.

Emissão de Sêmen

(Levítico 15:16-18)

A emissão de sêmen também torna um homem impuro até o anoitecer. Tanto as roupas quanto o corpo devem ser lavados e a cama onde ele dormiu deve ser santificada. A relação sexual também requer banho para ambos os parceiros.

Fluxo Feminino e Imunidez

(Levítico 15:19-24)

O fluxo menstrual de uma mulher a torna impura por sete dias. Qualquer pessoa ou objeto que ela toque também se torna impuro. A cama e os móveis que ela usar devem ser lavados ou santificados. Se um homem se deitar com uma mulher impura, ele também se torna impuro por sete dias.

Fluxo Prolongado e Imunidez

(Levítico 15:25-30)

Se o fluxo feminino durar mais do que o período normal de sete dias, a mulher permanece impura e deve continuar seguindo os regulamentos de purificação até que seu fluxo cesse. Ela então deve oferecer dois pombinhos ou rolas como expiação pelo pecado.Fluxo de Fluxo Sanguíneo em Homens (Levítico 15:2-15)

Esta passagem aborda a impureza causada pelo fluxo de sangue em homens. O homem com fluxo deve lavar suas roupas, banhar-se e permanecer impuro até o anoitecer, assim como aqueles que tocam ou se sentam onde ele esteve. O vaso de barro que ele toca deve ser quebrado, enquanto o de madeira deve ser lavado. Após a purificação, ele deve oferecer duas rolas ou dois pombinhos para expiação.

Emissão de Sêmen (Levítico 15:16-18)

Aqui, o foco é na impureza causada pela emissão de sêmen. O homem deve banhar-se e permanecer impuro até o anoitecer. Tanto as roupas quanto a pele que entrarem em contato com o sêmen devem ser lavadas. O homem e a mulher que se deitarem juntos e tiverem emissão de sêmen também devem se banhar e permanecer impuros até o anoitecer.

Fluxo de Sangue em Mulheres (Levítico 15:19-30)

Esta passagem discute a impureza causada pelo fluxo de sangue em mulheres. A mulher deve permanecer separada por sete dias e qualquer pessoa que a tocar também se tornará impura. Todos os itens em que ela se sentar ou deitar são considerados impuros. Após a purificação, ela deve oferecer duas rolas ou dois pombinhos para expiação.

Conclusão (Levítico 15:31-33)

O capítulo conclui enfatizando a importância de separar os israelitas de suas impurezas para que não contaminem o tabernáculo. Estas leis visam proteger a santidade do local e manter a pureza entre o povo de Deus. Elas refletem a importância da pureza ritual no Antigo Testamento e a necessidade de observar práticas específicas para manter um relacionamento sagrado com Deus.## Qualquer Homem que Tiver Fluxo da Sua Carne (Levítico 15:2-15)

Este versículo define a imundícia de um homem que sofre de fluxo de sua carne. A imundícia ocorre quando sua carne vaza ou estanca o fluxo. Qualquer cama ou objeto em que ele se deite ou se sente se torna impuro. Tocar sua carne, saliva ou qualquer coisa que tenha tocado também transmite a impureza. Para purificação, ele deve esperar sete dias, lavar suas roupas, banhar-se em águas correntes e oferecer dois pombinhos ou rolas ao Senhor.

E se um Homem tiver Emissão Seminal (Levítico 15:16-18)

Após a emissão seminal, o homem deve banhar-se em água e permanecer impuro até o anoitecer. Qualquer roupa ou pele que tenha tocado o sêmen também deve ser lavado. Se um homem se deitar com uma mulher e tiver emissão de sêmen, ambos devem banhar-se e permanecer impuros até o anoitecer.

Quando uma Mulher Tiver Fluxo de Sangue (Levítico 15:19-30)

Uma mulher que tem fluxo de sangue menstrual é considerada impura por sete dias. Qualquer pessoa ou objeto que ela tocar durante esse período se torna impuro. Para se purificar, ela deve aguardar sete dias, lavar suas roupas, banhar-se em águas correntes e oferecer dois pombinhos ou rolas ao Senhor.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo