Lamento e Julgamento de Israel (Amós 5:1-27)

1 Ouça esta palavra, ó nação de Israel, este lamento acerca de vocês:

2 “Caída para nunca mais se levantar, está a Virgem Israel. Abandonada em sua própria terra, não há quem a levante”.

3 Assim diz o Soberano SENHOR: “A cidade que mandar mil para o exército ficará com cem; e a que mandar cem ficará com dez”.

4 Assim diz o SENHOR à nação de Israel: “Busquem-me e terão vida;

5 não busquem Betel, não vão a Gilgal, não façam peregrinação a Berseba. Pois Gilgal certamente irá para o exílio, e Betel será reduzida a nada”.

6 Busquem o SENHOR e terão vida, do contrário, ele irromperá como um fogo entre os descendentes de José, e a devastará, e não haverá ninguém em Betel para apagá-lo.

7 Vocês estão transformando o direito em amargura e atirando a justiça ao chão,

8 ( aquele que fez as Plêiades e o Órion, que faz da escuridão alvorada e do dia, noite escura, que chama as águas do mar e as espalha sobre a face da terra, o SENHOR é o seu nome.

9 Ele traz repentina destruição sobre a fortaleza, e a destruição vem sobre a cidade fortificada ),

10 vocês odeiam aquele que defende a justiça no tribunal e detestam aquele que conta a verdade.

11 Vocês pisam no pobre e o forçam a dar-lhes o trigo. Por isso, embora vocês tenham construído mansões de pedra, nelas não morarão; embora tenham plantado vinhas verdejantes, não beberão do seu vinho.

12 Pois sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais.

13 Por isso o prudente se cala em tais situações, pois é tempo de desgraças.

14 Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam.

15 Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José.

16 Portanto assim diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos, o Soberano: “Haverá lamentação em todas as praças e gritos de angústia em todas as ruas. Os lavradores serão convocados para chorar e os pranteadores para lamentar.

17 Haverá lamentos em todas as vinhas, pois passarei no meio de vocês”, diz o SENHOR.

18 Ai de vocês que anseiam pelo dia do SENHOR! O que pensam vocês do dia do SENHOR? Será dia de trevas, não de luz.

19 Será como se um homem fugisse de um leão, e encontrasse um urso; como alguém que entrasse em sua casa e, encostando a mão na parede, fosse picado por uma serpente.

20 O dia do SENHOR será de trevas e não de luz. Uma escuridão total, sem um raio de claridade.

21 “Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes.

22 Mesmo que vocês me tragam holocaustos e ofertas de cereal, isso não me agradará. Mesmo que me tragam as melhores ofertas de comunhão, não darei a menor atenção a elas.

23 Afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras.

24 Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene! “

25 “Foi a mim que vocês trouxeram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, ó nação de Israel?

26 Não! Vocês carregaram o seu rei Sicute, e Quium, imagens dos deuses astrais, que vocês fizeram para si mesmos.

27 Por isso eu os mandarei para o exílio, para além de Damasco”, diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos é o seu nome.

Amós

O Lamento de Israel

A Queda da Virgem Israel (Amós 5:2)

Deus lamenta a queda irreversível de Israel, outrora conhecida como “Virgem Israel”. Abandonada e desamparada, a nação enfrenta a consequência de seus pecados.

A Busca pela Vida (Amós 5:4-6)

Deus exorta Israel a buscar vida nEle, abandonando os falsos deuses adorados em Betel, Gilgal e Berseba. Ao buscar o Senhor, eles encontrarão salvação e proteção do fogo destruidor que consumirá os desobedientes.

Corrupção da Justiça (Amós 5:7, 10-12)

Israel distorceu o direito, pisando nos pobres e pervertendo a justiça. Eles odeiam aqueles que defendem a verdade e oprimem os justos, recebendo subornos e impedindo que o pobre receba justiça nos tribunais.

Julgamento e Calamidade (Amós 5:16-20)

Deus anuncia um julgamento severo sobre Israel, com lamentações e angústia em todas as praças e ruas. Ele se tornará um pesadelo, trazendo escuridão e destruição. O dia do Senhor, que eles esperavam, será um dia de trevas, não de luz.## O Lamento e a Queda de Israel (v. 1-3)

Deus inicia o lamento anunciando a queda irreversível de Israel, personificada como a “Virgem Israel”, que foi abandonada e não tem ninguém para reerguê-la. O Senhor adverte que a nação será reduzida numericamente, como uma cidade que envia mil homens para a batalha e retorna com apenas cem.

Buscando Vida e Julgamento Vindouro (v. 4-13)

Deus exorta Israel a buscá-lO para encontrar vida, em vez de se voltar para falsos santuários como Betel, Gilgal e Berseba. Ele avisa que o julgamento virá como um fogo devorador, consumindo aqueles que deturpam o direito e oprimem os pobres.

Buscando Justiça e Misericórdia (v. 14-17)

O Senhor insta Israel a buscar o bem, amar a justiça e estabelecer a justiça nos tribunais. Ele oferece esperança de que aqueles que fazem isso podem experimentar Sua misericórdia. No entanto, uma lamentação generalizada é prevista para as cidades e vinhas de Israel, pois Deus passará entre eles para puni-los.

O Dia Sombrio do Senhor (v. 18-20)

Deus repreende aqueles que anseiam pelo dia do Senhor, pois será um dia de trevas e angústia. Ele compara a fuga dos israelitas de um leão para um urso ou o perigo de encontrar uma cobra ao entrar em casa. O dia do Senhor será uma escuridão impenetrável, sem esperança.O Lamento pela Virgem Israel (Amós 5:1-3)

Amós inicia seu lamento com uma visão sombria da queda de Israel. Ele lamenta a queda da outrora vibrante nação, que agora jaz impotente e abandonada. O Soberano Senhor decreta um julgamento devastador sobre Israel, prevendo que sua população será drasticamente reduzida.

Busca a Deus, Evita a Idolatria (Amós 5:4-6)

O profeta clama ao povo para que busque a Deus para salvação, avisando-os de que os santuários idólatras de Betel, Gilgal e Berseba não podem oferecer refúgio ou proteção. Aqueles que se apegam à idolatria enfrentarão a ira divina como um fogo consumidor.

Injustiça e Opressão (Amós 5:7-13)

Amós denuncia a corrupção generalizada na sociedade israelita, onde os direitos são pervertidos e a justiça é negligenciada. Os ricos oprimem os pobres e os corruptos prosperam às custas dos necessitados. O profeta adverte que tais ações atrairão o julgamento divino.

Um Dia de Julgamento (Amós 5:14-20)

Amós prevê um dia de trevas e julgamento para Israel, que será tão devastador quanto um encontro com um leão ou uma serpente. Ele rejeita as ofertas e sacrifícios hipócritas do povo, exigindo que eles busquem a verdadeira justiça e retidão.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo