Justificação, Paz e Glória em Deus por meio de Jesus Cristo (Romanos 5:1-11)

1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

2 por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

3 Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

4 a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.

5 E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

6 De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.

7 Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer.

8 Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

9 Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!

10 Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

11 Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.

12 Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;

13 pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.

14 Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.

15 Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!

16 Não se pode comparar a dádiva de Deus com a conseqüência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação.

17 Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

18 Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.

19 Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.

20 A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

21 a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos

Justificação pela Fé (Romanos 5:1-2)

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, 2 por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes;

A justificação é um ato de Deus pelo qual Ele declara justos aqueles que creem em Jesus Cristo. Ela é concedida gratuitamente pela fé, sem obras. A justificação nos reconcilia com Deus e nos dá paz com Ele.

Gloriando-se nas Tribulações (Romanos 5:3-5)

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; 4 a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. 5 E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

As tribulações são oportunidades de crescimento e fortalecimento na fé. Elas produzem perseverança, aprovação de caráter e esperança. A esperança é um dom de Deus que nos ancora em meio às dificuldades.

O Amor de Deus Demonstrado em Cristo (Romanos 5:6-8)

De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. 7 Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. 8 Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

O sacrifício de Cristo na cruz é uma prova do amor de Deus por nós. Ele morreu por nós quando éramos ainda pecadores, demonstrando seu amor incondicional. A morte de Cristo expia nossos pecados e nos reconcilia com Deus.## A Justificação pela Fé (Romanos 5:1)

Em Romanos 5:1, o apóstolo Paulo enfatiza que a justificação, ou o perdão dos pecados, só pode ser alcançada pela fé em Jesus Cristo. Através da fé, somos reconciliados com Deus, e o peso da condenação é removido. Somos declarados justos diante de Deus, não por nossas próprias boas obras, mas pelo sacrifício de Jesus na cruz.

Paz e Glória em Deus (Romanos 5:2)

Como resultado da justificação, experimentamos paz com Deus. A barreira do pecado que nos separava dele é removida, e podemos nos aproximar com confiança. Em Cristo, somos cheios de esperança e alegria, pois sabemos que somos amados e aceitos por Deus.

Gloriando-nos nas Tribulações (Romanos 5:3-5)

Apesar das provações que enfrentamos na vida, somos encorajados a nos gloriar nas tribulações. Elas produzem perseverança, refinam nosso caráter e fortalecem nossa esperança. Quando passamos por dificuldades, somos lembrados da fidelidade e provisão de Deus.

O Amor de Deus Demonstrado em Cristo (Romanos 5:6-11)

O amor de Deus é evidente na morte sacrificial de Jesus por nós. Ele morreu por nós enquanto éramos ainda pecadores, demonstrando sua graça e misericórdia. Somos salvos da ira de Deus pela fé em Cristo, e somos reconciliados com ele através de sua morte e ressurreição.## A Paz de Deus após a Justificação

(Romanos 5:1) Após a justificação pela fé, encontramos “paz com Deus” por meio de Jesus Cristo. Essa paz é uma consequência da reconciliação, pois nossos pecados foram perdoados e já não estamos sob condenação.

Acesso à Graça pela Fé

(Romanos 5:2) A justificação pela fé nos concede acesso à “graça” de Deus. Essa graça é a bondade imerecida que nos torna aceitáveis a Deus, apesar de nossos pecados.

A Esperança da Glória

(Romanos 5:2) A paz com Deus resulta em uma “esperança da glória de Deus”. Esta esperança é a expectativa confiante de experimentarmos a presença e o favor de Deus na eternidade.

Glória nas Tribulações

(Romanos 5:3-4) As tribulações podem produzir “perseverança”, “caráter aprovado” e “esperança”. Essas experiências dolorosas podem nos refinar, fortalecer nossa fé e nos conduzir a um relacionamento mais profundo com Deus.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo